Prefeitura recupera mais de 60 quilômetros de ruas e reforça manutenção preventiva da malha viária

A Prefeitura de Apucarana já recuperou mais de 60 quilômetros de ruas em diversas regiões da cidade por meio de um amplo programa de manutenção preventiva da malha viária. Com investimento superior a R$ 14 milhões, a iniciativa busca fortalecer a infraestrutura urbana e minimizar os impactos provocados pelas chuvas, que deverão ficar acima da média nos próximos meses, especialmente a partir de agosto, conforme apontam as previsões meteorológicas.

O prefeito Rodolfo Mota afirma que a estratégia foi planejada para preservar as vias públicas antes que os problemas se agravem. “Investir na manutenção preventiva significa garantir mais segurança para motoristas e pedestres, além de evitar custos ainda maiores com reparos emergenciais no futuro”, destaca.

Segundo ele, assim como os demais municípios, Apucarana acompanha com atenção a previsão da chegada do Super El Niño, fenômeno climático que provoca eventos extremos e pode agravar ainda mais os danos às ruas da cidade. “Não podemos esperar o problema acontecer para depois agir. Por isso, estamos investindo pesado, com a aplicação de recursos próprios, na recuperação das nossas ruas antes que as chuvas mais fortes cheguem”, frisou Rodolfo Mota.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Wendel Metta, mais de 40 quilômetros de vias já receberam manutenção preventiva com micropavimento e cerca de 20 quilômetros foram contemplados com recapeamento. Ele explica que as intervenções seguem planejamento técnico elaborado a partir das condições estruturais de cada rua. “O micropavimento é aplicado em vias que ainda apresentam boas condições, enquanto o recape é destinado aos locais onde o desgaste do asfalto exige uma recuperação mais profunda”, esclareceu.

Nesta semana, os trabalhos estão concentrados no Núcleo Habitacional Michel Soni. Conforme o secretário, todas as ruas do bairro serão contempladas com recapeamento, totalizando aproximadamente 3,5 quilômetros lineares de vias. O investimento destinado à melhoria da malha viária da localidade é de R$ 1,2 milhão.

Fórum debate mudanças climáticas e gestão de resíduos

Apucarana participa ativamente do Fórum de Manejo dos Resíduos Sólidos, grupo criado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que também acompanha os efeitos das mudanças climáticas nos municípios brasileiros. Coordenador da região Sul no fórum, Wendel Metta ressalta que o cenário exige planejamento permanente por parte das administrações públicas. “As projeções indicam volumes expressivos de chuva, principalmente a partir de agosto, o que exige preparação antecipada para reduzir impactos sobre a infraestrutura urbana”, enfatizou.

Segundo Wendel Metta, a recuperação da malha viária, que integra esse conjunto de ações preventivas, já trouxe avanços significativos em Apucarana e terá continuidade. “Grande parte do asfalto da cidade possui muitos anos de uso e demanda intervenções devido ao desgaste natural. Somado a isso, existe a possibilidade de condições climáticas mais severas. Por isso, a Prefeitura mantém um planejamento permanente de manutenção, fortalecendo a capacidade de resposta diante desses desafios”, afirma.

O secretário também pede para que a população colabore, evitando o descarte inadequado de resíduos, prática que contribui para a obstrução de galerias pluviais, compromete a drenagem urbana e favorece alagamentos.

Apucarana conquista três reconhecimentos que confirmam excelência em gestão, transparência e infraestrutura

A Prefeitura de Apucarana alcançou, nos últimos meses, três importantes reconhecimentos que colocam o município em posição de destaque no cenário estadual e nacional. As conquistas envolvem áreas consideradas fundamentais para o desenvolvimento de qualquer cidade: responsabilidade fiscal, transparência pública e infraestrutura.

Os resultados refletem um trabalho de reorganização administrativa, modernização da gestão pública e planejamento estratégico, que vem permitindo ao município ampliar sua capacidade de investimento, fortalecer a confiança da população e criar condições para o crescimento sustentável.

Nota máxima do Tesouro Nacional

Pela primeira vez em sua história, Apucarana conquistou a nota A na Capacidade de Pagamento (CAPAG), classificação concedida pelo Tesouro Nacional aos entes públicos que demonstram equilíbrio financeiro, responsabilidade fiscal e capacidade de honrar seus compromissos.

A avaliação considera indicadores como endividamento, liquidez e poupança corrente. Com a classificação máxima, o município passa a ter melhores condições para captar recursos, contratar financiamentos com garantia da União e ampliar investimentos em obras e serviços públicos.

A conquista é resultado de um amplo processo de reorganização das contas públicas, fortalecimento dos mecanismos de controle interno e adoção de medidas voltadas à eficiência administrativa e ao equilíbrio financeiro.

Além da nota máxima do Tesouro Nacional, indicadores do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov), do Tribunal de Contas do Paraná, também apontaram uma evolução significativa da gestão municipal. Houve avanços expressivos em áreas como administração financeira, planejamento, execução da despesa e cumprimento das obrigações financeiras.

Transparência reconhecida em nível estadual

Outro marco importante foi a conquista do Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), a mais alta certificação concedida aos portais públicos brasileiros.

