Maria Honória da Gloria, 101 anos, e João Laurentino da Silva, 100 anos, estão entre os primeiros idosos de 95 anos ou mais vacinados contra a Covid-19 em Apucarana. Logo no início da manhã desta terça-feira (9), equipes de vacinadores da Autarquia Municipal de Saúde começaram a imunização indo nas casas dos apucaranenses desta faixa etária.

Estou muito alegre por ser vacinado. Estava ansioso para chegar logo a minha vez porque não quero morrer”, disse João Laurentino, morador da região do Jardim Ponta Grossa, com uma vitalidade invejável para quem comemorou 100 anos de vida em janeiro.

João vive com a filha Josefa, de 77 anos. Ela conta que desde março não recebem visita e sua ida ao mercado e outras necessidades básicas é cercada de todas os cuidados preventivos contra o novo coronavírus. “Meu pai não saiu mais de casa e graças a Deus agora está sendo vacinado. É um grande alívio, mas vamos continuar nos cuidando”, afirma.

Maria Honória também não sai de casa desde março e agradece pelo fato poder receber a vacina em casa. “É mais uma segurança para a gente. Essa vacina é mandada por Deus e minha alegria é muito grande. Quem sabe daqui um tempo posso ir na casa de meu filho em São Paulo, sem correr risco”, planeja Maria que vai completar 102 anos em maio.

Apucarana iniciou hoje (9) a vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir de 95 anos. A imunização deste primeiro grupo de idosos está sendo domiciliar. “A Autarquia de Saúde tem o nome e endereço dessas pessoas e quatro equipes de vacinadores irão às suas casas para aplicar a vacina”, informa o diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta.

A estimativa é de que todos os 624 idosos de Apucarana com 95 anos ou mais estejam vacinados até sexta-feira, já que o atendimento vai acontecer mesmo na quinta-feira (feriado da padroeira) e na sexta-feira que é ponto facultativo na administração municipal. O prefeito Junior da Femac pede que as famílias e responsáveis por esses idosos fiquem atentos neste período para receber os vacinadores.

Se ocorrer de algum idoso de 95 anos ou mais não receber a vacina até 6ª feira, a orientação é para que entre em contato com o Pronto Atendimento do Coronavírus, através dos telefones 3162-3049, 99967-0845 e 999670563. As equipes da saúde farão o agendamento para imunizar essa pessoa a partir de segunda-feira (15).

No momento da vacinação os idosos devem apresentar o CPF ou Cartão do SUS e ainda um documento de identificação com foto. Roberto Kaneta detalha ainda que os vacinadores estarão identificados com jalecos e crachás da AMS e conduzindo um veículo com o adesivo da AMS.