Apucarana participa de encontro estadual sobre gestão das águas

Representando o prefeito Rodolfo Mota e o secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Silva, o diretor de Meio Ambiente de Apucarana e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pirapó, Sérgio Bobig, participa, em Curitiba, do 3º Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná (ECOB-PR).

Uma realização do Instituto de Água e Terra do Paraná (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SEDEST), o evento segue até sexta-feira (19/06) com representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas, órgãos públicos, usuários da água, universidades e entidades da sociedade civil para debater a gestão dos recursos hídricos no Estado. De acordo com Bobig, a participação no encontro representa uma oportunidade importante de Apucarana estar dentro de um ambiente estadual de troca de conhecimentos e de fortalecimento das políticas públicas ambientais.

“Os recursos hídricos são fundamentais para o desenvolvimento sustentável dos municípios e eventos como o ECOB-PR contribuem para o aprimoramento das ações voltadas à proteção das bacias hidrográficas e à preservação da água. Estamos aprendendo e compartilhando experiências, levamos ao Paraná a mensagem do prefeito Rodolfo Mota e do secretário Diego Silva, que é de compromisso de Apucarana com a proteção dos recursos hídricos e do meio ambiente como um todo”, disse o diretor municipal.

O Paraná possui 12 Comitês de Bacias Hidrográficas cujos municípios atuam na construção de soluções participativas para os recursos hídricos juntamente com juntamente com o Governo Estadual. O ECOB-PR, explica Sérgio Bobig, tem como principais objetivos fortalecer a integração entre os diferentes Comitês de Bacias do Paraná, promover a troca de experiências e boas práticas na gestão das águas, além de debater desafios relacionados à segurança hídrica, qualidade da água e conservação das bacias hidrográficas. “Ao longo da semana vão ser discutidas estratégias para ampliar a participação da sociedade na gestão dos recursos hídricos, reforçando o papel dos comitês como espaços democráticos de diálogo e construção de soluções para os desafios ambientais”, esclarece o diretor apucaranense.

Junho Verde mobiliza alunos de rede pública de Apucarana com teatro sobre meio ambiente

Alunos da rede municipal de Educação acompanharam nesta segunda-feira (15/06), no anfiteatro Gralha Azul, no campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar Apucarana), a apresentação da peça “A Fabulosa Jornada dos Guardiões Verdes”. A atividade pedagógica e cultural é realizada em parceria com a Autarquia Municipal de Educação (AME) e integra a programação da Campanha Nacional Junho Verde, que busca orientar a população, instituições privadas, entre outros agentes, a importância de atuar pela preservação do meio ambiente e da adoção de práticas de consumo e descarte de lixo de forma sustentável.

O prefeito Rodolfo Mota destaca que o teatro foi escolhido por ser uma ferramenta onde a mensagem pode ser repassada de forma leve, lúdica e divertida, despertando o interesse das crianças e facilitando o aprendizado. “Demos início às apresentações no começo do mês e seguimos levando essa mensagem a todos os alunos da nossa rede municipal de ensino. Acreditamos que a educação ambiental precisa começar cedo, pois é na infância que formamos cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com o futuro da cidade e do planeta”, afirmou o prefeito Rodolfo Mota.

A Campanha Nacional Junho Verde foi instituída pela Lei Federal nº 14.393/2022 e integra a Política Nacional de Meio Ambiente. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Silva, as apresentações da peça seguem na Unespar na quarta, quinta e sexta-feira, com duas sessões diárias (9 e 14 horas), totalizando nove apresentações na semana. “Nosso objetivo é ampliar o alcance das ações de educação ambiental e levar a conscientização a diferentes públicos. As novas sessões vão contemplar o restante dos alunos da rede municipal de ensino e também usuários de serviços vinculados à assistência social”, afirma.

Entre as iniciativas previstas para o mês, o secretário cita o plantio de árvores frutíferas nas escolas municipais e a recuperação de mais 20 nascentes. “Já recuperamos 20 nascentes no ano passado e outras 20 neste ano. Agora, durante o Junho Verde, vamos recuperar mais 20, reforçando nosso compromisso com a proteção dos recursos hídricos do município”, informa o secretário.

Diego Silva reforça ainda que uma das mensagens da campanha é de que pequenas atitudes no cotidiano fazem a diferença. “Separar os materiais recicláveis, descartar corretamente os resíduos, respeitar a fauna e a flora e cuidar dos espaços públicos são ações simples que contribuem para um ambiente mais saudável. Quando cada cidadão faz a sua parte, os resultados aparecem para toda a comunidade. Esse é o espírito do Junho Verde”, conclui o secretário.