Apucarana alcançou índice de 98,23% na avaliação, tornando-se o segundo município mais transparente do Paraná entre os 399 municípios avaliados.

O resultado representa um salto histórico. Em menos de um ano, o município saiu da 111ª posição para ocupar o segundo lugar no ranking estadual, demonstrando avanços consistentes na disponibilização de informações públicas, acesso aos dados governamentais e fortalecimento dos mecanismos de controle social.

A avaliação considera critérios relacionados ao Portal da Transparência, divulgação de receitas e despesas, contratos, licitações, convênios, recursos humanos e facilidade de acesso às informações por parte da população.

O reconhecimento reforça o compromisso da administração municipal com uma gestão aberta, moderna e cada vez mais próxima dos cidadãos.

Destaque nacional em infraestrutura

As boas práticas de gestão também renderam reconhecimento nacional. Apucarana passou a integrar o ranking das Melhores Cidades do Brasil, elaborado pela revista Veja Negócios em parceria com a Austin Rating.

Entre os municípios de médio porte, a cidade conquistou o 7º lugar nacional em infraestrutura, posicionando-se entre os melhores desempenhos do país.

O levantamento considera diversos indicadores relacionados à qualidade urbana, mobilidade, saneamento, serviços públicos e condições estruturais para o desenvolvimento econômico e social.

A presença de Apucarana entre as cidades mais bem avaliadas do Brasil demonstra que os investimentos realizados vêm gerando resultados concretos e contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população.

APUCARANA vive um novo tempo!

Os três reconhecimentos conquistados pela Prefeitura de Apucarana não representam apenas números, índices ou certificações. Eles são reflexo de uma administração que colocou em prática um modelo de gestão baseado em responsabilidade, transparência e compromisso com resultados.

A nota máxima do Tesouro Nacional demonstra que o município recuperou sua capacidade financeira e está preparado para investir mais. O Selo Diamante comprova que a gestão pública é conduzida com transparência e respeito ao cidadão. Já o destaque nacional em infraestrutura mostra que os investimentos realizados estão transformando a cidade e melhorando a qualidade de vida da população.

São conquistas que fortalecem a credibilidade do município, ampliam oportunidades de desenvolvimento e consolidam Apucarana como uma das cidades mais bem administradas do Paraná e do Brasil.

Gestão que gera resultados

Com contas organizadas, gestão transparente e reconhecimento nacional pela qualidade da infraestrutura, Apucarana vive um novo tempo.

Um tempo marcado pelo planejamento, pela responsabilidade fiscal, pela eficiência administrativa e pela busca permanente de resultados que façam a diferença na vida das pessoas.

Mais do que prêmios e certificações, essas conquistas representam uma cidade preparada para crescer, atrair investimentos, gerar oportunidades e oferecer serviços públicos cada vez melhores à população.

Os três reconhecimentos consolidam Apucarana como referência em gestão pública e demonstram que, quando há organização, transparência e compromisso com o futuro, os resultados aparecem.

APUCARANA vive um novo tempo. Um tempo de confiança, desenvolvimento e transformação.

 

Concerto da Banda Municipal abre oficialmente o Festival de Inverno de Apucarana

Com entrada franca, a Banda Municipal Maestro João Florindo da Silva abre nesta quinta-feira (18/06), às 19h30, no Cine Teatro Fênix, a programação do 2º Festival de Inverno de Apucarana. Até o dia 1º de agosto, a cidade vai respirar cultura, educação, turismo, lazer e convivência comunitária com mais de 60 eventos distribuídos por diferentes regiões da cidade.

Segundo destaca o prefeito Rodolfo Mota, paralelo às atrações do festival organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, neste ano somasse o cronograma das tradicionais festas juninas e julinas promovidas pelas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), através da Associações de Pais, Mestres  e Funcionários (APMF’s), com apoio da Autarquia Municipal de Educação (AME). “A agenda de eventos começa nesta quinta-feira em grande estilo com a nossa banda municipal. Um patrimônio cultural de Apucarana, com mais de 70 anos de história, que acaba de receber novos equipamentos e instrumentos musicais, e seguimos até o início de agosto com atrações que vão movimentar não só a cena cultural, mas a economia da cidade”, comentou o prefeito.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Francisco Almeida, o festival reúne música, teatro, dança, gastronomia, eventos ao ar livre e transmissão de jogos da Seleção Brasileira. “Vamos levar atrações para bairros, distritos e diferentes espaços da cidade. Teremos cinema itinerante em localidades como Vila Reis, Pirapó, Solo Sagrado e Jardim Diamantina, além de apresentações em universidades, parques e espaços públicos. O objetivo é garantir que a cultura chegue cada vez mais perto das pessoas”, frisa o secretário.

Além da Banda Municipal, entre os destaques do festival também estão o Arraiá Junino do Festival de Inverno, o Festival de Carros Antigos, o espetáculo de stand-up com Bruna Louise, único evento pago da programação, e o concerto de encerramento com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL). A programação completa está disponível no site da prefeitura, no endereço www.apucarana.pr.gov.br ou no htps://www.instagram.com/secculturaeturismoapucarana.

