A Prefeitura de Apucarana deu início à terceira etapa do programa de modernização da iluminação pública. A nova fase começou pelo Parque Industrial Zona Sul, que recebeu 52 luminárias LED de 190 watts. O serviço terá continuidade nos próximos dias nesta região da cidade, com susbtituição de lâmpadas antigas e implantação de novo sistema em trechos situados entre o Jardim Curitiba e o Distrito de Vila Reis.

O prefeito Junior da Femac lembra que nos últimos anos Apucarana desenvolveu duas grandes etapas, modernizando a iluminação pública em mais de 40 locais, entre bairros, avenidas e parques. “Agora, chegamos à terceira etapa que iniciamos pela região Sul, onde faremos a substituição de luminárias e a ampliação do sistema em trechos que somam mais de dois quilômetros de extensão”, informa Junior da Femac.

Nesta terceira etapa, além de continuar as melhorias nos bairros e avenidas principais, Apucarana investirá em eixos que integrarão a cidade e os distritos. “O nosso planejamento está focado no crescimento de novos eixos, integrando a cidade com distritos e garantindo mais mobilidade”, reitera Junior, citando o projeto que prevê a iluminação de 27 quilômetros em trechos de rodovia e que receberão também ciclovias, calçadas, arborização, paisagismo, pontos de apoio para ciclistas e pontos de ônibus.

De acordo com o engenheiro eletricista Lafayete Luz, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarna (Idepplan), os serviços no primeiro trecho na região Sul já foram concluídos. “Fizemos, através da empresa contratada, a substituição de 35 luminárias no trecho entre a unidade da Cocamar e a trincheira localizada nas imediações do Exército”, informa Lafayete, informando que também foram substituídas luminárias em pontos do outro lado da rodovia. “Fizemos a troca de 10 luminárias na via marginal em frente ao 30o BIMec e de outras sete em frente à Paranatex”, completa Lafayete.

A iluminação pública também será implantada em dois novos trechos nesta região da cidade. “Para isso, foi necessário fazer o lançamento de cabos de baixa tensão, além da implantação de 16 postes para diminuir o vão do posteamento em trechos situados entre o quartel e o Jardim Curitiba e deste bairro até o Distrito de Vila Reis. Nestes locais serão colocadas no próximos dias mais 53 luminárias LED de 190 watts”, informa o engenheiro eletricista, lembrando que nestes trechos a Prefeitura abriu uma via alternativa para acessar a rodovia. “O local ganhou calçada, agora será a vez da iluminação e posteriormente o asfalto”, pontua Lafayete.