A secretária municipal de Educação, professora Ana Paula do Carmo Donato, destaca o envolvimento da Autarquia Municipal de Educação e das equipes pedagógicas no desenvolvimento de ações que contribuem para a formação integral dos estudantes. “A educação de qualidade vai muito além dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Nossos professores, coordenadores e demais profissionais da rede municipal estão constantemente engajados em projetos que ajudam a formar cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a sociedade. A educação ambiental faz parte desse processo e tem um papel fundamental na construção de valores relacionados ao respeito à natureza e à sustentabilidade”, afirmou. Segundo a secretária, iniciativas como a Campanha Junho Verde fortalecem o trabalho pedagógico realizado ao longo de todo o ano letivo.

Prefeitura autoriza obra para acabar com problema histórico de alagamentos na ligação dos jardins Interlagos e Veneza

Depois de anos de transtornos a cada período de chuva, a ligação entre os jardins Veneza e Interlagos vai receber uma obra de drenagem para resolver um dos principais problemas de mobilidade da região. O prefeito Rodolfo Mota e o deputado federal Felipe Francischini assinaram a abertura da licitação para a primeira etapa da intervenção. Serão investidos R$ 700 mil na ampliação da capacidade de escoamento das águas pluviais, sendo R$ 350 mil provenientes de emenda parlamentar destinada por Francischini e R$ 350 mil de contrapartida da Prefeitura de Apucarana, garantindo mais segurança para os moradores e melhores condições de tráfego entre os bairros.

O prefeito Rodolfo Mota destacou que, além de acabar com os transtornos para a população, a obra vai corrigir a falta de planejamento que acompanhou o crescimento dos bairros. “Esse é um problema que foi negligenciado por cerca de 15 anos e que agora estamos resolvendo com uma obra planejada para atender não apenas a demanda atual, mas também o crescimento futuro da região”, salientou.

Rodolfo Mota lembrou que esteve em Brasília há cerca de três semanas para apresentar pessoalmente o problema ao deputado federal Felipe Francischini e solicitar apoio financeiro para viabilizar a obra. “É uma intervenção que tratamos como prioridade da gestão e que contou também com a atuação do vereador Sidnei da Levelimp, que reforçou o pedido junto ao deputado”, destacou. O prefeito acrescentou que atualmente Apucarana possui 32 obras em andamento simultaneamente, atendendo diversas áreas e regiões da cidade.

O deputado federal Felipe Francischini afirmou que a obra na ligação dos jardins Veneza e Interlagos atende uma reivindicação histórica dos moradores e destacou a importância da parceria com o município para viabilizar investimentos que beneficiam diretamente a população. O parlamentar ressaltou ainda a agilidade da atual gestão na elaboração de projetos e reiterou seu compromisso com Apucarana. “Essa parceria é o que tira os projetos do papel. Apucarana ficou por anos parada no tempo e agora vemos a retomada do desenvolvimento”, declarou.

O secretário municipal de Obras, Mateus Franciscon Fernandes, explicou que a intervenção será complexa, exigindo etapas de execução e eventuais interdições temporárias da passagem entre os bairros. A comunidade será informada previamente sobre todas as alterações necessárias para garantir a segurança durante os trabalhos.

De acordo com Mateus Fernandes, a obra prevê a ampliação significativa da capacidade de drenagem do local. Além da substituição da estrutura existente, será implantada uma nova galeria de concreto de grandes dimensões, permitindo triplicar a vazão atual do córrego. A medida também reduzirá os frequentes problemas de entupimento causados pelo acúmulo de materiais transportados pelas enxurradas.

A assinatura da abertura da licitação ocorreu no local onde será executada a obra, na ligação entre os jardins Veneza e Interlagos, em um dos pontos mais afetados pelos alagamentos registrados durante períodos de chuva. Também participaram do ato secretários municipais, o vereador Tiago Cordeiro e representantes da comunidade local, entre eles João Paulo, presidente da Associação de Moradores do Jardim Interlagos.

 

Mais uma obra paralisada será retomada

Durante o evento, o prefeito Rodolfo Mota também anunciou outra conquista aguardada pelos moradores da região: a retomada das obras da Escola Municipal José Domingos Scarpelini. “Assinamos o contrato de mais de R$ 3 milhões com a empresa responsável pela obra. A unidade, com 12 salas de aula, atenderá estudantes dos jardins Interlagos, Veneza e Rosa Casarin”, informou.

