O Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, assinou nesta quarta-feira (15/05) autorização para a pavimentação da Avenida Cristiano Kussmaul, via de acesso ao Residencial Interlagos e ao Contorno Sul. O investimento será de R$ 3,1 milhões, liberados pelo Banco Fomento Paraná, sendo que R$ 500 mil são de contrapartida do Município de Apucarana.
Na oportunidade, o governador também anunciou diversas obras para Apucarana, como a implantação de um parque linear junto ao fundo de vale localizado entre o Residencial Interlagos e o Jardim Veneza. Ratinho Junior anunciou que está sendo elaborado projeto para a pavimentação de uma via alternativa ligando Apucarana e Londrina, através dos distritos de Correia de Freitas e Guaravera.
O governador, através do secretário estadual da Saúde, Beto Preto, também autorizou a reforma do pronto atendimento de pacientes do SUS, além do acesso de entrada e saída de ambulâncias do Hospital da Providência. Além disso, foi autorizado o repasse de R$ 365 mil ao hospital, referente ao atendimento de pacientes do SUS encaminhados pelos municípios de Jandaia do Sul e Faxinal. Apucarana, conforme o governador, também será contemplada em breve com o programa de proteção de alunos Escola Segura.
O governador afirmou que o Residencial Interlagos é uma região importante de Apucarana e que está crescendo. “Uma série de investimentos imobiliários está acontecendo aqui e, se as obras de infraestrutura não acompanham esse crescimento, é criado um caos para quem mora nesta região”, observa Ratinho Junior.
O governador também reiterou que Apucarana está entre as prioridades do governo do Estado. “Nós temos que acompanhar o crescimento de Apucarana. A Prefeitura, sozinha, não consegue ter dinheiro para fazer tudo e precisa da parceria com o governo do Estado”, assinala Ratinho Junior.
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, reforçou que várias obras estão sendo realizadas para acompanhar o crescimento da região do Residencial Interlagos, como a construção de uma Unidade Básica de Saúde e de uma escola com capacidade para atender 450 estudantes. “Apucarana está formando uma geração de vencedores, pois temos a melhor educação do estado do Paraná”, ressaltou.
Junior da Femac lembra que a modernização da Avenida Cristiano Kussmaul começou a ser projetada em 2013. “Foi no início da gestão Beto Preto, quando eu era o secretário de Obras e decretamos de utilidade pública uma faixa de 30 metros”, recordou o prefeito de Apucarana. “Quando pedimos para nossos funcionários economizarem na gasolina, com o papel e até com a luz é para termos recursos para a contrapartida de obras importantes como essa”, completou Junior da Femac.
De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, a via será totalmente reconstruída, em trecho de cerca de três quilômetros. “Serão 30 mil metros quadrados de pavimentação, um reforçado sistema de drenagem de águas pluviais, calçada com acessibilidade e sinalização horizontal e vertical”, cita Ortega.
Com a expansão imobiliária, novos loteamentos estão sendo implantados nesta região da cidade. O município já está viabilizando, junto com as loteadoras responsáveis, a implantação de uma segunda faixa de tráfego. Com isso, futuramente, a Cristiano Kussmaul contará com uma pista moderna e duplicada.
O ex-prefeito de Apucarana e atual secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, lembrou a luta para a implantação de uma avenida moderna e bem estruturada. “Encaminhamos o projeto no final de 2017, quando o secretário de Desenvolvimento Urbano era o Ratinho Junior. O pedido foi acolhido e autorizado, no entanto depois o Ratinho Junior se licenciou para concorrer ao governo do Estado e o projeto ficou parado durante todo o período de 2018”, lamentou.
As obras liberadas para o Contorno Sul estão, conforme Beto Preto, “abrindo Apucarana para o futuro”. “O Contorno Sul está sendo duplicado numa grande ação de lideranças do Vale do Ivaí que antecipou a obra. Com essa duplicação, nós vamos necessitar de duas novas entradas da cidade, que são a da Cristiano Kussmaul e a da Rua Nova Ucrânia cuja obra também já foi autorizada”, frisou Beto Preto.
A liberação dos recursos contou ainda com a presença dos secretários estaduais de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes. Também estiveram presentes diversos prefeitos do Vale do Ivaí e, representado o Legislativo de Apucarana, o vereador Luciano Molina.