Em reunião técnica realizada nesta terça-feira (17/11), no gabinete municipal, com dez profissionais das áreas de engenharia e arquitetura, ligados ao Idepplan e Secretaria de Obras, o prefeito Junior da Femac deu autorização para o início do projeto de integração de áreas urbanas. Um trecho de 27 km de rodovias irá receber ciclovias, calçadas, iluminação de LED centralizada, arborização e paisagismo, pontos de apoio para ciclistas e pontos de ônibus, além de todo aparato de sinalização vertical e horizontal, e passarelas em alguns locais estratégicos.

“Com a duplicação da BR-376, na saída para Curitiba, e da BR-369 na saída para Maringá, além do Contorno Sul, estamos começando a planejar a integração de uma macrorregião. Soma-se ainda a futura duplicação dos trechos do Estádio Olimpio Barreto até o contorno Sul, do acesso ao Núcleo Afonso Camargo até o bonezão e do acesso ao Núcleo João Paulo até a sede do 10º Batalhão da Polícia Militar. Nosso objetivo é fomentar a ocupação ordenada de novos espaços urbanos, delimitando áreas destinadas a indústrias, comércio e residenciais para os próximos 20 anos”, explica o prefeito Junior da Femac, assinalando ainda que “o planejamento visa também integrar Apucarana com os distritos de Pirapó e Vila Reis”.
Apresentando mapas da região e esboços de projetos de urbanização nas entradas de Apucarana, o prefeito Junior da Femac discutiu as propostas de melhorias com os secretários Herivelto Moreno (obras) e Lafayete Luz (Idepplan), além de engenheiros (as) e arquitetos (as) da prefeitura. “Estamos olhando para o futuro, nos preparando para acomodar uma população maior e para o crescimento industrial e do nosso comércio, com mais mobilidade e equipamentos urbanos mais atraentes”, justifica Junior.
O prefeito lembrou que o Município já tem pronto o projeto de duplicação do trecho urbano da BR-376, entre o estádio e o contorno sul, que está sendo analisado pela concessionária da rodovia. “Vou tratar sobre isso e também sobre a inclusão de uma alça de acesso ao contorno sul junto a Paranatex, nesta quarta feira (18) em reunião agendada com a presidente da CCR-Rodonorte, Thais Caroline Labre”, informa.

LICITAÇÃO DE PROJETOS –
 Ainda na reunião técnica com a equipe, Junior da Femac autorizou a licitação dos projetos de duplicação dos trechos do acesso ao Afonso Camargo até o “bonezão”, e do João Paulo até o quartel do 10º BPM, incluindo rotatórias nos acessos dos dois núcleos. “Até meados de dezembro queremos lançar os editais de licitação dos projetos e, ao mesmo tempo, já estamos trabalhando para conquistar recursos para as obras”, disse o prefeito.
Ao discorrer sobre este planejamento Junior da Femac fez questão de lembrar da luta política dele e do ex-prefeito Beto Preto pela manutenção da duplicação do Contorno Sul, que havia sido descartada anteriormente. “Também mobilizamos prefeitos de toda a região no eixo Londrina-Maringá, além de lideranças empresariais e do agronegócio pela criação da ´frente norte` na duplicação da BR-376, no trecho que vai de Apucarana a Mauá da Serra”, lembra ele.

Prefeitura vai complementar urbanização da “Cristiano Kussmaul”

Além de drenagem e asfalto novo, a intenção é realizar alargamento onde for possível, promovendo recuos de calçada e criação de áreas de estacionamento para permitir mais fluidez ao trânsito

Um trecho de cerca de 700 metros lineares da Rua Cristiano Kussmaul, entre o Condomínio Residencial Damin e a Avenida Governador Roberto da Silveira, será remodelado pela Prefeitura de Apucarana. O projeto está sendo finalizado pela Secretaria Municipal de Obras.
A intenção é realizar alargamento, onde for possível, promovendo recuos de calçada e criação de áreas de estacionamento para permitir mais fluidez ao trânsito sem a necessidade de remanejamento dos postes da rede de energia. As melhorias também vão envolver a realização de obras de drenagem pluvial, calçada, meio-fio e capa asfáltica.
Em reunião com a equipe técnica, nesta terça-feira (17/11) o prefeito Júnior da Femac também solicitou à Superintendência de Trânsito do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), estudo para implantação de uma rotatória junto ao acesso à rua, na interseção com a Avenida Governador Roberto da Silveira (antiga Fujiwara). “A “Cristiano Kussmaul” é uma importante via de ligação de vários bairros com o Contorno Sul. Recentemente, com recursos conquistados junto ao Governo Ratinho Júnior, concluímos a reconstrução e alargamento em uma extensão de 2,3 quilômetros da rua, entre o Contorno Sul e o Residencial Damin. Agora vamos complementar a urbanização, promovendo melhorias em toda a rua”, confirmou o prefeito.
Júnior lembra que a execução original da rua, nos anos 90, foi inadequada. “Agora vamos fazer a reconstrução, atendendo a um grande anseio dos moradores desta região”, salienta o prefeito.

Rotatória
 – O projeto de implantação de rotatória na interseção com a Avenida Governador Roberto da Silveira deve ser concluído ainda nesta semana. Segundo relata o engenheiro de Trânsito do Idepplan, João Victor Scarlatto, o cruzamento hoje é disciplinado por um semáforo. “Mesmo assim, a conversão é perigosa, já que o fluxo de veículos neste trecho é intenso ao longo de todo o dia. A “Cristiano Kussmaul” integra uma região que cresceu muito e que recentemente também recebeu outros investimentos viários de grande porte, como a duplicação e o novo viaduto do Contorno Sul. Essas obras executadas pela prefeitura na rua são importantes para garantir melhor mobilidade e segurança ao trânsito”, pontuou o engenheiro.
O valor do investimento a ser licitado, tanto na complementação da urbanização da rua, quanto da construção da rotatória, será conhecido após a conclusão dos projetos.