De acordo com o prefeito, esta é a última das seis obras da área da educação que estavam paralisadas e foram herdadas nessa condição pela atual gestão. “Estamos resolvendo os problemas, um a um, em diversas áreas. Faltava retomar as obras dessa escola, que vai encerrar um longo período de paralisação, devolvendo às famílias o direito de ter acesso facilitado à educação”, finalizou

Projeto de musicalização dos CMEIs encanta público em apresentações no Cine Teatro Fênix

O palco do Cine Teatro Fênix se transformou em um verdadeiro cenário subaquático ontem (15/06), durante o espetáculo musical “Fundo do Mar”, protagonizado por alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Apucarana. Com talento, dedicação e muita criatividade, as crianças emocionaram o público em uma apresentação repleta de cores, arte e mensagens sobre a importância da preservação da vida marinha e do meio ambiente.

O espetáculo foi promovido pela Autarquia Municipal de Educação (AME), em parceria com a Academia de Música Sebastian Bach, e é resultado do trabalho desenvolvido nas aulas de musicalização ao longo do primeiro semestre letivo. Para possibilitar que mais familiares acompanhassem a apresentação, foram realizadas duas sessões, às 14 horas e às 17 horas.

O prefeito Rodolfo Mota destacou a importância da musicalização no desenvolvimento das crianças e lembrou que o projeto foi ampliado neste ano. “Até 2025, as aulas de musicalização beneficiavam as crianças matriculadas a partir do Infantil 2. Este ano, ampliamos o projeto para envolver todas as crianças a partir da turma do Infantil 0, proporcionando a elas, desde os primeiros anos de vida, experiências que favorecem o desenvolvimento integral”, explicou.

A oficina de musicalização integra o currículo da Educação Integral da rede municipal de ensino e oferece às crianças oportunidades de explorar instrumentos musicais, ritmos, movimentos e diferentes formas de expressão artística. “Além disso, a atividade contribui para o desenvolvimento da criatividade, da oralidade, da coordenação motora, da consciência corporal e da interação social,” acrescentou a secretária municipal de Educação, professora Ana Paula do Carmo Donato.

O espetáculo “Fundo do Mar” coroou meses de aprendizado e dedicação, proporcionando um momento de integração entre escola, alunos e famílias.

Apucarana terá mais de 60 eventos de cultura, lazer e integração comunitária neste inverno

Cultura, educação, turismo, lazer e convivência comunitária vão movimentar Apucarana nos meses de junho e julho. A Prefeitura divulgou nesta sexta-feira (12/06) uma programação com mais de 60 eventos distribuídos por diferentes regiões da cidade, reunindo as atrações do 2º Festival de Inverno e as tradicionais festas juninas e julinas promovidas pelas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Os detalhes da programação foram apresentados pelo prefeito Rodolfo Mota, que destacou o alcance das atividades e o objetivo de ampliar o acesso da população às ações culturais e comunitárias. “Estamos falando de 22 dias com programações diferentes organizadas pela Secretaria de Cultura, além de cerca de 40 festas juninas e julinas promovidas pelas nossas escolas e CMEIs junto às comunidades escolares. Através do festival vamos levar atrações para diversos pontos da cidade, envolvendo bairros, escolas, universidades e espaços públicos. Já através das festas juninas e julinas, que resgatamos a partir do ano passado, serão uma oportunidade para que as famílias participem, contribuam com a atividade que gera recursos para as APMFs e fortaleçam os laços comunitários”, destacou o prefeito.

A programação da segunda edição do Festival de Inverno será desenvolvida entre os dias 17 de junho e 1º de agosto, com atrações voltadas para públicos de todas as idades, reunindo música, teatro, dança, gastronomia, eventos ao ar livre e transmissão de jogos da Seleção Brasileira. As festas juninas e julinas da rede municipal acontecerão entre os dias 13 de junho e 5 de julho, fortalecendo a participação das famílias na vida escolar e preservando tradições culturais.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Francisco Almeida, ressalta que o festival foi ampliado em relação à primeira edição. “No ano passado tivemos uma experiência muito positiva, levando cultura para diferentes regiões da cidade e alcançando crianças, jovens, adultos e idosos. Neste ano ampliamos ainda mais essa proposta, com uma programação diversificada que reúne teatro, música, balé, cinema, festas populares, apresentações artísticas e grandes atrações para todos os públicos”, afirmou.