Programação do Festival de Inverno 2026

18/06 (Quinta-Feira): Concerto Banda Municipal

(Cine Teatro)– 19h30

21/06 (Domingo): Apresentação Balé Escola de Artes

Sessão 14h – 16h30 –19h30
(Cine Teatro)

22/06 (Segunda-Feira): 20:00H Concerto da Banda Municipal

(UNESPAR)

24/06, 25/06 – 26/06 – (Quarta, Quinta e Sexta): Arráia Junino Festival de Inverno – 18h

(Espaço das Feiras)

24/06 (Quarta-Feira): 19:00 hs Brasil X Escócia

(Espaço das Feiras)

27/06 (sábado): 15:00 hs Capivara Fest – 15h

(Jaboti)

01/07 (Quinta Feira): 19H30 Concerto Banda Municipal – 19h30

(UTFPR)

08/07 (Quarta-Feira) Cinema Na Praça

(Pirapó) 19h

09/07 (Quinta-Feira): Stand Up Bruna Louise – 19h

(Cine Teatro) – (evento pago)

12/07 (Domingo) Apresentação de infantil e adulto Escola de Artes – 14h Infantil “O Mistério de Feiurinha” e 19h Adulto “Romeu e Julieta”.
(Cine Teatro)

12/07 (domingo): Dia Mundial do Rock – possivelmente 12h

(Rua Gastronômica Osvaldo Cruz)

15/07 (Quarta-Feira) Cinema Na Praça
(Vila Reis) 19h

19/07 (Domingo): Final Copa do Mundo 16:00 hs
(Espaço das Feiras)

22/07 (Quarta-Feira) Cinema Na Praça
(Diamantina)19h

26/07 (Domingo): Festival de Carros Antigos
(Lagoão) Possivelmente 10h30

29/07 (Quarta-Feira) Cinema Na Praça
(Solo Sagrado) 19h

31/07 (Sexta): Espetáculo o Auto da Compadecida
(Cine teatro) 19h

01/08 (Sábado): Encerramento Festival de Inverno Concerto da (OSUEL) — Orq. Sinfônica da UEL 19h
(Cine Teatro)

Cronograma de Festas Juninas e Julinas da Rede Municipal de Ensino

 

13 de junho (sábado)

  • CMEI Miguel Moreno – 12h às 19h – Salão Paroquial
  • CMEI Serafim Colombo – 11h30 às 18h – CMEI
  • EM Antonieta da Silva Lautenschlager – 13h às 17h – Escola
  • EM Professor Idalice Moreira Prates – 12h às 20h – Escola

 

14 de junho (domingo)

  • EM Senador Marcos de Barros Freire – 13h30 às 17h30 – Escola
  • EM Mateus Leme – 13h30 às 18h – Escola

 

20 de junho (sábado)

  • CMEI Geralda Siqueira Bormaita – 12h às 17h – CMEI
  • CMEI Professora Tatiane Andréia Agrela Felippe Chinelli – 14h às 19h – CMEI
  • EM José Brazil Camargo – 13h30 às 18h30 – Escola
  • EM Augusto Weyand – 13h às 18h – Escola
  • EM do Campo Professor Wilson de Azevedo – 15h às 19h – Escola

 

21 de junho (domingo)

  • EM Dr. Osvaldo dos Santos Lima – 13h às 18h – Escola
  • EM Professora Marta Pereira da Silva – 13h30 às 20h – Escola
  • EM João Antonio Braga Côrtes – 14h às 20h – Escola
  • EM Dr. Joaquim Vicente de Castro – 14h às 19h – Escola

 

27 de junho (sábado)

  • CMEI Professor João Baptista Mareze – 13h30 às 19h – CMEI
  • CMEI Professora Maria Onide Ballan Sardinha – 13h30 às 18h – CMEI
  • EM Professora Maria Madalena Côco – 14h às 22h – Escola
  • CMEI Professor Onésimo de Oliveira Moraes – 14h às 19h – CMEI
  • EM Professora Maria Tereza Gebrim Preto – 12h às 17h30 – Escola

 

28 de junho (domingo)

  • EM Presidente Médici – 14h às 19h – Água Azul
  • EM Professor Durval Pinto – 11h às 18h – Escola

 

3 de julho (sexta-feira)

  • EM Luiz Carlos Prestes – 19h às 22h – Escola

 

4 de julho (sábado)

  • EM Dinarte Pereira de Araújo – 13h às 18h30 – Escola
  • EM do Campo Padre Antonio Vieira – 14h às 20h – Escola
  • EM Fernando José Acosta – 11h às 17h30 – Escola
  • EM Humberto de Alencar Castelo Branco – 14h às 18h30 – AREPA
  • EM José de Alencar – 14h às 20h – Escola
  • EM Juiz Luiz Fernando Araújo Pereira – 13h às 20h – Escola
  • EM Karel Kober – 14h às 18h – Escola
  • EM Professor Alcides Ramos – 11h às 18h – Escola
  • EM Plácido de Castro – 14h às 20h – Escola

 

5 de julho (domingo)

