O Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, acompanhado dos secretários João Carlos Ortega, do Desenvolvimento Urbano; e Beto Preto, da Saúde, libera nesta quarta-feira (15) os recursos para a construção de uma obra aguardada há muitos anos. Trata-se da “nova Avenida Cristiano Kussmaul”. A solenidade está prevista para as 10 horas, no Residencial Interlagos.
Até o início da década de noventa, a Rua Cristiano Kussmaul era uma via rural de ligação da cidade com o Contorno Sul, Parque Industrial Sul e acesso à estrada do Rio Bom. A partir da criação do Residencial Interlagos, ela ganhou importância no contexto urbano e surgiu a necessidade de adequação à crescente demanda de tráfego na região.
A luta para a implantação de uma avenida moderna e bem estruturada começou há quatro anos por iniciativa do ex-prefeito Beto Preto, com a execução do projeto e a busca de recursos junto ao Governo do Estado, mas precisamente n a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Agora, após o projeto ter ficado parado no governo de Cida Borghetti, a tramitação foi normalizada e, nos próximos dias, o prefeito Junior da Femac deve lançar o edital de licitação para a execução da obra.
“Após uma espera de quase trinta anos, está nascendo a nova Avenida Cristiano Kussmaul, com dez metros de largura numa extensão de três quilômetros, incluindo sistema de drenagem e trinta mil metros quadrados de asfalto”, anuncia o prefeito. Segundo ele, serão investidos dois milhões e seiscentos mil reais, com recursos do Banco Fomento Paraná, e mais quinhentos mil reais de contrapartida do Município.
A meta, conforme assinala o prefeito, é modernizar o acesso à cidade pelo Contorno Sul e garantir melhor mobilidade urbana aos moradores do Residencial Interlagos e da região. Junior da Femac lembra que o bairro está ganhando também uma nova Unidade Básica de Saúde – com obras já concluídas – e uma nova escola com capacidade para atender quinhentos alunos, que se encontra em estágio inicial de obras.