Segundo ele, a descentralização continua sendo uma das principais características do evento. “Não estamos concentrando os eventos apenas na área central. Vamos levar atrações para bairros, distritos e diferentes espaços da cidade. Teremos cinema itinerante em localidades como Vila Reis, Pirapó, Solo Sagrado e Jardim Diamantina, além de apresentações em universidades, parques e espaços públicos. O objetivo é garantir que a cultura chegue cada vez mais perto das pessoas”, explicou.

A Banda Municipal terá papel de destaque na programação, realizando a abertura oficial do festival no dia 18 de junho, no Cine Teatro Fênix, além de outras apresentações ao longo do evento. Entre os destaques também estão o Arraiá Junino do Festival de Inverno, o Festival de Carros Antigos, o espetáculo de stand-up com Bruna Louise, único evento pago da programação, e o concerto de encerramento com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL).

A secretária municipal de Educação, professora Ana Paula do Carmo Donato, destacou que a retomada das festas juninas e julinas nas unidades de ensino tem fortalecido a integração entre escola e comunidade. “Em 2025 conseguimos retomar as festas em parte das unidades e percebemos o quanto elas fazem diferença na vida escolar. Neste ano avançamos ainda mais e teremos cerca de 40 escolas e CMEIs promovendo suas festas. Para possibilitar uma melhor organização, estendemos a programação até julho, permitindo que as comunidades possam participar dos eventos com mais tranquilidade e aproveitamento”, explicou.

Segundo a secretária, além de preservar tradições culturais brasileiras, as festividades fortalecem o vínculo entre escola e família. “São momentos muito especiais, em que pais, avós e familiares participam da vida escolar das crianças, acompanham apresentações, convivem com professores e colaboram com as ações desenvolvidas pelas associações de pais e mestres. É uma oportunidade de fortalecer o sentimento de pertencimento e a parceria entre a comunidade e a escola”, concluiu.

 

Programação do Festival de Inverno 2026

18/06 (Quinta-Feira): Concerto Banda Municipal
(Cine Teatro)– 19h30

21/06 (Domingo): Apresentação Balé Escola de Artes
Sessão 14h – 16h30 –19h30
(Cine Teatro)

22/06 (Segunda-Feira): 20:00H Concerto da Banda Municipal
(UNESPAR)

24/06, 25/06 – 26/06 – (Quarta, Quinta e Sexta): Arráia Junino Festival de Inverno – 18h
(Espaço das Feiras)

24/06 (Quarta-Feira): 19:00 hs Brasil X Escócia
(Espaço das Feiras)

27/06 (sábado): 15:00 hs Capivara Fest – 15h
(Jaboti)

01/07 (Quinta Feira): 19H30 Concerto Banda Municipal – 19h30
(UTFPR)

08/07 (Quarta-Feira) Cinema Na Praça
(Pirapó) 19h

09/07 (Quinta-Feira): Stand Up Bruna Louise – 19h
(Cine Teatro) – (evento pago)

12/07 (Domingo) Apresentação de infantil e adulto Escola de Artes – 14h Infantil “O Mistério de Feiurinha” e 19h Adulto “Romeu e Julieta”.
(Cine Teatro)

12/07 (domingo): Dia Mundial do Rock – possivelmente 12h
(Rua Gastronômica Osvaldo Cruz)

15/07 (Quarta-Feira) Cinema Na Praça
(Vila Reis) 19h

19/07 (Domingo): Final Copa do Mundo 16:00 hs
(Espaço das Feiras)

22/07 (Quarta-Feira) Cinema Na Praça
(Diamantina)19h

26/07 (Domingo): Festival de Carros Antigos
(Lagoão) Possivelmente 10h30

29/07 (Quarta-Feira) Cinema Na Praça
(Solo Sagrado) 19h

31/07 (Sexta): Espetáculo o Auto da Compadecida
(Cine teatro) 19h

01/08 (Sábado): Encerramento Festival de Inverno Concerto da (OSUEL) — Orq. Sinfônica da UEL 19h
(Cine Teatro)

Cronograma de Festas Juninas e Julinas da Rede Municipal de Ensino

13 de junho (sábado)

  • CMEI Miguel Moreno – 12h às 19h – Salão Paroquial
  • CMEI Serafim Colombo – 11h30 às 18h – CMEI
  • EM Antonieta da Silva Lautenschlager – 13h às 17h – Escola
  • EM Professor Idalice Moreira Prates – 12h às 20h – Escola

