Comerciantes da Feirinha da Lua, da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), da Rede de Economia Solidária e Protagonismo Feminino da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família e outros expositores avulsos que vão atuar nas festividades dos 76 anos de Apucarana participaram nesta sexta-feira (10/01), no salão nobre da prefeitura, de um encontro com membros da organização e das forças de segurança.
Realizada a pedido do prefeito Júnior da Femac, a reunião objetivou repassar dicas de segurança e detalhes da extensa programação que acontece entre os dias 24 e 27 de janeiro, na Praça Rui Barbosa. “São esperadas milhares de pessoas em todos os dias dos festejos e, assim como aconteceu no ano passado e em todos os demais da gestão Beto Preto, queremos que tudo transcorra bem, em clima familiar, como deve ser”, pontua o prefeito.
A principal preocupação é quanto aos shows, especialmente da dupla Bruno e Marrone. “Um ranking nacional aponta que nos últimos 25 anos as músicas da dupla Bruno e Marrone estão entre as três mais tocadas no Brasil. Por isso, acreditamos que o show irá reunir entre 40 e 50 mil pessoas de Apucarana e toda a região”, projeta Júnior da Femac. Além da dupla nacional, a praça vai receber shows com artistas locais, praça de alimentação e a tradicional Prova Pedestre 28 de Janeiro.
Durante o encontro, que contou com a presença do subcomandante Major Marcos José Fácio e do Major Vilson Laurentino da Silva, pelo 10º Batalhão da Polícia Militar (10º BPM), do capitão Jeferson José Rossato, pelo 11º Grupamento de Bombeiros (11º GB), e do comandante da Guarda Municipal, GM Alessandro Pereira Carletti, os comerciantes foram orientados a respeitarem os horários de fechamento das barracas para contribuir com os trabalhos de segurança. Segundo Major Fácio, a Polícia Militar, que estará agindo com apoio da Guarda Municipal, vai contar com policiamento via drone e reforço da cavalaria. “Mais uma vez estaremos atuando com o policiamento preventivo visando a segurança de todos os envolvidos”, afirmou o major.
Os horários de abertura e encerramento da festa ficaram definidos da seguinte forma: “No dia 24, a programação acontecerá das 18 horas à meia-noite. Dia 25, do meio-dia à meia-noite e meia, dia 26 do meio-dia à meia-noite e, dia 27, das 18 horas até uma hora da madrugada”, comunicou Joaquim Rosina, assessor da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Emprego.
Pelo 11º Grupamento de Bombeiros, Capitão Rossato falou sobre os cuidados necessários com a manipulação dos botijões de gás. “Pedimos que não haja a troca durante o atendimento. Antes de começar, importante que o comerciante verifique o botijão e, caso esteja no fim, já realize a substituição. Na correria, pode acontecer uma má conexão e até mesmo o cheiro do gás pode gerar tumulto junto à multidão, causando algo grave como empurra-empurra e até pisoteamento”, alertou o bombeiro.
Ao longo da reunião, agentes municipais de diversas secretarias se revezaram repassando outras orientações. “Horários permitidos para embarque e desembarque de mercadorias, cuidados com a energia elétrica, com a disposição dos banners e cartazes das barracas de modo a evitar poluição visual e sobre o funcionamento do transporte coletivo, onde a Viação Apucarana Ltda deverá estender os horários das linhas para atender a população que prestigiar os shows artísticos”, relata Edison Peres Estrope, secretário Municipal da Indústria, Comércio e Emprego.
Detalhes sobre o trabalho da fiscalização, que vai inibir a ação de vendedores não credenciados, e o funcionamento do sistema de trânsito durante os dias dos festejos, também foram repassados aos presentes.
A programação artística, cultural e esportiva dos 76 anos de Apucarana está sendo fechada e devem ser divulgada oficialmente na próxima semana.