  • CMEI Maria dos Santos Gravena – 13h às 19h – CMEI
  • EM Albino Biacchi – 12h às 19h – Escola
  • EM Dr. Edson Giacomini – 13h às 19h – Escola
  • EM Professor Bento Fernandes Dias – 14h às 19h – Escola
  • EM Professora Marilda Duarte Noli – 14h às 16h – Escola
  • EM Vereador José Ramos de Oliveira – 12h às 20h – Escola
  • EM José de Alencar – 14h às 20h – Escola

Prefeitura de Apucarana e Governo do Estado ofertam curso de Mecânica de Motos com bolsa de R$1.008,00

Com direito a bolsa-auxílio de R$1.008,00 para cobrir custos com transporte e alimentação, tem início na próxima segunda-feira (22/06), na Agência do Trabalhador de Apucarana, o prazo de inscrições para o curso de Mecânica de Motos. As vagas são limitadas e integram o rol de qualificações ofertadas gratuitamente à população pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Emprego da Prefeitura de Apucarana, e pela Agência do Trabalhador, em conjunto com a Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná.

A capacitação, que integra o Programa Qualifica Paraná, terá início no dia 16 de julho e será oferecida nos períodos da tarde e da noite, proporcionando aos participantes formação profissional gratuita. A bolsa é concedida pelo Governo do Paraná para incentivar a qualificação e a inserção no mercado de trabalho. Ao confirmar a parceria, o prefeito Rodolfo Mota disse que a prefeitura vem buscando gradativamente formar de ampliar as oportunidades de qualificação profissional no município. Ele frisa que o Programa Qualifica Paraná é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Sistema S (Senai e Senac) e prefeituras, que percorre o Paraná com  cursos profissionalizantes gratuitos por meio de carretas-escola.

“Estamos trabalhando para criar oportunidades e preparar nossa população para as demandas do mercado de trabalho. A qualificação profissional transforma vidas, amplia as chances de empregabilidade e fortalece a economia local. Essa parceria com o Governo do Estado tem gerado resultados importantes para Apucarana e continuará trazendo novas oportunidades para os nossos trabalhadores”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Emprego, Emerson Toledo, ressaltou a importância do investimento em capacitação profissional para acompanhar o crescimento econômico do município. “Apucarana vive um momento de desenvolvimento e geração de oportunidades. Nosso trabalho é aproximar a população das ferramentas necessárias para ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. A qualificação profissional é fundamental para atender às demandas das empresas e garantir mais competitividade para a nossa economia”, destacou Toledo.

Já o superintendente do Trabalho e responsável pela Agência do Trabalhador e pelo Centro de Qualificação Profissional, Neno Leiroz, enfatizou o trabalho conjunto realizado entre município e Estado para ampliar as oportunidades aos trabalhadores. “A Agência do Trabalhador tem atuado diariamente para aproximar as pessoas das vagas de emprego e dos programas de qualificação. Este novo curso é fruto de uma sólida parceria que visa oferecer cada vez mais oportunidades para que os trabalhadores possam se qualificar, conquistar uma vaga de emprego e melhorar sua renda”, afirmou Leiroz.

Serviço – Localizada na Rua Renê Camargo de Azambuja, nº 705, no Centro de Apucarana, a Agência do Trabalhador funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (43) 3122-1084 ou pelo WhatsApp (43) 99654-9318.

Junho Violeta mobiliza rede de proteção e reforça combate à violência contra a pessoa idosa com blitz educativa na praça

Uma ação integrada na Praça Rui Barbosa reforçou a importância da rede de proteção no combate à violência contra a pessoa idosa. A blitz educativa divulgou canais de denúncia, os diferentes tipos de violência e os direitos das pessoas com mais de 60 anos. A atividade integra a programação do Junho Violeta, campanha que busca sensibilizar a população sobre o tema.

Organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a iniciativa contou com a parceria da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), agentes de trânsito, Procon e demais secretarias municipais. O prefeito Rodolfo Mota afirma que a proteção da pessoa idosa exige atenção permanente e atuação conjunta da rede de atendimento. “A campanha fortalece a conscientização e amplia o acesso da população às informações, ajudando a identificar situações de violência e os caminhos para buscar ajuda de forma rápida e segura”, ressaltou.

A secretária municipal de Assistência Social, Fabíola Carrero, afirma que a blitz educativa integra uma série de ações desenvolvidas ao longo do Junho Violeta. Ela ressalta que o trabalho de prevenção também acontece nos grupos de convivência, bailes da terceira idade, palestras e demais atividades promovidas pela rede de atendimento.

Fabíola Carrero lembra que o trabalho da rede vai além do enfrentamento à violência física, abrangendo também situações de abandono, violência financeira, sexual, psicológica, negligência e discriminação.  “A rede também faz o direcionamento dos idosos para atividades de esporte, cultura, convivência e de saúde”, completou.

A secretária também chama a atenção para uma forma de violência que muitas vezes passa despercebida: o isolamento social. Segundo ela, há idosos que possuem condições financeiras e estrutura familiar, mas vivem afastados do convívio comunitário, sem participar de atividades, grupos ou serviços disponíveis no município. “Essa situação pode comprometer a saúde emocional, aumentar a sensação de solidão e reduzir o acesso a direitos e oportunidades”, observou.