 

14 de junho (domingo)

  • EM Senador Marcos de Barros Freire – 13h30 às 17h30 – Escola
  • EM Mateus Leme – 13h30 às 18h – Escola

 

20 de junho (sábado)

  • CMEI Geralda Siqueira Bormaita – 12h às 17h – CMEI
  • CMEI Professora Tatiane Andréia Agrela Felippe Chinelli – 14h às 19h – CMEI
  • EM José Brazil Camargo – 13h30 às 18h30 – Escola
  • EM Augusto Weyand – 13h às 18h – Escola
  • EM do Campo Professor Wilson de Azevedo – 15h às 19h – Escola

 

21 de junho (domingo)

  • EM Dr. Joaquim Vicente de Castro – 14h às 19h – Escola
  • EM Dr. Osvaldo dos Santos Lima – 13h às 18h – Escola
  • EM Professora Marta Pereira da Silva – 13h30 às 20h – Escola
  • EM João Antonio Braga Côrtes – 14h às 20h – Escola

 

27 de junho (sábado)

  • CMEI Professor João Baptista Mareze – 13h30 às 19h – CMEI
  • CMEI Professora Maria Onide Ballan Sardinha – 13h30 às 18h – CMEI
  • EM Professora Maria Madalena Côco – 14h às 22h – Escola
  • CMEI Professor Onésimo de Oliveira Moraes – 14h às 19h – CMEI
  • EM Professora Maria Tereza Gebrim Preto – 12h às 17h30 – Escola

 

28 de junho (domingo)

  • EM Presidente Médici – 14h às 19h – Água Azul
  • EM Professor Durval Pinto – 11h às 18h – Escola

 

3 de julho (sexta-feira)

  • EM Luiz Carlos Prestes – 19h às 22h – Escola

 

4 de julho (sábado)

  • EM Dinarte Pereira de Araújo – 13h às 18h30 – Escola
  • EM do Campo Padre Antonio Vieira – 14h às 20h – Escola
  • EM Fernando José Acosta – 11h às 17h30 – Escola
  • EM Humberto de Alencar Castelo Branco – 14h às 18h30 – AREPA
  • EM José de Alencar – 14h às 20h – Escola
  • EM Juiz Luiz Fernando Araújo Pereira – 13h às 20h – Escola
  • EM Karel Kober – 14h às 18h – Escola
  • EM Professor Alcides Ramos – 11h às 18h – Escola
  • EM Plácido de Castro – 14h às 20h – Escola

 

5 de julho (domingo)

  • CMEI Maria dos Santos Gravena – 13h às 19h – CMEI
  • EM Albino Biacchi – 12h às 19h – Escola
  • EM Dr. Edson Giacomini – 13h às 19h – Escola
  • EM Professor Bento Fernandes Dias – 14h às 19h – Escola
  • EM Professora Marilda Duarte Noli – 14h às 16h – Escola
  • EM Vereador José Ramos de Oliveira – 12h às 20h – Escola
  • EM José de Alencar – 14h às 20h – Escola

Apucarana inicia segunda turma de capacitação internacional para fortalecer o cuidado em saúde mental

Cuidar da saúde mental com cada vez mais qualidade e proximidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Saúde e da Divisão de Saúde Mental, iniciou nesta sexta-feira (12/6) a segunda turma do mhGAP (Mental Health Gap Action Programme), programa internacional desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para qualificar profissionais da saúde no atendimento às demandas relacionadas à saúde mental.

A capacitação reúne médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde, além de profissionais da Atenção Especializada e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A proposta é fortalecer a atuação integrada entre os diferentes serviços da rede municipal, garantindo que as pessoas recebam acolhimento e atendimento adequados desde o primeiro contato com o sistema de saúde.

Durante os encontros, os profissionais aprofundam conhecimentos sobre temas que fazem parte da realidade de muitas famílias, como depressão, ansiedade, comportamento suicida, transtornos relacionados ao uso de álcool e outras drogas, além de transtornos mentais graves. O treinamento também aborda estratégias de acolhimento e manejo clínico baseadas em evidências científicas, contribuindo para um cuidado mais seguro, humanizado e resolutivo.

A formação é resultado de um processo iniciado com a capacitação da equipe da Divisão de Saúde Mental de Apucarana, promovida em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a 16ª Regional de Saúde, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o Hospital Israelita Albert Einstein. Após receberem a certificação como facilitadores, os profissionais do município passaram a compartilhar esse conhecimento com as equipes locais.

