Mulheres rurais são homenageadas com “café e prosa”

Evento contou com palestras motivacionais e sobre empreendedorismo no campo, técnicas de relaxamento, momento musical, orientações nutricionais, serviços de saúde, exposição de fotografias e sorteio de brindes (Foto: Josias Profeta)

{"autoplay":"false","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

Integrando a programação alusiva ao Dia da Mulher, que se estenderá ao longo do mês de março, foi realizado nesta quinta-feira (14/03), no Sesc, o “Café, prosa e bem-estar”. O evento, direcionado às mulheres do campo, contou com café da manhã, palestras motivacionais e sobre empreendedorismo no campo, técnicas de relaxamento, momento musical, orientações nutricionais, serviços de saúde, exposição de fotografias e sorteio de brindes.

O “café com prosa” foi organizado pela Emater, com o apoio da Prefeitura de Apucarana e diversos parceiros. O prefeito Junior da Femac esteve presente, acompanhado pela primeira dama Carmen Lúcia Izquierdo Martins e pelas secretárias municipais da Mulher (Denise Canesin Machado) e de Esportes (Jossuela Pinheiro), além da vereadora Márcia Sousa. Também estiveram presentes o gerente regional da Emater, Cristovon Videira Ripol, e a primeira dama do município de Cambira, Vanessa Marques.

Junior da Femac reforça que diversos eventos foram programados ao longo de março para homenagear as mulheres. “Durante todo mês vamos dar bastante evidenciar o trabalho desenvolvido por elas em diversos setores. Hoje estamos prestando uma homenagem especial à mulher do campo. Eu vejo no sorriso delas, nas marcas que tempo deixa às vezes em algumas, essa força e essa garra que são as mesmas da cidade de Apucarana”, frisa.

Junior da Femac lembra que o ponto alto da programação dedicada às mulheres ocorre neste sábado e domingo, quando acontece o 1º Apucarana Cidade Mulher. “Será no estacionamento do Complexo Esportivo do Lagoão. Haverá exposição de profissões mostrando a atuação das mulheres em vários segmentos em Apucarana, além de feira de serviços, beleza e saúde, sorteio de brindes, shows musicais gratuitos e praça de alimentação”, cita Junior da Femac.

De acordo com a assistente social da Emater, Rafaela Cristina Bernardo, o evento buscou valorizar o cotidiano da mulher rural. “Foram programadas ações de bem-estar, auto-estima e cidadania. Também buscamos garantir a elas protagonismo e empoderamento, no processo de fortalecimento da agricultura familiar no Município”, afirma Rafaela.

Outro objetivo foi dar visibilidade as mulheres do campo com a realização da 1ª Exposição  Força e Sensibilidade: a beleza da mulher do campo. “As imagens foram registradas pelo fotógrafo Rodrigo Hirata e retratam o grupo de mulheres do campo que integram a rede de economia solidária e que participam de feiras nos bairros”, informa a assistente social.

O “Café, prosa e bem-estar” é uma realização da Emater, em parceria com a Prefeitura de Apucarana, Sesc, Unespar, Câmara da Mulher Empreendedora, Sivana, Sicoob, Clínica Personal Simone Peres, Padaria e Confeitaria Brasil, Clínica de Personal Training e Cooperativa dos Cafeicultores do Pirapó (Coocapi).

Compartilhe