Várias entidades também se engajaram na campanha e estão desenvolvendo atividades neste mês, como uma palestra que ocorreu ontem na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap). “E nesta quinta-feira, dia 18, haverá uma palestra especial promovida em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), com o tema Respeito ao Envelhecer e Prevenção de Quedas: Passos Seguros”, mencionou.

 

Idosos são alvo freqüentes de golpes

O cabo da Polícia Militar Clóvis Pereira de Oliveira, que atua na Patrulha Maria da Penha, explica que a PM – além de participar de atividades conjuntas – está intensificando as ações voltadas à proteção da pessoa idosa durante o mês de junho. “Entre as atividades estão palestras, rodas de conversa e orientações sobre os principais tipos de violência e golpes que atingem esse público”, explicou.

Segundo ele, a violência patrimonial está entre as ocorrências mais frequentes, envolvendo retenção de cartões bancários, empréstimos realizados sem consentimento e utilização indevida dos recursos financeiros dos idosos. O policial também alerta para casos de abandono, negligência e agressões praticadas até mesmo por familiares, reforçando que toda situação de violência deve ser denunciada para que a rede de proteção possa agir.

A diretora do Procon, Silvana Verona, reitera que os idosos estão entre os principais alvos de golpes financeiros e digitais. De acordo com ela, criminosos costumam se passar por representantes de bancos, do INSS com o golpe da falsa prova de vida ou até mesmo por falsos advogados que buscam obter dados pessoais e financeiros das vítimas.

Silvana Verona orienta que os idosos nunca forneçam documentos, fotografias, senhas ou informações bancárias por telefone ou aplicativos de mensagens. Ela lembra que a prevenção passa pela informação e que o Procon realiza ações permanentes de orientação, que foram intensificadas neste período do Junho Violeta para ampliar a proteção da população idosa.

 

Denúncias: Disque 100 | Polícia Militar 190 | Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos | Informações e orientações pelo telefone (43) 99626-0374, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

CIPA da Prefeitura de Apucarana promove palestras sobre saúde e segurança no trabalho

Operários da Prefeitura de Apucarana deram uma pausa no trabalho de manutenção da infraestrutura e da zeladoria da cidade para participar, nesta terça-feira (16/06), da primeira etapa de palestras organizadas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Ministrada pela psicóloga Caroline Sasso de Oliveira, pela assistente social Letícia Matias de Siqueira e pela enfermeira Fernanda Souza, a atividade aconteceu no refeitório do pátio de máquinas municipal e abordou temas como prevenção ao uso de álcool e drogas, impactos da dependência na vida pessoal e profissional, além de assédio no ambiente de trabalho, direitos dos trabalhadores e promoção de relações respeitosas.

O prefeito Rodolfo Mota parabenizou a Comissão Interna pela iniciativa e reafirmou o apoio da administração municipal às ações voltadas à saúde, segurança e qualidade de vida dos servidores. “Essa é uma iniciativa muito importante e que está totalmente alinhada aos propósitos da nossa gestão. Temos trabalhado para valorizar o servidor público, porque entendemos que por trás de cada função existe uma pessoa, um pai, uma mãe, um filho, um ser humano que enfrenta desafios, emoções, preocupações e dificuldades como qualquer cidadão. Cuidar do servidor é cuidar das pessoas”, afirmou.

A psicóloga Caroline Sasso de Oliveira explica que a ação foi organizada a partir da necessidade de ampliar o debate sobre saúde mental no ambiente de trabalho. “Identificamos a importância de abordar temas relacionados à saúde mental dos trabalhadores, especialmente a questão do uso abusivo de álcool e outras drogas. Nossa proposta foi criar um momento de reflexão e diálogo, mostrando como fatores ligados à rotina de trabalho e às condições enfrentadas no dia a dia podem impactar diretamente a saúde mental e, consequentemente, favorecer situações de abuso de substâncias”, afirmou. Segundo ela, também foram abordadas questões relacionadas aos direitos dos trabalhadores e ao assédio no ambiente profissional. “Entendemos que temas como respeito nas relações de trabalho, prevenção ao assédio e valorização do trabalhador estão diretamente ligados à saúde mental. Quando não há atenção ao bem-estar das pessoas, podem surgir situações de sofrimento emocional que afetam tanto a vida pessoal quanto o desempenho profissional”, destacou.

Caroline observa ainda que a realidade específica dos servidores operacionais motivou a escolha dos temas trabalhados. “Estamos falando de um ambiente onde existe esforço físico intenso e desafios próprios da atividade. Além disso, é um espaço predominantemente masculino, onde muitas vezes ainda existe dificuldade para falar sobre sofrimento emocional ou buscar ajuda. Queremos contribuir para quebrar esse paradigma e reforçar que cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física”, concluiu.

O assessor em Saúde e Segurança do Trabalho da Prefeitura de Apucarana, Noel Francisco de Souza, explica que a atividade integra a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), realizada anualmente em órgãos públicos e empresas privadas. De acordo com ele, também haverá palestras nos dias 23 e 30 de junho, contemplando outros grupos de servidores. “O objetivo é orientar os servidores sobre temas atuais e relevantes e também atender às atualizações da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que passou a dar maior atenção aos riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Hoje não podemos olhar apenas para os riscos físicos. É preciso considerar também fatores que afetam a saúde mental e emocional dos trabalhadores. Por isso, estamos trabalhando esses temas dentro das ações da CIPA da Prefeitura, buscando promover um ambiente mais seguro e saudável para todos”, destacou.

