Em solenidade no gabinete municipal, o prefeito Junior da Femac empossou hoje os conselheiros tutelares eleitos em pleito realizado em outubro do ano passado. Os cinco conselheiros titulares, Amália Costa Bittencourt Zielonka de Mello, André dos Reis Avelar, Camila Maiara Campideli, Juliane de Lima e Maria Luzinete Carvalho do Nascimento Pereira, assumiram o cargo por um mandato de quatro anos (2020/2024).
Os novos conselheiros tutelares, cinco membros titulares e 8 suplentes, foram eleitos em pleito popular realizado no dia 6 de outubro, quando 4.777 eleitores votaram em 37 candidatos. Os eleitos participaram em novembro da capacitação sobre todos os processos inerentes à função.
“Essa posse é o coroamento de um grande trabalho dentro do processo de eleição dos conselheiros tutelares. “Todos vocês agora, titulares e suplentes, fazem parte de uma grande rede de proteção e carregam a responsabilidade de dar voz àqueles que muitas vezes não conseguem ser ouvidos, que não conseguem enfrentar por si só uma situação de vulnerabilidade”, disse o prefeito Junior da Femac.
O prefeito acrescentou que “os conselheiros têm sobre seus ombros a representação e o cuidado das crianças e adolescentes, que são nossos maiores tesouros. Criança nenhuma pode sofrer qualquer constrangimento que abale seu desenvolvimento. A postura de nossa gestão é de total apoio a vocês. Peço a todos dedicação total na missão.”
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Edna Garcia, destacou a importância do Conselho Tutelar na proteção da criança e adolescente e reforçou a importância do trabalho em equipe para alcançar o resultado esperado.
A vereadora Márcia Sousa, por sua vez, falou da grande responsabilidade assumida por cada conselheiro, lembrando que essa equipe encontra na gestão Beto Preto e Junior da Femac total condição de trabalho para cumprir suas atribuições.
Entre as principais funções do conselheiro tutelar está a de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, tendo ainda competência para aplicar medidas de proteção sempre que direitos forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis.
Para acionar o serviço do Conselho Tutelar as pessoas devem ligar para 3425-1572 ou para o plantão 24 horas (43) 996548817. O atendimento presencial ao público acontece de segunda a sexta-feira, no período das 8 às 18 horas, sem intervalo para o almoço. Fora destes dias e horários, as pessoas podem fazer uso do plantão 24 horas: 996548817.
Funcionando na Rua Érico Veríssimo, 125, no prédio do antigo hospital Menino Deus, próximo ao Colégio Estadual Izidoro Luiz Cerávolo, o órgão conta com motoristas, dois carros, um auxiliar administrativo e cinco salas individuais para cada conselheiro fazer atendimento reservado.
Durante a posse dos novos conselheiros o prefeito Junior da Femac anunciou a transferência do Conselho Tutelar para um novo endereço, prevista para ainda neste mês. A nova sede está localizada na Rua Osório Ribas de Paula, 697, a 150 metros do terminal rodoviário. “Vamos mudar a sede para um local mais central, com mais visibilidade e de fácil acesso”, justificou Junior da Femac.