CMEI’s de Apucarana promovem mostra de trabalhos pedagógicos com foco na robótica

O Espaço das Feiras recebe na próxima terça-feira (30/06), das 9 às 16 horas, a 2ª Mostra Vivências da Primeira Infância. Com o lema “Explorar, Brincar e Encantar”, a edição deste ano terá como tema “Criar, pensar e resolver: primeiros desafios da robótica”, apresentando à comunidade as experiências pedagógicas desenvolvidas com crianças de zero a três anos nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) de Apucarana.

O prefeito Rodolfo Mota destaca que a iniciativa aproxima as famílias do cotidiano escolar e evidencia o compromisso do município com uma educação pública inovadora desde os primeiros anos de vida. “No ano passado, a mostra apresentou trabalhos nas áreas de Alimentação Saudável, Natureza e Meio Ambiente, Estações do Ano, Família, Mundo dos Animais e Meios de Transporte. Neste ano, o tema escolhido é a robótica, com atividades desenvolvidas para estimular o raciocínio lógico e o pensamento computacional de forma lúdica, significativa e adequada à primeira infância”, afirma.

Coordenada pela Autarquia Municipal de Educação (AME), a mostra reúne projetos elaborados pelos CMEI’s ao longo do ano letivo, evidenciando práticas pedagógicas que valorizam a experimentação, a criatividade, as descobertas e o protagonismo infantil no processo de aprendizagem.

A secretária municipal de Educação, professora Ana Paula do Carmo Donato, explica que o ensino da robótica na Educação Infantil é organizado por meio de subtemas que incentivam experiências investigativas, exploração sensorial, resolução de desafios, interação e construção do conhecimento por meio do brincar. “A proposta é proporcionar vivências que despertem a curiosidade, estimulem o pensamento e favoreçam o desenvolvimento integral das crianças, sempre respeitando as características de cada faixa etária”, ressalta.

Segundo a secretária, a iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com uma educação integral, humanizada e de qualidade, alinhada ao Currículo de Apucarana e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “A mostra é aberta à população e representa uma oportunidade de valorizar o trabalho dos nossos professores e permitir que as famílias conheçam de perto o aprendizado, o cuidado e o encantamento que fazem parte da rotina dos CMEI’s”, convida professora Ana Paula.

Foto: PMA/arquivo/2025

Festival de Inverno movimenta Apucarana com telão do jogo da seleção brasileira, arraiá junino e Capivara Fest

O Festival de Inverno segue movimentando Apucarana com uma programação gratuita para toda a família. Entre os dias 24 e 26 de junho, o Espaço das Feiras recebe um arraiá junino, sempre a partir das 18 horas, com gastronomia típica, música ao vivo, feira de antiguidades, brechós, aulões de dança e a transmissão do jogo da seleção brasileira em telão. No sábado (27/06), durante a tarde, o Parque Jaboti recebe mais uma edição do Capivara Fest, com atividades recreativas, esporte e música. No mesmo fim de semana, sete unidades da rede municipal de ensino promovem festas juninas no sábado (27/06) e no domingo (28/06).

O prefeito Rodolfo Mota destaca que o Festival de Inverno foi planejado para ampliar o acesso às atividades culturais e levar atrações para diferentes regiões da cidade. “A programação foi construída para envolver crianças, jovens, adultos e idosos. Além disso, seguimos a proposta de descentralização, com mais de 60 eventos distribuídos por diferentes regiões de Apucarana”, ressaltou. O prefeito também enfatizou o resgate das celebrações típicas no ambiente escolar. “As festas juninas e julinas, que retomamos no ano passado, fortalecem a participação das famílias na vida escolar, preservam as tradições culturais e ainda geram recursos para as APMFs”, pontuou.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Almeida, explica que o Espaço das Feiras foi preparado para receber o público com gastronomia típica, feira de antiguidades, brechós, música ao vivo, aulões de dança e atrações para todas as idades. Na quarta-feira (24/06), o espaço também contará com a transmissão do jogo entre Brasil e Escócia em um telão. “O evento une a paixão pelo futebol ao clima festivo do Festival de Inverno. A partida começa às 19 horas, mas a festa da torcida terá início uma hora antes, com um aulão de dança de salão aberto a todos os públicos”, destacou. Após o jogo, o público poderá continuar aproveitando a gastronomia e os demais espaços da feira ao som de música ambiente.