Segundo a coordenadora da Divisão de Saúde Mental, Elisangela Gaspar Teixeira Castoldi, investir na qualificação contínua dos profissionais significa ampliar o acesso da população a um atendimento cada vez mais eficiente e acolhedor.

“O mhGAP é uma ferramenta fundamental para qualificar o cuidado em saúde mental em toda a rede. Quando capacitamos profissionais da Atenção Primária, da Atenção Especializada e da UPA, ampliamos a capacidade de identificação precoce, acolhimento e manejo adequado das demandas de saúde mental, garantindo um atendimento mais humanizado, resolutivo e próximo da população. Essa é uma importante estratégia de fortalecimento da nossa Rede de Atenção Psicossocial”, destacou Elisangela.

Apucarana monitora aumento de casos de doenças respiratórias e reforça medidas de prevenção

Entre janeiro e maio de 2026, Apucarana diagnosticou 5.488 casos de doenças respiratórias. O número compreende apenas pacientes que procuraram a rede municipal de Saúde e é 34% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Com a proximidade do inverno, período em que os casos tendem a crescer naturalmente, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) vem estruturando estratégias para melhor atender a população. Um dos trabalhos realizados por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde é a análise dos exames sentinela coletados e encaminhados semanalmente para o Laboratório Central do Paraná (Lacen), em Curitiba, onde são identificados os agentes virais em circulação.

De acordo com o levantamento das últimas semanas, a Influenza B foi o vírus mais detectado nas amostras analisadas, respondendo por 37,5% dos casos positivos. O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) apareceu em 25% das amostras, enquanto Influenza A (H3N2), Adenovírus e Rinovírus representaram 12,5% cada. “Os dados mostram que neste ano tivemos um aumento importante dos atendimentos por síndromes respiratórias, especialmente entre crianças e adolescentes, o que reforça a necessidade dos cuidados preventivos. Por isso, faço um apelo às famílias: a vacina contra a gripe está disponível gratuitamente em todas as UBS para crianças e adolescentes de 6 meses a 17 anos, e grupos prioritários: gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores, integrantes das forças de segurança, caminhoneiros e pessoas com comorbidades ou doenças crônicas. Vacinar é um gesto simples que protege vidas e ajuda a reduzir casos graves e internações”, afirma o prefeito Rodolfo Mota.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), crianças de até um ano de idade são as mais afetadas pela pneumonia. Em 2025, o Paraná registrou 1.611 internações nessa faixa etária em decorrência da doença. Entre crianças de 2 a 12 anos, foram contabilizadas 1.308 internações. O secretário municipal de Saúde, médico Guilherme de Paula, destaca que o monitoramento dos vírus circulantes permite acompanhar o comportamento das doenças respiratórias e direcionar as ações de prevenção de acordo com a realidade local. “Esses exames sentinela são importantes para identificarmos quais vírus estão circulando em Apucarana e avaliarmos o cenário epidemiológico. Neste momento, observamos uma predominância da Influenza B, informação que auxilia no planejamento das ações de vigilância e assistência à população”, afirma.

O superintendente de Vigilância em Saúde, enfermeiro Luciano Simplício Sobrinho, reforça a orientação para que a população mantenha os cuidados preventivos, especialmente pessoas dos grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e portadores de doenças crônicas, além de manter a vacinação contra a gripe em dia. “A rede municipal está preparada para o atendimento, mas as pessoas precisam fazer a sua parte, sobretudo na prevenção, mantendo os ambientes arejados e a higiene das mãos”, reitera. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a higiene adequada das mãos pode prevenir uma parcela significativa das doenças infecciosas atendidas nos serviços de saúde.

Atendimentos por doenças respiratórias (CID J00 a J99)

 

Faixa etária 2025 2026 Variação
0 a 17 anos 2.033 3.795 +86,7%
18 a 59 anos 1.743 1.484 -14,9%
60 anos ou mais 318 209 -34,3%
Total 4.094 5.488 +34,0%

 

Prefeitura de Apucarana realiza baile especial da terceira idade em clima de Copa do Mundo

A paixão pelo futebol e a animação dos idosos se encontraram nesta sexta-feira (12/06) em Apucarana. Em clima de Copa do Mundo, a Prefeitura promoveu mais uma edição do tradicional Baile da Terceira Idade, que aconteceu no Clube 28 de Janeiro. O espaço foi especialmente decorado com as cores do Brasil, na véspera da estreia da seleção na competição.

