Uma parceria entre a Autarquia Municipal de Educação e o Serviço Social do Comércio (Sesc) está possibilitando aos alunos do 3º, 4º e 5º ano aprenderem astronomia de forma lúdica e interativa.
Desde a última segunda-feira (11/3), o orientador de atividades do Sesc, Guilherme Nascimento, está percorrendo as 36 escolas da rede com uma exposição de materiais de ciências.
Nas visitas, ele aproveita para tirar as dúvidas das crianças sobre temas como a origem do universo, a atmosfera dos planetas, os pontos cardeais, as fases da lua, os eclipses, os satélites brasileiros e a exploração do sistema solar.
A atividade complementa a preparação dos alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Neste ano, a prova será aplicada no dia 17 de maio.
“A astronomia é uma área da ciência que sempre desperta o interesse e a curiosidade das crianças. Nós aproveitamos essa disposição nata para incentivá-las a pesquisar e aprofundar os conhecimentos,” explica a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.
Os alunos da rede municipal de ensino participam sistematicamente da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica há cinco anos. O número de medalhas conquistadas por eles cresce a cada edição. Foram 220 prêmios em 2014, 446 em 2015, 823 em 2016, 1002 em 2017 e 1307 em 2018.