No sábado (27/06), o Capivara Fest começa às 15 horas, no Parque Jaboti, com brinquedos gratuitos e distribuição de pipoca para as crianças. Às 16 horas acontece um aulão de fit dance com a Academia Allp Fit e, às 16h30, apresentação do grupo de pagode Vem Cá. A tradicional mascote Capivânia também estará presente para interagir com o público infantil, enquanto a praça de alimentação funcionará durante todo o evento.

As festas juninas da rede municipal também integram a programação do Festival de Inverno.

27 de junho (sábado)

  • CMEI Professor João Baptista Mareze – 13h30 às 19h
  • CMEI Professora Maria Onide Ballan Sardinha – 13h30 às 18h
  • EM Professora Maria Madalena Côco – 14h às 22h
  • CMEI Professor Onésimo de Oliveira Moraes – 14h às 19h
  • EM Professora Maria Tereza Gebrim Preto – 12h às 17h30

28 de junho (domingo)

  • EM Presidente Médici – 14h às 19h
  • EM Professor Durval Pinto – 11h às 18h

*As festas juninas acontecem nas unidades educacionais, com exceção da Presidente Médici, que vai ocorrer no Clube Água Azul.

**O Festival de Inverno segue até 1º de agosto com uma programação gratuita que inclui teatro, música, balé, cinema, festas populares e apresentações artísticas para todas as idades.

Apucarana intensifica protocolo de acolhimento noturno a pessoas em situação de rua em nova onda de frio

Diante da previsão de temperaturas abaixo de 10° C nas madrugadas, a Prefeitura de Apucarana reforçou nesta semana o protocolo de acolhimento noturno emergencial temporário direcionado a pessoas em situação de rua. Com isso, as abordagens sociais que acontecem diariamente das 8 às 17 horas, estarão sendo realizadas até as 20 horas.

Esta será a sexta onda de frio do ano e, segundo institutos meteorológicos as temperaturas mínimas na madrugada vão oscilar entre 6°C e 8°C na metade da semana. “A nossa prioridade é cuidar das pessoas, especialmente daqueles que estão em uma situação de maior vulnerabilidade. Com a chegada de mais uma onda de frio, estamos reforçando as equipes e ampliando as abordagens para garantir que ninguém fique exposto às baixas temperaturas sem receber orientação e apoio. O acolhimento é uma oportunidade de oferecer proteção, alimentação, higiene, atendimento da rede socioassistencial e, principalmente, dignidade”, diz o prefeito Rodolfo Mota.

A secretária municipal da Assistência Social, Fabíola Carrero, explica que o atendimento pode ocorrer por demanda espontânea, onde a pessoa procura o serviço, ou por encaminhamento da rede socioassistencial. “A prefeitura está mais uma vez preparada para dar um atendimento digno e humanizado a todos que buscarem o serviço”, ressalta a secretária.

O reforço do protocolo ficará em vigência até o fim da onda de frio. Para o público masculino, o acolhimento emergencial acontece no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), localizado na Rua Desembargador Clotário Portugal, nº 250, na Barra Funda. Já para as mulheres, o pernoite acontece em parceria com a Ong Resgate Life – Casa Marta e Maria, na Rua Clevelândia, nº 482, na Vila São Carlos. “Antes de serem encaminhadas ao abrigo noturno, as pessoas acolhidas poderão utilizar no Centro Pop serviços como banho e alimentação, roupas limpas, além do apoio do CAPS AD e da rede socioassistencial”, esclarece Fabíola Carrero.

A população também pode colaborar informando situações de vulnerabilidade por meio do telefone do Centro POP, pelo número (43) 3308-1457, ou pelo WhatsApp da Abordagem Social: (43) 99654-9027. Fora do horário comercial, a Guarda Civil Municipal (GCM) pode ser acionada pelo telefone 153.

CORRIDA DO PADROEIRO: Atletas de Apucarana sobem ao pódio e reforçam trabalho de formação esportiva

A equipe de atletismo que representou Apucarana conquistou excelentes resultados na 2ª Corrida do Padroeiro São João Batista, disputada no domingo, em São João do Ivaí. A competição reuniu cerca de 500 participantes e integrou as festividades religiosas do município. Representando a cidade, atletas da base e da categoria adulta garantiram pódios em diversas provas, desde as disputas infantis até a corrida principal de 5 quilômetros.