‘Noel ressalta ainda que a Prefeitura tem fortalecido os canais de diálogo com os servidores para atender demandas relacionadas à segurança do trabalho. “Mantemos uma relação próxima com os trabalhadores, ouvindo suas necessidades e buscando oferecer melhores condições para o desempenho das atividades. Isso inclui o fornecimento de equipamentos de proteção individual, melhorias nas condições de trabalho e orientações permanentes voltadas à prevenção. Nosso compromisso é garantir mais segurança, saúde e qualidade de vida aos servidores municipais”, concluiu.

Prefeitura capacita servidores para ampliar eficiência e qualidade dos serviços prestados à população

A Prefeitura de Apucarana iniciou nesta semana uma ampla capacitação voltada aos servidores da administração direta e das autarquias municipais. Promovido pelas secretarias municipais da Fazenda e de Gestão Pública, o treinamento tem como objetivo fortalecer a qualificação das equipes, aprimorar os processos internos e garantir mais eficiência, agilidade e qualidade nos serviços prestados à população.

As atividades acontecem simultaneamente no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e no campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), reunindo profissionais de diversas áreas da administração pública. A programação segue até o dia 25 de junho, contemplando treinamentos específicos para os diferentes módulos do IPM Sistemas, plataforma digital utilizada pela administração municipal.

O prefeito Rodolfo Mota destaca que a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a valorização dos servidores e com a modernização dos serviços públicos. “Estamos investindo em tecnologia, mas principalmente nas pessoas que fazem o serviço público acontecer todos os dias. Nenhuma ferramenta gera resultados sem servidores preparados e valorizados. Essa capacitação fortalece as equipes, melhora os processos internos e permite oferecer um atendimento cada vez mais rápido, eficiente e transparente para a população. Nosso compromisso é facilitar a vida do cidadão e construir uma Prefeitura moderna, integrada e preparada para os desafios do futuro”, afirma.

A capacitação teve início nesta segunda-feira (16/06) com treinamentos nos módulos de Gestão Contábil e Financeira, Planejamento e Orçamento, Folha de Pagamento, Compras e Licitações, Portal da Transparência, Portal do Cidadão, Autoatendimento, aplicativo e website institucional. Nos dias seguintes, os participantes receberão formação em áreas como Prestação de Contas, Controle Interno, Ponto Eletrônico, Segurança e Medicina do Trabalho, Frota, Patrimônio, Almoxarifado, Processo Digital, Gestão Eletrônica de Documentos e Gestão de Serviços Públicos.

Segundo o secretário municipal de Gestão Pública, Robson de Souza Cruz, o Robinho, a capacitação envolve áreas estratégicas da administração municipal, incluindo gestão financeira, recursos humanos, compras, licitações, patrimônio, almoxarifado, controle interno, gestão documental e atendimento ao cidadão. “O objetivo é proporcionar atualização permanente aos servidores, garantindo que cada setor tenha condições de trabalhar de forma integrada, segura e eficiente, refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestados à comunidade”, ressalta.

O secretário municipal da Fazenda, professor Rogério Ribeiro, explica que a partir do dia 22 de junho, uma etapa específica da capacitação será dedicada aos módulos de arrecadação e fiscalização, abrangendo conteúdos relacionados ao IPTU, ISSQN, ITBI, dívida ativa, nota fiscal eletrônica, domicílio eletrônico, Simples Nacional e ferramentas automatizadas de fiscalização. “São áreas importantes para o funcionamento da administração pública e para a organização dos serviços oferecidos à população. Com essa capacitação, os servidores estarão preparados para utilizar todos os recursos disponíveis, tornando os processos mais ágeis, seguros e eficientes. Quando investimos na qualificação das equipes, fortalecemos a gestão pública e ampliamos nossa capacidade de atender bem o cidadão”, afirma. O cronograma reúne servidores da administração direta e das autarquias municipais, contemplando diferentes áreas da gestão pública.

Serviço: Atualmente os cidadãos podem acessar 135 serviços digitais da Prefeitura por meio da plataforma Apucarana.net ou pelo aplicativo disponível para dispositivos móveis, com acesso a protocolos, emissão de guias, consulta de processos, emissão de notas fiscais eletrônicas e entre outros. Mais informações pelo telefone 3422-4000.

Única representante do Brasil na competição, equipe de Apucarana conquista 10 medalhas na Copa Libertadores da América de Karatê

A cidade de Apucarana teve destaque na 1ª Copa Libertadores da América de Karatê, realizada nos dias 14 e 15 de junho, em Guayaquil, no Equador. Única representante brasileira na competição, a Associação Kara Te Vida conquistou dez medalhas, títulos continentais nas disputas de kata e kumite e garantiu ao Brasil a terceira colocação geral.

A competição reuniu delegações de sete países da América Latina, com a participação de alguns dos principais nomes da modalidade. O Equador conquistou o primeiro lugar na classificação geral, seguido pelo Peru e pelo Brasil. Com títulos nas disputas de kata e kumite, os atletas apucaranenses estiveram entre os destaques do evento e asseguraram ao país um lugar no pódio continental. Entre os destaques da equipe está Leonardo Corrêa Sebastião, beneficiário do Programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Apucarana e campeão nas disputas de kata e kumite.

