Autorizada em maio pelo prefeito Beto Preto, a construção do complexo esportivo da zona leste de Apucarana já atingiu metade do cronograma. O equipamento, que está sendo edificado na Rua Denhei Kanashiro, próximo à APAE, contempla a construção de um ginásio poliesportivo coberto e uma cancha de bocha. “Um grande aparelho esportivo que foi pensado pela gestão Beto Preto para atender a uma região carente de um ambiente para o esporte e o lazer. Quando em atividade, este complexo vai acolher escolinhas de base para crianças das comunidades circunvizinhas, atividades para adultos e terceira idade, além dos alunos das redes de ensino municipal e estadual”, pontuou Júnior da Femac, prefeito em exercício de Apucarana.
A região escolhida para receber o complexo esportivo vem crescendo com a implantação de novos conjuntos habitacionais. “Com isso atenderemos diversos bairros como o da Raposa, Jaçanã, Sumatra I e II, Sabiá, Andorinhas, Cerejeiras e a região da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), entre outros”, cita Júnior.
Conquistados através do Deputado Federal Sérgio Souza, os recursos para a obra são oriundos do Ministério do Esporte, no valor de R$2.193.750, e que contam com R$398.387,00 de contrapartida do município, mais o terreno de cerca de 20 mil metros quadrados, também disponibilizado pela Prefeitura. “O deputado Sérgio Souza tem sido um parceiro de Apucarana em Brasília e somos muito gratos pela conquista desta verba que está sendo aplicada dentro da política municipal de promoção do esporte”, disse Júnior. Ele lembra que desde 2013 a administração vem promovendo a revitalização de praças esportivas, bem como fomentando jogos e outras competições em níveis municipal e estadual. “O prefeito Beto Preto é um incentivador do desporto e por isso a prefeitura tem feito um trabalho gradativo, que teve início em 2013 com a revitalização do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), ginásio do Caic, do Pirapó e que hoje já atendeu inúmeras outras praças esportivas nos bairros e distritos de Apucarana”, relatou o prefeito em exercício.
Elaborado pela equipe de técnicos do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), o projeto do complexo esportivo da zona leste prevê ginásio de esportes com 1.589 metros quadrados de área construída e cancha de bocha, no padrão sul-americano, com área de 460 metros quadrados. “O ginásio poliesportivo contará com banheiros, vestiário e arquibancadas com capacidade para 300 pessoas”, informa o engenheiro civil Herivelto Moreno, secretário Municipal de Obras.
O espaço será o terceiro na cidade a ter uma quadra poliesportiva nas dimensões oficiais (40 x 20). “Este complexo dará a possibilidade da população ter um espaço próximo das suas casas para o desenvolvimento de atividades esportivas, como futsal, vôlei, basquete e handebol, entre outros”, pontua professora Jossuela Pinheiro, secretária municipal de Esportes e Juventude. Devido à grande dimensão do terreno, futuramente a prefeitura poderá ampliar a estrutura.