O prefeito Rodolfo Mota destaca que os bailes se consolidaram como um importante espaço de convivência, lazer e promoção da qualidade de vida para a população idosa. “A nossa equipe busca sempre inovar, promovendo bailes temáticos, como os alusivos ao Carnaval, Dia da Mulher, Dia das Mães e agora da Copa. Será um momento de confraternização, de revigorar as energias e de torcer pela seleção”, ressaltou.

A secretária municipal de Assistência Social, Fabíola Carrero, afirma que os bailes acontecem toda sexta-feira e, uma vez por mês, são organizados eventos especiais. “Os bailes temáticos tornam os encontros ainda mais atrativos. A cada mês uma temática diferente é preparada para surpreender os participantes, criando novas experiências e fortalecendo o sentimento de pertencimento e acolhimento”, reforçou.

Para a edição desta sexta, o Clube 28 de Janeiro ganhou as cores verde e amarelo. “A gente montou um cantinho para foto, com bola, troféu e bandeira do Brasil”, descreveu Jéssica Mantovani, diretora municipal de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, acrescentando que, além da decoração especial, os bailes temáticos contam com um coffee break especial.

As inovações e a diversificação vêm chamando a atenção de idosos de Apucarana e também de cidades da região. “Recebemos também idosos de cidades como Arapongas, Cambira, Califórnia, Rolândia, Maringá, Londrina, Mandaguari e Marilândia do Sul. Os bailes reúnem cerca de 200 idosos, sendo 40 a 50 de cidades vizinhas. Eles organizam caravanas e até dividem a gasolina para não perderem o baile”, contou.

Apucarana receberá exibições gratuitas do documentário “A Holandesinha”

Apucarana receberá, na próxima semana, duas exibições gratuitas do documentário A Holandesinha, que retrata a trajetória da cineasta Luiza Godoi, pessoa com Síndrome de Down, durante o processo de criação de seu primeiro curta-metragem, Lágrimas de um Pierrot. As sessões acontecerão na segunda-feira (15/06), no Cine Teatro Fênix, e na quarta-feira (17/06), na Associação Download, sempre às 19h30.

Produzido por Luiza Godoi e João Gabriel Kowalski, o documentário apresenta os bastidores da realização do curta-metragem e acompanha a formação da cineasta no universo audiovisual. A obra também aborda os desafios enfrentados ao longo do processo criativo e busca ampliar o debate sobre a participação de pessoas com deficiência na produção cultural.

O documentário chega a Apucarana após participar da Mostra Mirada Paranaense, premiação do Festival Olhar de Cinema, em Curitiba, voltada à valorização das produções audiovisuais do Paraná.

Segundo João Gabriel Kowalski, a proposta inicial era produzir uma cinebiografia sobre a vida de Luiza. No decorrer das gravações, porém, a equipe identificou que registrar sua jornada de aprendizado e criação cinematográfica seria o eixo central da narrativa. “A ideia do documentário surgiu em 2018, quando descobri que a Luiza sonhava em se tornar cineasta e que me via como uma referência dentro do cinema. Isso me emocionou profundamente, porque percebi ali não apenas um sonho, mas uma vontade genuína de contar histórias e ocupar um espaço que historicamente quase nunca foi oferecido para pessoas com Síndrome de Down”, relata.

Para Luiza Godoi, participar da construção do documentário foi uma experiência marcante. “O João me acompanhou em vários lugares e foi gravando tudo o que acontecia. Foi vendo crescer em mim a vontade de ser diretora, além de roteirista de cinema. A partir dali, ele me orientou a fazer aulas de direção e roteiro. Teve muita paciência e muito profissionalismo. Tenho certeza de que captou toda a minha essência e enxergou não apenas uma pessoa com Síndrome de Down, mas alguém capaz de realizar um sonho”, afirma.

Além de contar uma história inspiradora, o documentário pretende contribuir para a reflexão sobre acessibilidade e inclusão no setor audiovisual, incentivando que mais pessoas com deficiência tenham oportunidades de desenvolver e compartilhar suas produções artísticas.

“Existe uma tendência de enxergar pessoas com deficiência apenas pelas suas limitações, e o documentário tenta justamente romper com esse olhar. A intenção é mostrar indivíduos extremamente criativos, sensíveis e capazes de construir obras artísticas com identidade própria”, ressalta João Gabriel Kowalski.

