A nova titular da Delegacia da Mulher, Sandra Nepomuceno, esteve nesta quinta-feira (23/5) na Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana, conhecendo o Centro de Atendimento à Mulher (CAM), um departamento parceiro no trabalho de combate à violência doméstica. Ela estava interessada em compreender, mais pormenorizadamente, o fluxo de trabalho da rede de proteção à mulher, bem como os profissionais que a integram.
A secretária da Mulher, Denise Canesin Machado, destacou o quanto a nova delegada mostrou-se solícita e envolvida com as políticas públicas municipais de atendimento à mulher. “Todos os atores da rede de proteção à mulher buscam atendê-la em sua integralidade e sempre da melhor forma possível, para que essa mulher tenha, em qualquer nível de entendimento, ciência de todos os seus direitos”, disse.
Denise também salientou que a ideia dessa rede de proteção e atendimento à mulher é que ela saia fortalecida para romper o ciclo de violência doméstica, quer num futuro decida estar com seu companheiro, em novas bases de relacionamento, ou se afaste dele, por entender que não há mais condições de se relacionar por quebra de direitos. “Essa mulher tem a seu dispor todos os recursos que a gestão do prefeito Júnior da Femac oferece para garantir mecanismos e ferramentas para romper a violência: o Poder Judiciário, a Delegacia da Mulher, a Guarda Municipal, o CAM e o mais novo aliado, o botão do pânico, que traz a maior coibição do ato da violência”, destacou.
Para a delegada Sandra Nepomuceno, “a parceria entre o CAM e a Delegacia da Mulher é muito importante porque há um trabalho integrado para a proteção da mulher. Nossas conversas são sempre seguidas de melhorias no atendimento delas”, ressaltou.