O prefeito Rodolfo Mota afirma que os treinamentos, a participação em provas e os resultados obtidos reforçam trabalho de formação esportiva. É gratificante ver nossos atletas competindo e trazendo medalhas. Isso mostra que o investimento no esporte traz retorno para as nossas crianças, jovens e para a cidade”, destacou o prefeito.

O secretário municipal de Esportes, Bruno Marchi, reitera que cada prova representa uma oportunidade de aprendizado, experiência e evolução técnica, além de levar o nome de Apucarana para diferentes municípios.

O técnico esportivo da Secretaria Municipal de Esportes, José Marcelino da Silva, o Grillo, explica que a equipe contou com atletas da base e alguns competidores adultos. Na categoria Kids, estavam alunos da rede municipal de ensino que treinam regularmente na pista de atletismo do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), sob orientação do professor Luiz Henrique.

Grillo lembra que os treinamentos acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 18h30, reunindo crianças e adolescentes que vêm se destacando nas competições. Entre os atletas que participaram da prova estão estudantes das escolas municipais Mateus Leme, Juiz Luiz Fernando Araújo Pereira, Professora Marilda Duarte Noli e Vereador José Ramos de Oliveira.

De acordo com o treinador, os resultados obtidos confirmam a dedicação dos atletas e o trabalho contínuo realizado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Esportes. Ele avalia que a conquista de pódios em diferentes categorias demonstra a força do atletismo apucaranense e o potencial daqueles que estão sendo preparados para desafios ainda maiores.

 

Classificação dos Atletas de Apucarana

 CATEGORIA KIDS

— 150 metros feminino: Mirela de Souza Castelo (1º lugar); Luna Manuela Rodrigues Gomes (4º lugar)
— 300 metros feminino: Luiza Cezário Dias (1º lugar); Lorena Chagas (2º lugar)

— 300 metros masculino: Francisco de Assunção Nedoptalski (2º lugar)
— 600 metros masculino: Murilo Rian de Souza ( 1º lugar).

CATEGORIA ADULTO

5 km: Gracieli Souza dos Santos (3º lugar geral).

 

Prefeitura compra 15 mil toneladas de pedra para agilizar recuperação de estradas rurais

Um investimento estratégico da Prefeitura vai garantir mais agilidade na recuperação e manutenção das estradas rurais de Apucarana. Foram adquiridas 15 mil toneladas de pedra, volume suficiente para a conservação de aproximadamente 50 quilômetros de vias. A medida amplia a capacidade de atendimento em regiões onde não existe disponibilidade de piçarra, assegurando melhores condições de tráfego para produtores e moradores.

O prefeito Rodolfo Mota destaca que a iniciativa atende diretamente quem depende das estradas para o escoamento da produção e o acesso aos serviços urbanos. “O investimento fortalece o atendimento às comunidades do campo, melhora as condições de tráfego e oferece mais segurança para o transporte da produção agrícola, além de facilitar o deslocamento dos moradores”, afirmou.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e de Serviços Públicos, Wendel Metta, a contratação representa um avanço importante para o planejamento das equipes. “O material será utilizado apenas nas localidades onde não houver disponibilidade de piçarra, permitindo que os trabalhos avancem sem a necessidade de buscar material em regiões distantes”, explicou.

Wendel Metta informa que a Secretaria de Agricultura já possui um cronograma com 11 estradas rurais previstas para receber melhorias na sequência dos trabalhos. Entre elas estão a Estrada da Serrinha, que liga o Núcleo Habitacional João Paulo ao Contorno Norte, e a Estrada do Papagaio, na região do Distrito do Barreiro. “Nestes dois locais, não há reservas de piçarra em áreas próximas. Por isso, a pedra licitada será essencial”, completou.

O secretário ressalta que a principal vantagem da contratação é a logística. “De acordo com a licitação, a empresa vencedora deve entregar a pedra diretamente nos locais indicados pela Prefeitura. Com isso, conseguiremos abrir mais frentes de trabalho simultaneamente”, afirmou.

Material é testado em parque industrial

O primeiro serviço utilizando o novo material foi realizado nesta segunda-feira, em um trecho de aproximadamente 500 metros da via marginal de acesso ao Parque Industrial da Vila Reis, às margens da BR-376. Além de recuperar um ponto que apresentava problemas de trafegabilidade, o trabalho serviu como teste para avaliar o consumo do material e definir a quantidade de caminhões necessária para as futuras operações.