Após as exibições em Apucarana, A Holandesinha também será apresentado em Maringá no dia 20 de junho. As sessões ocorrerão às 10h30, no Cineflix, e às 15 horas, na Sala Cine UEM. A entrada é gratuita em todas as exibições.

Apucarana ouve profissionais e usuários para definir políticas de saúde a serem construídas na 13ª Conferência Municipal de Saúde

Representantes dos segmentos de trabalhadores, prestadores de serviços e gestores em Saúde participaram na tarde desta quinta-feira (11/06), no Polo UAB, de uma pré-conferência visando a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Apucarana, que acontecerá no dia 27 de junho, no auditório do Colégio Estadual Nilo Cairo. Na parte da noite, uma segunda preparatória acontecerá com a participação de usuários do sistema de Saúde.

O prefeito Rodolfo Mota participou do início dos trabalhos e destacou que a pré-conferência é um momento de construção coletiva e de responsabilidade com toda a população que depende dos serviços de saúde. “Estamos aqui para representar milhares de pessoas que muitas vezes não conhecem os detalhes de como funciona o sistema de saúde, mas que confiam em nós para pensar soluções e apontar caminhos. Não importa se somos gestores, trabalhadores, prestadores de serviços ou usuários. Na saúde pública não existe divisão, não tem o nós contra eles, mas um objetivo comum: fazer o melhor para cuidar das pessoas”, afirmou.

Segundo o prefeito, as discussões e propostas construídas durante as pré-conferências servirão de base para o planejamento e o aprimoramento das ações da saúde municipal. “Nosso desafio é reunir boas ideias, construir consensos e transformar essas contribuições em ações concretas. O trabalho não termina na conferência. As propostas aprovadas serão acompanhadas pelo Conselho Municipal de Saúde e servirão de orientação para os próximos anos”, ressaltou Rodolfo Mota.

O prefeito também agradeceu a participação dos presentes e destacou o compromisso voluntário dos participantes. “Ninguém está aqui por obrigação. Todos estão participando porque acreditam que podem contribuir para melhorar a saúde pública. Isso demonstra compromisso com a cidade e com as pessoas que utilizam os serviços de saúde todos os dias”, concluiu.

Com o tema: “Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil” e apoio técnico do Conselho Municipal de Saúde de Apucarana, a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Apucarana acontece no dia 27 de junho, das 8 às 18 horas, no auditório do Colégio Estadual Nilo Cairo, tendo como objetivo central a definição de novas propostas de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “A Conferência Municipal de Saúde é a instância máxima de participação e deliberação da sociedade na construção das políticas públicas do setor”, salienta o médico Guilherme de Paula, secretário municipal de Saúde.

A representante do Sindicato dos Empregados dos Estabelecimentos de Saúde de Apucarana e Região (SEESSA), Marli de Castro, afirmou que a entidade participa do Conselho Municipal de Saúde há mais de 20 anos, representando os trabalhadores do setor. “É importante lembrar que os profissionais da saúde também são usuários do SUS. Mesmo atuando diariamente nos hospitais e unidades de saúde, quando precisam de consultas, exames, medicamentos ou atendimento especializado, dependem da rede pública. Por isso, defendemos uma saúde cada vez mais forte, com mais financiamento e investimentos dos governos federal, estadual e municipal”, afirmou Marli de Castro, representante do SEESSA.

Segundo ela, a pandemia de Covid-19 e as recentes epidemias reforçaram a importância do sistema público de saúde e do trabalho desenvolvido pelos profissionais da área. “Os trabalhadores da saúde estiveram na linha de frente nos momentos mais difíceis e continuam desempenhando um papel fundamental no atendimento à população. Por isso, é essencial que tenham voz nos espaços de discussão e construção das políticas públicas de saúde”, ressaltou.

Marli também defendeu a ampliação da participação dos trabalhadores nos conselhos e conferências. “Quanto maior for a participação dos profissionais, gestores, prestadores de serviços e usuários, mais condições teremos de construir propostas que atendam às necessidades reais da população e fortaleçam o SUS”, concluiu.

A Conferência – A programação da 13ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece no dia 27 de junho, tem entre os destaques a discussão e aprovação de propostas elaboradas pelos grupos de trabalho, onde serão eleitas 12 de caráter estadual para encaminhamento à 4ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, eleição dos delegados e suplentes do segmento usuários que participarão da Conferência Estadual de Saúde do Paraná, além de eleição e homologação das entidades, órgãos e instituições que irão compor o Conselho Municipal de Saúde para a gestão 2027-2030.