A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e da Autarquia Municipal de Educação, realizou o 1º Festival de Natação da rede municipal de ensino. A atividade aconteceu na manhã de ontem (6), no Complexo Esportivo José Antônio Basso, e envolveu aproximadamente 60 alunos, matriculados na Escola Professor Durval Pinto.
“As crianças vêm participando de aulas semanais de natação desde o início do ano letivo e já apresentam resultados surpreendentes. Esse é um esporte considerado completo que geralmente atrai os pequenos. Nós pretendemos ampliar o projeto no próximo ano para atender mais escolas,” disse a secretária municipal de Esportes, Jossuela Pinheiro.
A secretária municipal de Educação, Marli Fernandes, afirma que o incentivo à prática esportiva por parte dos alunos é um pedido do prefeito Beto Preto. “Através da parceria mantida com a secretaria de Esportes, nossas crianças também participam de festivais de atletismo, corridas de rua e apresentações de artes marciais. Muitos talentos estão sendo revelados nas escolinhas e oficinas,” destaca.
A piscina do Complexo Esportivo José Antonio Basso foi reformada recentemente e ganhou novo sistema de aquecimento. Além disso, a estrutura é coberta e pode ser usada independentemente das condições do tempo.
A Secretaria Municipal de Esportes oferece, anualmente, mil vagas nas turmas de natação e hidroginástica. Crianças a partir dos sete anos até idosos podem se matricular. “As inscrições para o ano de 2018 devem acontecer na segunda quinzena de janeiro, quando faremos ampla divulgação na imprensa,” adianta Jossuela.