Em conversa mantida nesta quarta-feira (13/02), em Curitiba, com o Governador Ratinho Junior, o prefeito em exercício de Apucarana, Junior da Femac, confirmou a vinda dele para a liberação dos recursos destinados à construção da nova Avenida Cristiano Kussmaul e já lançar a licitação da obra. “O governador disse que irá encaixar na sua agenda a visita a Apucarana, que pode ser ainda em fevereiro, ou no mais tardar no início de março”, informou o prefeito.
Conforme anunciou Junior, a prioridade é a Cristiano Kussmaul, na interligação da Avenida Governador Roberto da Silveira com o futuro viaduto do contorno sul, no acesso à estrada do Rio Bom. “Importante explicar aos moradores da região, principalmente do residencial Interlagos, que esta via recebeu pavimento asfáltico, na gestão do ex-prefeito José Domingos Scarpelini, há mais de 15 anos, mas não conta com galerias pluviais e nem uma base adequada”, lembrou.
Agora, segundo reitera o prefeito, a Cristiano Kussmaul será reconstruída, abrangendo um trecho de 3 quilômetros. “O pavimento precário feito no início da década de 90, com base de piçarra e sem sistema de drenagem, dará espaço para uma pista de 10 metros de largura, com a pavimentação de 30 mil metros quadrados”, explica Junior da Femac.
Para garantir maior durabilidade ao asfalto, o projeto prevê o reforço no sistema de drenagem, com a colocação de tubos de 40, 60 e 80 centímetros e também de um metro de diâmetro. “A água pluviais serão canalizadas para o Córrego Barra Nova e para isso a tubulação precisará ser reforçada num trecho de cerca de 800 metros de extensão”, anuncia o secretário municipal de Obras, Herivelto Moreno.
A Lei 095/2013 declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação, uma faixa de 30 metros de largura, paralela à Rua Cristiano Kussmaul, do trecho que vai da Rua Kishitaro Kayukawa até o contorno sul. A área, situada defronte ao Interlagos, envolve partes de vários lotes, e se destina à duplicação da via, que será transformada num futuro breve em via perimetral. “Estamos começando um planejamento futuro da cidade, que precisa de vias perimetrais bem estruturadas, para interligar regiões da cidade”, argumenta Junior.
NOVA UCRÂNIA – No mesmo contato de financiamento pelo Paraná Urbano está inclusa a obra da Rua Sussumo Shimura, no prolongamento da Rua Nova Ucrânia, também ligando a região do Bairro Igrejinha com o contorno sul. A obra, com extensão de 870 metros e pista com 12 metros de largura tem um custo orçado em R$ 1,2 milhão.
Conforme argumenta Junior, são obras de alto custo e o município, na gestão do prefeito Beto Preto, buscou uma alternativa viável para a sua execução. Ele acrescenta que a pavimentação deste trecho também beneficiará áreas industriais e bairros densamente povoados.