Segundo Metta, a pedra adquirida possui características que favorecem a compactação e aumentam a durabilidade dos serviços. O material é proveniente da etapa de limpeza da rocha realizada pelas pedreiras e, embora não seja utilizado na construção civil como a brita convencional, apresenta desempenho adequado para a manutenção de estradas rurais.

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura já realizou a conservação de cerca de 250 quilômetros de estradas rurais, de um total aproximado de 600 quilômetros existentes no município. “Com esta nova estratégia, vamos não apenas agilizar os trabalhos, mas também aumentar a durabilidade da conservação, garantindo que as estradas permaneçam em boas condições por mais tempo”, avaliou o secretário.

 

Prefeitura avança na solução de pontos críticos de drenagem em Apucarana

A Prefeitura de Apucarana tem intensificado as ações para solucionar problemas recorrentes na rede de drenagem, reduzindo os impactos das chuvas e aumentando a segurança da população. Somente neste ano, foram realizadas dezenas de intervenções em diferentes regiões da cidade. Entre as mais recentes está a solução de um problema crônico no Jardim Monções, nas proximidades da passagem da linha férrea, onde o acúmulo de água causava graves transtornos a comerciantes e moradores.

O prefeito Rodolfo Mota afirma que o objetivo é evitar que problemas registrados no local se repitam, como a situação em que freezers de uma sorveteria foram arrastados pela força da enxurrada. “Estamos empenhados em resolver questões históricas de drenagem e também em agir rapidamente diante de novas ocorrências. São situações que, infelizmente, trouxeram prejuízos e transtornos para a população”, pontuou.

Rodolfo Mota ressaltou que o trabalho na rede de drenagem vem sendo executado de forma contínua em pontos críticos mapeados por todo o município. “Além da equipe própria, a Prefeitura contratou uma empresa terceirizada para ampliar a capacidade de atendimento”, enfatizou. Somente neste ano, foram realizadas intervenções nas ruas Amor Perfeito (Jardim das Flores), Independência (Jardim América), Grande Alexandre (Vila Nova), Rio dos Patos (Núcleo João Paulo), Antônio Melnick (Vila Operária) e Nelson Moraes (Núcleo Osmar Guaracy Freire). Também receberam serviços a região do Parque Biguaçu, o Núcleo Habitacional Sanches dos Santos, o Jardim Veneza e a Avenida Central do Paraná, entre outros locais.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Mateus Franciscon Fernandes, além do mapeamento dos pontos críticos, foi criado um sistema de classificação para dar mais eficiência aos trabalhos. “As demandas recebidas da população são organizadas conforme o grau de urgência, permitindo que os casos emergenciais recebam atendimento prioritário e que o município planeje as próximas intervenções”, explicou. Segundo ele, além dos reparos imediatos, a manutenção das tubulações é fundamental. “Algumas já têm 30 ou 40 anos e a inclinação de determinadas ruas faz com que a água escoe com muita velocidade, levando detritos, provocando entupimentos e rompimentos nas galerias. Isso exige manutenção constante e, em muitos casos, a substituição das estruturas”, afirmou.

Serviços complexos e grandes investimentos
Muitos problemas de drenagem só revelam sua real dimensão quando as máquinas iniciam a abertura do asfalto. “Como as galerias ficam no subsolo, frequentemente a extensão dos danos é descoberta apenas durante a execução da obra, exigindo adaptações no planejamento inicial”, esclareceu o secretário.

Entre os casos de maior complexidade está a Rua Rio dos Patos, na região do Núcleo Habitacional João Paulo, onde o rompimento de uma antiga tubulação metálica provocou uma grande erosão. Para resolver a situação, a administração municipal contratou uma empresa especializada que executou obras de recuperação da rede de drenagem, além da construção de meio-fio, sarjetas e calçadas, em um investimento aproximado de R$ 650 mil.

Apucarana entrega kits maternidade e reforça cuidado com gestantes da rede municipal

Sessenta mulheres que realizam acompanhamento pré-natal na rede pública de saúde e já completaram trinta e duas semanas de gestação foram contempladas nesta sexta-feira (19/06) pela Prefeitura de Apucarana com kits maternidade. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e a Secretaria da Mulher e Assuntos de Família, a iniciativa visa auxiliar as gestantes no período de chegada do bebê, garantindo itens essenciais para os primeiros cuidados com o recém-nascido.