À frente da delegação esteve o professor Alan Pereira da Silva, atleta da Seleção Brasileira, vice-campeão mundial e uma das principais referências do karatê brasileiro. Durante o evento, ele recebeu reconhecimento da organização por sua contribuição ao desenvolvimento do karatê no continente e conquistou medalha de bronze na disputa por equipes.

“Esta conquista tem um significado muito especial. Representamos Apucarana, o Paraná e o Brasil. Retornar para casa com títulos continentais é a confirmação de que o trabalho sério, realizado diariamente, é capaz de alcançar resultados extraordinários”, afirmou Alan Pereira.

Resultados da equipe

O professor Jeferson de Oliveira conquistou medalha de ouro no Kumite Master 45 a 50 anos e duas medalhas de bronze, uma no Kata Adulto e outra na categoria por equipes Master.

Já o professor Thiago Salustiano Lopes conquistou medalha de prata no Kumite Master 35 a 40 anos e medalha de bronze no Kumite por equipes.

Entre os atletas mais jovens, Leonardo Corrêa Sebastião conquistou duas medalhas de ouro, uma no kata e outra no kumite. Beneficiário do Programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Apucarana, o atleta é aluno do professor Jeferson de Oliveira e foi revelado pelos projetos sociais da Associação Kara Te Vida, consolidando-se como uma das principais promessas do karatê paranaense.

A jovem Isabelly Martin, participante do projeto Karatê no Meu Bairro, também teve atuação destacada ao conquistar a medalha de ouro no kata feminino, sagrando-se campeã continental da categoria.

A participação da Associação Kara Te Vida na 1ª Copa Libertadores da América de Karatê colocou Apucarana em evidência no cenário esportivo internacional. Com dez medalhas conquistadas e títulos continentais, a equipe representou o Brasil e confirmou o potencial dos atletas formados no município.

Apucarana garante 22 vagas para a grande final dos Jogos Escolares do Paraná

Apucarana confirmou mais uma vez sua força no esporte escolar e garantiu 22 classificações para a fase final dos 72º Jogos Escolares do Paraná (JEPs). Os resultados foram conquistados no fim de semana, durante a fase macrorregional disputada em Ivaiporã. Apenas os atletas e equipes que terminaram em primeiro ou segundo lugar avançaram para a etapa decisiva da competição estadual.

O prefeito Rodolfo Mota destacou que os resultados refletem o trabalho desenvolvido por professores, técnicos, escolas e famílias. “Cada classificação representa o esforço de jovens que conciliam estudos e treinamentos, levando o nome de Apucarana para competições de alto nível e resgatando a tradição esportiva do município”, ressaltou.

O secretário municipal de Esportes, Bruno Marchi, observa que Apucarana conquistou vagas tanto na categoria B (12 a 14 anos) quanto na categoria A (15 a 17 anos). “Isso em diferentes modalidades, demonstrando a diversidade do trabalho realizado nas escolas e nos projetos esportivos”, frisou, lembrando que a caminhada dos atletas começa na fase municipal, passa pela regional e pela macrorregional até chegar à grande final dos jogos.

Marchi afirma que o atletismo foi o grande destaque da delegação apucaranense, somando 14 classificações para as finais estaduais. “Além disso, o município assegurou vagas no basquete, vôlei de praia, xadrez, futsal, handebol e tênis de mesa, ampliando as possibilidades de bons resultados”, avaliou.

De acordo com o secretário, o desempenho alcançado é resultado de treinamento, disciplina e comprometimento dos estudantes-atletas. Ele observa que os Jogos Escolares vão além da disputa por medalhas, estimulando hábitos saudáveis, a disciplina, o espírito de equipe e a descoberta de novos talentos que podem seguir carreira no esporte.

O professor de educação física José Marcelino da Silva, o Grillo, celebrou os excelentes resultados alcançados no atletismo. “Apucarana estará representada nos 200 metros, 400 metros, 800 metros, 2.000 metros, salto em distância e lançamento do dardo”, elencou.

A fase final da categoria B acontecerá de 10 a 13 de julho, em Guarapuava, enquanto a categoria A disputará as finais entre 31 de julho e 4 de agosto, em Campo Mourão.

 

Classificados de Apucarana para a fase final dos JEPs

Categoria A (15 a 17 anos)

  • Atletismo – 200m Feminino: Vitória Fernanda Siqueira Proença (Colégio São José) – 1º lugar
  • Atletismo – Salto em Distância Feminino: Mariane Heloíse Fonseca (Colégio São José) – 2º lugar
  • Atletismo – 400m Feminino: Alexandra Dias Chávez (Colégio São José) – 2º lugar
  • Atletismo – 400m Masculino: Yohan Gabriel Brandino de Oliveira (Colégio Cerávolo) – 1º lugar
  • Atletismo – 200m Masculino: Yohan Gabriel Brandino de Oliveira (Colégio Cerávolo) – 1º lugar
  • Atletismo – Lançamento do Dardo Masculino: João Eduardo Pires (Colégio Canadá) – 2º lugar
  • Futsal Masculino A: Colégio Canadá – 2º lugar
  • Handebol Masculino A: Colégio São José – 2º lugar
  • Tênis de Mesa Masculino (15 anos): Eduardo Komatsu Miyatake (Colégio Nossa Senhora da Glória) – 2º lugar.

