Com novo formato e programação inovadora, a Expoagri 2019 atraiu o maior público da história. Realizado desde 1983, o evento reunia uma média de seis mil pessoas e, na edição deste ano, a presença de púbico aumentou para cerca de 30 mil pessoas.

Neste ano, a Prefeitura de Apucarana ampliou sua participação e foi co-realizadora do evento, junto com o Colégio Estadual Agrícola Manoel Ribas. Além da tradicional exposição de trabalhos dos alunos na escola-fazenda, a Expogri 2019 contou com ciclo de palestras, shows artísticos, como de Bruna Viola e a dupla Conrado & Aleksandro, e praça de alimentação.

Para receber toda a programação, foi montada uma estrutura na Rua Marcílio Dias, em frente ao Colégio Agrícola, onde ocorreram os shows e foram instaladas as barracas de gastronomia. “Foi uma festa das famílias, que reforçou a identidade rural e a cena cultural sertaneja. Encontramos diversos pais que vieram acompanhados dos filhos para participar do evento, que aconteceu em um ambiente acolhedor e dentro de um clima festivo e ordeiro”, frisa Junior da Femac.
O prefeito de Apucarana acompanhou a Expoagri em vários momentos, desde a abertura que aconteceu na sexta-feira, durante a exposição dos trabalhos e nos shows. No sábado, no final da tarde, Junior da Femac acompanhou também a visita do deputado federal, Sérgio Souza. “A nossa intenção é fomentar o turismo temático rural e a Expoagri mostrou ser uma excelente oportunidade, envolvendo alunos, professores, famílias rurais e empresários do agronegócio”, reitera Junior da Femac.
De acordo com o vice-diretor do Colégio Agrícola, Anderson Belini, o evento recebeu público de todo o Vale do Ivaí e também de outras cidades, como Pérola, Bela Vista do Paraíso e Colorado, entre outras. “Foi um sucesso total. A maior parte do público foi atraída pelos shows, mas também registramos grande fluxo de pessoas nas atividades internas, como a visita de cerca de dois mil estudantes”, observa.
O vice-diretor do Colégio Agrícola afirma ainda que a Expoagri atraiu grande número de empresas parceiras, ligadas ao agronegócio. “Tendo em vista à visibilidade que o evento proporcionou para as marcas, tivemos nesta edição um aumento significativo do número de empresas participantes. Elas não entraram com recursos financeiros, mas contribuíram com o desenvolvimento dos projetos dos alunos”, explica Belini.
O evento também proporcionou uma oportunidade a talentos locais e regionais, que puderam se apresentar. “Foi um momento único, pois quem está começando a vida artística sabe o quanto é difícil conseguir espaço para mostrar o seu trabalho”, salienta.
Na sexta-feira ocorreu a apresentação da orquestra sertaneja Facmol, seguida do show de Enzo Bismark e do show nacional com Bruna Viola. No sábado houve almoço, na Praça da Alimentação, seguido por show de moda de viola com artistas regionais. À noite, o evento foi encerrado com o show de João Victor e Mancini, e com o show nacional da dupla sertaneja Conrado & Aleksandro.