A entrega, primeira do atual mandato, foi realizada pelo prefeito Rodolfo Mota em ato na Casa da Gestante. “Em um passado recente, Apucarana enfrentou uma taxa de mortalidade infantil alta, muito acima da média do Estado e do Brasil. Então, desde que assumi em janeiro do ano passado, temos trabalhado para cuidar de nossas gestantes com muito carinho e os resultados agora são positivos. Quero agradecer os profissionais das equipes envolvidas em todas as etapas do atendimento, que no dia a dia prestam um trabalho de carinho com as nossas gestantes, tanto nas UBS’s, como na Casa da Gestante, onde estão concentrados os atendimentos de médio e alto risco”, disse o prefeito.

Sobre os kits entregues, Rodolfo Mota revelou que a gestão realizou mudanças para melhorar a qualidade dos itens oferecidos. “Fizemos uma reformulação em relação ao que era entregue anteriormente. Tudo que temos feito é com muito carinho e com capricho para poder entregar algo de qualidade, por isso compramos uma bolsa mais bonita, de material resistente e incluímos mais itens”, informou Rodolfo Mota. Segundo ele, mais do que algo material, o kit é uma demonstração do cuidado que a prefeitura tem procurado oferecer ao apucaranense. “Tudo dentro de um planejamento que visa construir uma Apucarana que cresce, desenvolve, cuida e reduz a taxa de mortalidade materno e infantil”, afirmou o prefeito.

Adquiridos pela Secretaria Municipal da Assistência Social, os kits são compostos por uma bolsa maternidade, cueiro, edredom, macacão, body de inverno, toalha de banho com capuz e sabonete líquido. “É uma alegria fazer a primeira entrega dessa nova versão do kit para aquelas mães que precisam do nosso trabalho”, disse Fabíola Carrero, secretária da pasta. Ela reforçou que o programa é um benefício da Secretaria de Assistência Social fruto de um trabalho intersetorial com as secretarias da Mulher e Assuntos da Família e a da Saúde.

Ao parabenizar as gestantes pelo acompanhamento pré-natal em dia, o secretário municipal de Saúde, médico Guilherme de Paula, reforçou a importância da vacinação neste período destacando a disponibilidade de vacinas importantes para a proteção das mães e dos bebês, em especial contra o vírus sincicial respiratório e contra a influenza (gripe). “Temos duas vacinas muito importantes para as gestantes agora. A do vírus sincicial respiratório é um avanço que a ciência trouxe para a gente e tem diminuído muito o internamento de crianças, principalmente dos bebezinhos. É uma doença muito grave, por isso precisamos estar atentos. As gestantes precisam fazer a vacinação porque ela traz imunidade para o bebê quando ele nasce. Também estamos em um momento em que a influenza está aumentando, por isso precisamos do apoio da população, principalmente das crianças menores de 6 anos, gestantes, idosos, profissionais de saúde e professores, para conseguirmos combater esse vírus”, informou.

A secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, primeira-dama Karine Mota, falou sobre o trabalho de acolhimento e orientação realizado pela prefeitura e reforçou a importância de as mulheres conhecerem seus direitos durante a gestação e o parto. “É importante que vocês conheçam tudo aquilo que a prefeitura oferece, porque são direitos de nós mulheres. No ano passado, realizamos uma palestra falando da importância dos direitos na hora do parto, porque muitas vezes nesse momento acabamos passando por situações sem conhecer aquilo que temos direito. É importante saber sobre a forma de atendimento, sobre a possibilidade de ter o esposo ou uma pessoa da família acompanhando, enfim, conhecer esses direitos, e estamos à disposição para esclarecer todas as dúvidas sempre que necessário”, comunicou Karine, desejando um momento especial para a chegada dos bebês. “É tão gostoso esse momento de esperar um filho, é uma alegria muito grande. Que Deus abençoe a hora e o parto de vocês”, concluiu a secretária.

Esperando Olívia, seu terceiro filho, Cristiane Aparecida de Souza Clarimundo agradeceu o gesto da administração. “São itens que ajudam muito nos primeiros dias da chegada do bebê”, reconheceu.