 

Categoria B (12 a 14 anos)

  • Atletismo – 800m Feminino: Kethellyn Vitória de Lima (Colégio Santos Dumont) – 1º lugar
  • Atletismo – 2.000m Feminino: Kethellyn Vitória de Lima (Colégio Santos Dumont) – 1º lugar
  • Atletismo – Salto em Distância Feminino: Ana Clara Pavesi Pancione dos Santos (Escola Francisco de Assis Souza) – 1º lugar
  • Atletismo – 800m Feminino: Allana Sloboda Rodrigues (Colégio Padre José de Anchieta) – 2º lugar
  • Atletismo – 2.000m Feminino: Nathaly Emanuelly de Paula Diego da Silva (Colégio Polivalente) – 2º lugar
  • Atletismo – 2.000m Masculino: Pedro Henrique Rodrigues Bosso (Colégio Cerávolo) – 2º lugar
  • Atletismo – Salto em Distância Masculino: Miguel Pires dos Santos Cândeo (Colégio Canale) – 2º lugar
  • Atletismo – 800m Masculino: João Vitor Neves Bernardo (Colégio Santos Dumont) – 2º lugar
  • Basquete Feminino B: Colégio Canadá – 2º lugar
  • Basquete Masculino B: Colégio São José – 2º lugar
  • Vôlei de Praia Feminino B: CCM Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado – 1º lugar
  • Xadrez Convencional Feminino B: Julya Gabrielly Costa da Silva (Colégio Mater Dei) – 2º lugar
  • Xadrez Convencional Feminino B: Laís Mayumi Kono Bossoni (Colégio Mater Dei) – 2º lugar

 

 

Capacitação prepara agentes de trânsito para garantir resposta mais rápida em emergências e reforçar a segurança da população

Aumentar as chances de sobrevivência de vítimas em situações de emergência por meio de um atendimento mais rápido e seguro até a chegada das equipes especializadas do Samu ou do Siate do Corpo de Bombeiros. Este é o principal objetivo da capacitação promovida pela Prefeitura de Apucarana aos agentes municipais de trânsito. O treinamento reúne atividades teóricas e práticas voltadas ao atendimento pré-hospitalar, defesa pessoal, abordagem passiva e utilização de técnicas não letais. As atividades acontecem no Centro da Juventude e seguem até sexta-feira.

O prefeito Rodolfo Mota destaca que a capacitação contínua é fundamental para garantir a segurança da população e a eficiência dos serviços públicos. “Preparar os agentes de trânsito para além de suas funções tradicionais de fiscalização, levando conhecimentos de primeiros socorros e técnicas de defesa, é fundamental para que a estrutura da Prefeitura esteja pronta para salvar vidas e proteger o cidadão em qualquer cenário”, afirma.

O secretário municipal de Segurança Pública, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtran), subtenente Almir Antonio de Freitas, ressalta que a formação amplia a capacidade de resposta das equipes, fortalece a integração entre os órgãos municipais e acompanha a evolução das demandas relacionadas à segurança e à mobilidade urbana.

Com carga horária de 40 horas, a capacitação teve início na segunda-feira e segue até sexta-feira. As atividades são ministradas por guardas civis municipais que participaram de treinamentos especializados e que agora atuam como multiplicadores do conhecimento.

 

Atendimento imediato aumenta chances de sobrevivência

Nesta terça-feira, os agentes participaram do módulo prático de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate (APH). De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Fábio de Souza, o treinamento aborda procedimentos de resposta rápida voltados a aumentar as chances de sobrevivência das vítimas até a chegada do atendimento especializado.

“O foco é reduzir o tempo entre o atendimento inicial e a chegada do socorro especializado, garantindo intervenções seguras e eficazes nos primeiros momentos da ocorrência”, explica o comandante.

Segundo ele, embora situações desse tipo não sejam frequentes, exigem preparo permanente. Fábio de Souza lembra que técnicas semelhantes já foram utilizadas por equipes da GCM em ocorrências que contribuíram para salvar vidas. “O objetivo é garantir que os agentes estejam preparados para agir de forma rápida, segura e eficiente sempre que uma situação crítica exigir uma resposta imediata”, reforça.

O guarda civil municipal Pablo Aparecido Rocha Pereira, um dos instrutores da capacitação, informa que o módulo prático inclui técnicas como aplicação de torniquete para controle de hemorragias graves, preenchimento de feridas, utilização de selo de tórax em casos específicos, liberação de vias aéreas e medidas para prevenção da hipotermia. “São conhecimentos que podem ser aplicados tanto em situações de violência, como ferimentos por arma branca, quanto em acidentes de trânsito e outras emergências encontradas durante o trabalho diário”, observa.

Na sequência da programação, os agentes também receberão instruções de defesa pessoal, abordagem passiva e utilização de equipamentos não letais, como dispositivos de eletrochoque e spray de pimenta.