A Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (ACEA) realizou na noite de ontem (quarta-feira – 22/05), na sua sede, o lançamento oficial da 25ª Festa da Cerejeira, que neste ano comemora seu “jubileu de prata”. O tradicional evento realça a importância da colônia japonesa em Apucarana e região e também serve para homenagem os pioneiros japoneses, além de celebrar e reverenciar a florada da cerejeira, árvore símbolo do Japão.
O lançamento da festa, que irá acontecer de 27 a 30 de junho, foi comandado pelo presidente da Acea, Kenite Ishida, com a presença do prefeito Junior da Femac, da Sra. Akemi Nishimori, esposa do deputado federal Luiz Nishimori; do presidente da Associação Comercial e Industrial, Jayme Leonel; e do presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Eduardo Suzuki; além do presidente do Conselho Deliberativo da Acea, Satio Kayukawa.
Também participaram representantes de entidades sociais de Apucarana, que serão beneficiadas com a renda referente à venda de ingressos na festa, além de diretores, associados, empresários, expositores e imprensa.
O presidente da Acea Kenite Ishida destacou que trata-se da maior festa de Apucarana e, a exemplo de anos anteriores, o evento terá comidas típicas japonesas, apresentações artísticas, palestras, salão do automóvel, feira de Pequenos Produtores, Encontro de Danças Japonesas e Taiko, além de outros atrativos. “Reiteramos o convite para que os apucaranenses e o público em geral da região prestigie os 25 anos da festa da Cerejeira”, anunciou Ishida.
O prefeito Junior da Femac lembrou o falecimento, nesta semana, do pioneiro nipônico Hiroshi Fukumoto que, durante 70 anos cuidou da principal nascente do Rio Pirapó, em Apucarana. “São pessoas como o Sr. Fukumoto que representam a colônia japonesa de Apucarana que sempre enaltecemos pela sua contribuição no desenvolvimento de Apucarana”, comentou.
Junior da Femac aproveitou para anunciar que, antecedendo a festa, a Prefeitura de Apucarana irá dar início à construção da “Praça do Japão”, junto ao Parque Jaboti. “O projeto está pronto e se destaca por um monumento em homenagem aos pioneiros japoneses”, informou.
Falando em nome da Aliança Cultural Brasil-Japão, Eduardo Suzuki, destacou a grandeza da festa da Cerejeira, que valorizam os aspectos sociais e culturais milenares do Japão. “São eventos desta magnitude que ajudam a manter viva todas as tradições trazidas pelos nossos antepassados”, assinalou Suzuki.