Presenças – Entre as autoridades presentes estiveram ainda a coordenadora da Casa da Gestante, enfermeira obstetra Maria Aparecida Moreira das Neves (Cidinha), o diretor-clínico da Casa da Gestante, médico obstetra Sérgio Luiz Rigon Filho, e membros do secretariado municipal.

Apucarana inicia implantação de novo Centro Cívico com doação de área ao IDR Paraná

A Prefeitura de Apucarana oficializou nesta quinta-feira (18/06) a doação de um terreno de 906,83 metros quadrados para o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-IAPAR-Emater). A área, localizada no Loteamento Residencial Cazarin, nas proximidades do Parque Municipal Jaboti, tem como finalidade a instalação da sede própria do instituto no município.

Ao assinar a escritura pública de doação, o prefeito Rodolfo Mota falou sobre a expectativa de que em breve novos órgãos públicos também devem ser contemplados. “Estamos felizes de ter o IDR como o primeiro órgão público a celebrar conosco essa parceria. Temos trabalhado para que outros, que precisam da construção das suas sedes, também se instalem nesse local”, disse Rodolfo Mota.

O prefeito ressaltou que o ato também simboliza o primeiro passo da construção de um futuro mais organizado para Apucarana. “Este investimento foi pensado para Apucarana dos próximos 20 anos, onde o cidadão vai encontrar, em apenas um local, vários serviços públicos. Estamos certos de que o futuro precisa ser planejado no hoje e seguimos trabalhando para que, em breve, possamos fazer o anúncio de outros empreendimentos nesse futuro Centro Cívico”, comentou Rodolfo Mota, agradecendo à Câmara de Vereadores que aprovou a doação do terreno ao IDR.

A assinatura do documento de doação aconteceu em ato no gabinete municipal e contou com a presença do vice-prefeito Marcos da Vila Reis, do superintendente municipal de Patrimônio, Maurinei Nunes, do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR – IAPAR – Emater), Altair Sebastião Dorigo, do chefe do escritório regional Apucarana do IDR, Luiz Marcelo Franzin, e do assessor Regional de Projetos do IDR-Paraná em Apucarana, Adilson Novaes.

O órgão regional estadual, que abrange 13 municípios, é o primeiro a anunciar instalação na área – de 13.157,15 metros quadrados – adquirida pelo Município em fevereiro deste ano visando estruturação de um novo centro cívico.

Em nome do Governo do Paraná, o diretor-presidente do IDR, Altair Sebastião Dorigo, agradeceu à Prefeitura de Apucarana e que a projeção é iniciar a obra ainda neste ano. “Ao longo do tempo, nosso escritório local e regional vem sempre mudando de endereço, pulando de galho em galho. Agora, graças ao empenho do prefeito, da Câmara de Vereadores e do nosso governador Ratinho Júnior, temos esse recurso (área) para construirmos a nossa sede própria”, disse Dorigo.

Ele destacou a localização escolhida para o novo centro cívico de Apucarana. “Uma região extremamente nobre, um lugar muito bonito e temos certeza que será uma nova era para os nossos técnicos, onde terão melhorar condições de trabalho, e também para o atendimento de nosso público. Vamos iniciar essa obra ainda em 2026 para que, no máximo, daqui a um ano, possamos inaugurar a nossa sede”, afirmou Dorigo.

O que é – O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater foi criado pela Lei 20.121/19, a partir da incorporação do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) e Centro Paranaense de Referência de Agroecologia (CPRA) pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Tem como missão prestar serviço integrado de pesquisa e experimentação agrícola, de assistência técnica e extensão rural, de fomento no meio rural e de expansão da base de agroecologia para a produção de alimentos de alta qualidade de forma ágil e eficiente.

O Escritório Regional do IDR Paraná em Apucarana atende a uma abrangência territorial de 13 municípios. A jurisdição do escritório engloba: Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom e Sabáudia.

Apucarana contribui para definição de prioridades que orientarão o desenvolvimento do Vale do Ivaí

Apucarana participou nesta quinta-feira (18/06), em Ivaiporã, da Oficina do Diagnóstico e Elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR), segunda etapa presencial do Programa Paraná Produtivo. A iniciativa da Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná reúne municípios do Vale do Ivaí para discutir prioridades e construir estratégias voltadas ao desenvolvimento regional.

