Prorrogada a votação do Terra Forte em prêmio nacional

{"autoplay":"false","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

O período de votação  nacional no Prêmio Municiência, uma iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que reconhece programas inovadores na gestão pública, e que apresentam resultados positivos vai prosseguir até o dia 10 de maio. O programa de fruticultura Terra Forte, de Apucarana, foi escolhido entre centenas no país, sendo um dos quinze finalistas.

Após a seleção técnica, agora o voto popular decide os vencedores. Para ajudar a eleger o programa que gerou mais renda para os pequenos produtores rurais e fruta na merenda escolar das crianças acesse este link e vote: www.municiencia.cnm.org.br/principal/votacao  lembrando que cada IP (endereço eletrônico), e e-mail, pode votar uma única vez.

O Programa Terra Forte, criado na gestão do prefeito Beto Preto, como forma de estimular a fruticultura como alternativa de renda para a agricultura familiar e, ao mesmo tempo, enriquecer a alimentação escolar, está entre os finalistas do “Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores”, edição 2017/2018, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Em dezembro, o Terra Forte passou na primeira fase com municípios de todos os estados do País, classificando-se entre os trinta melhores”, informa o secretário.

Já na segunda fase, em março, o programa voltou a ser qualificado, agora entre os quinze melhores do País. “Resta a fase final, na qual serão eleitos, com votação online, no site da CNM, os cinco melhores programas de gestão pública do Brasil, que buscam melhorar a qualidade de vida da população, e que podem ser reaplicados em outros municípios”, comenta o prefeito Beto Preto.

A direção da Confederação Brasileira de Municípios (CNM), diz que o prêmio é uma ação pioneira, destinada a gestores municipais, com o objetivo de identificar, analisar, promover e compartilhar experiências inovadoras implementadas pelos prefeitos e prefeitas nas cinco regiões do Brasil.

A primeira edição do Municiência foi lançada pela CNM em 2015. A partir de então, experiências exitosas estão sendo apresentadas pelos gestores, num processo de seleção aberto e transparente. E, para escolher as mais inovadoras, a Confederação Nacional de Municípios instituiu a votação online. Cidadãos de todo o Brasil podem eleger aquelas que, em sua visão, mais contribuiriam para o aprimoramento da gestão municipal.

As iniciativas mais votadas recebem a visita da equipe da CNM para sistematização. Os resultados são publicados em guias de reaplicação das experiências exitosas, com a possibilidade de serem baixados os relatórios, via download no site da CNM, ou obter as informações por cartilhas editadas.

“Essas práticas exitosas, para serem inovadoras, devem ser inéditas nos municípios ou apresentarem novas estratégias, de forma a contribuir significativamente para a melhoria da gestão municipal”, frisa Gustavo Cezário, Diretor-Executivo da CNM, emendando que “a proposta é disponibilizar soluções criativas, adaptáveis e acessíveis para outros municípios brasileiros”.

 

Prefeito pede apoio na votação online

O Programa Terra Forte, desde que foi criado, busca fomentar e incentivar a fruticultura local, para diversificar as atividades geradoras de renda no município e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida na agricultura familiar. “O programa também contribui para enriquecer a alimentação escolar, considerando que a contrapartida dos agricultores ao município – pelos insumos, mudas e assistência técnica recebidos – é paga com uma parte da sua produção em frutas, destinadas à merenda escolar”, destaca o prefeito Beto Preto.

Ele aproveita para pedir apoio dos apucaranenses, dos cidadãos de municípios vizinhos e de todo Vale do Ivaí, para acessarem o site da CNM e votarem no Programa Terra Forte. “A experiência mostrou resultados positivos e estamos estimulando a fruticultura em toda a nossa macrorregião. Estamos entre os quinze finalistas do Prêmio MuniCiência, em âmbito nacional e, a partir de agora, está nas mãos de quem conhece o Terra Forte, ajudar a elegê-lo como um dos cinco melhores do País. Entre no site  http://www.municiencia.cnm.org.br/  e vote no Terra forte”, pede Beto Preto, lembrando que cada IP (endereço eletrônico) pode votar uma única vez.

 

Finalistas do MuniCiência

1 – Abaetetuba/PA – Sistema Alternativo de Tratamento de Água

2 – Apucarana/PR – Programa Terra Forte

3- Barcarena/PA – Em Busca de Marias

4- Bom Despacho/MG – Social Itinerante

5 – Cascavel/PR – Programa de Piscicultura do Município

6 – Consórcio IBERÊ/SC – Projeto de recuperação e preservação das matas ciliares, no oeste de Santa Catarina

7 – Gurjão/PB – Programa de Protagonismo Juvenil

8 – Itabira/MG – ItabiraHUB – Coworking Público

9 – Ponta Grossa/PR – Programa Feira Verde

10 – Rio Grande/RS – Projeto Arte na Parada

11 – Santa Clara do Sul/RS – Programa Santa Clara Tem Valor

12 – Santa Cruz da Esperança/SP – Moeda Verde – Cidade Limpa

13 – São Bento do Una/PE – Programa Estou Presente Professor

14 – Teresina/PI – Tecnologia Digital na Revisão do Plano Diretor

15 – Venâncio Aires/RS – Serviço de Atendimento ao Cidadão

 

 

Compartilhe