O prefeito Beto Preto (PSD) sancionou na tarde desta terça-feira (24/04) o Projeto de Lei nº 028/2018, de autoria do vereador Lucas Ortiz Leugi (REDE), que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos dos Autistas Apucaranenses (AMAA). A tramitação do projeto na Câmara Municipal de Apucarana obteve apoio unânime dos vereadores.
Conforme explica Lucas Leugi, a entidade está cumprindo todos os requisitos legais para passar a ter uma atuação mais firme na defesa dos autistas em Apucarana. “Fomos procurados por lideranças do movimento e decidimos apresentar o projeto de lei que, depois de aprovado no legislativo, agora se torna lei municipal, com a sanção do prefeito Beto Preto”, comentou Leugi.
Conforme destaca Beto Preto, Apucarana conta atualmente com pouco mais de cinquenta autistas em idade escolar. “Vinte e seis deles estão integrados nas escolas e CMEIs municipais e recebem atenção especial na parte pedagógica e psicológica”, assinala o prefeito.
O vereador lembra ainda que na rede escolar pública os alunos autistas têm adaptação curricular, professores de apoio e todo o atendimento diferenciado que se faz necessário. “A Associação de Pais e Amigos dos Autistas Apucaranenses vem ganhando mais força na luta contra o preconceito e a falta de informação, para assegurar os direitos básicos dos autistas”, enaltece Leugi.