O prefeito Rodolfo Mota destaca a importância da participação de Apucarana na construção de um planejamento regional que contemple as necessidades e potencialidades do Vale do Ivaí. “Sempre defendi que o desenvolvimento dos municípios passa pela cooperação regional. Quando as cidades se unem para discutir desafios e construir soluções conjuntas, conseguimos resultados mais eficientes e duradouros. O Paraná Produtivo é uma iniciativa importante porque permite que as decisões sejam tomadas com base em dados, diagnósticos e nas demandas reais da população”, afirmou. Segundo o prefeito, Apucarana tem atuado de forma integrada com os municípios vizinhos e com o Governo do Estado para ampliar oportunidades e atrair investimentos.

Estiveram representando o Município na oficina o diretor de Governo e Relações Institucionais, José Henrique Martins, e o diretor da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Serviços, Alexandre Spaciari Kuchpil. “Esse trabalho tem como objetivo identificar potencialidades, desafios e demandas dos municípios, fornecendo subsídios para que o Governo do Estado defina ações e investimentos voltados ao fortalecimento da região”, explica Martins.

As discussões estão organizadas em quatro grandes eixos temáticos: infraestrutura, pessoas, sistema produtivo e governança e gestão. “Durante a oficina, representantes de órgãos públicos, lideranças regionais e demais segmentos da sociedade participaram da construção de um diagnóstico territorial, contribuindo com propostas e apontamentos sobre as necessidades e oportunidades existentes no Vale do Ivaí”, reforma Alexandre Kuchpil.

De acordo com ele, o Plano de Desenvolvimento Regional servirá como instrumento de planejamento para orientar políticas, programas e iniciativas voltadas ao crescimento sustentável dos municípios, fortalecendo a integração regional e ampliando as perspectivas de desenvolvimento econômico e social.

Aulas gratuitas de ginástica artística e rítmica são retomadas no Lagoão com mais de 300 alunos

Mais de 300 crianças e adolescentes de Apucarana estão tendo a oportunidade de participar de aulas de ginástica artística e rítmica. O projeto esportivo da prefeitura, que funciona em uma sala no ginásio poliesportivo do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), atende gratuitamente alunos com idades entre 5 e 15 anos.

O prefeito Rodolfo Mota destaca que os projetos esportivos do município são ferramentas de formação, disciplina e qualidade de vida, fundamentais para a formação de base, recebendo tanto estudantes oriundos de escolas públicas quanto de particulares. “As atividades de base ampliam as oportunidades para crianças e adolescentes desenvolverem habilidades físicas, sociais e emocionais em um ambiente seguro e com todo o suporte necessário”, salienta.

Conforme o secretário municipal de Esportes, Bruno Marchi, os alunos que já participavam das aulas no ano passado tiveram a matrícula renovada automaticamente, mas a secretaria também abriu novas inscrições por meio da plataforma https://apucarana.web.placarsoft.com.br. Marchi informa que as aulas foram retomadas há cerca de 15 dias no mesmo local (sala de ginástica do ginásio). “Parte dos novos inscritos ainda não compareceu e a orientação é que as famílias acessem a plataforma, confirmem a turma, o horário e procurem o ginásio do Lagoão para iniciar as atividades”, solicitou.

De acordo com a técnica esportiva responsável pelas aulas, Neusa Maria da Silva, as turmas de iniciação acontecem às terças, quintas e aos sábados, enquanto os treinamentos voltados ao aperfeiçoamento técnico são realizados às segundas e quartas-feiras. “Fazemos uma avaliação contínua do desempenho dos alunos, que vão sendo direcionados às turmas de treinamento conforme demonstram evolução técnica”, explicou.

A equipe que participa de competições já é composta por 35 atletas. “A ginástica artística de Apucarana participará em breve da fase final dos Jogos Escolares do Paraná. Já a equipe de ginástica rítmica participará em setembro do Torneio Elisabeth Laffranchi, em Cambé”, exemplificou.

HORÁRIOS DAS AULAS (turmas de iniciação)
Local: sala de ginástica do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão)

Terças e quintas-feiras

8h40 às 9h30
9h40 às 10h30
10h35 às 11h05
14h às 15h
15h às 16h
17h às 18h

Sábados

8h20 às 9h
9h05 às 9h55
10h às 10h45
10h50 às 11h30

TREINAMENTOS PARA COMPETIÇÃO
Segundas e quartas-feiras, para alunos selecionados pela equipe técnica.