Novos caminhos estão sendo criados dentro de Apucarana, encurtando distâncias, aproximando os bairros e diminuindo o tempo de deslocamento das pessoas. Desde 2013, quando o Programa Interbairros foi implantado, já foram pavimentadas 21 ligações, totalizando investimentos de R$ 5 milhões.
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, afirma que são na maioria pequenos trechos que ficaram por décadas sem o pavimento. “São comunidades que permaneceram por anos isoladas, com os moradores sendo obrigados a fazer grandes deslocamentos para chegarem a seus destinos”, lamenta Junior da Femac.
Atualmente, a empreiteira contratada pelo Município está executando a pavimentação da Rua Mário Mendes Marques, na ligação entre o Jardim Paraná e a Vila Nova. “Trata-se de um trecho de cerca de 500 metros de extensão, que margeia a faixa hidrográfica do Córrego São Carlos, chegando inclusive a passar no meio da mata em um trecho de cerca de 200 metros”, explica Junior da Femac.
Devido ao córrego, a uma represa existente nos fundos do Núcleo Habitacional Tancredo Neves, à mata e às características do relevo nesta região da cidade, os moradores são obrigados a percorrer um ou até dois quilômetros a mais para chegar ao seu destino. “É o caso da pessoa que mora nesta região da cidade, compreendida pelos jardins Marissol, Paraná, Paraíso e Garcia e que, por exemplo, deseja se deslocar até a região do Jardim Tibagi e do estádio Olímpio Barreto”,  ilustra o prefeito.
Este descolamento será encurtado em cerca de dois quilômetros, acessando a Rua Mário Mendes Marques até a Rua Dédalos,  nas proximidades do Clube Vale D´Água. “Esta obra está em andamento, com 40% do cronograma já executado. Já foram colocados tubos de 60 centímetros de diâmetro e implantado o sistema de drenagem. Agora, os serviços atingiram a fase da preparação de base para a posterior aplicação da capa asfáltica”, esclarece o engenheiro Herivelto Moreno, secretário municipal de Obras.
Outro exemplo citado pelo prefeito Junior da Femac é a ligação entre o Residencial Araucária e o Jardim Ponta Grossa. “A nova via foi executada  nas proximidades da Rua Ricardo Belezi, no Araucária, até a Rua Rafael Sorpile, no Jardim Ponta Grossa. A interligação foi idealizada para dar uma segunda alternativa de acesso e saída aos moradores, em especial do Residencial Araucária que, até então, tinham como única forma de acesso ao bairro a rodovia BR-369, na altura do Monumento ao Boné”, explica Junior da Femac.
NOVOS TRECHOS –  Uma obra esperada há muitos anos em Apucarana deve ser também concretizada pelo Programa Interbairros. Trata-se da abertura de uma rua interligando o Jardim São Pedro, na região do Parque Biguaçu e o Bosque Municipal, com o Jardim das Flores. “O projeto envolve 1.500 metros de extensão e está orçado em cerca de R$ 1,3 milhão. A obra terá um trecho de recape sobre pavimento deteriorado, outro sobre paralelepípedos e outra parte de asfalto novo”, explica Junior da Femac. Além disso, outras ligações deverão ser feitas na sequência, como um trecho de cerca de 300 metros de extensão ligando os núcleos habitacionais Marcos Freire e Dom Romeu Alberti.

Ligações de bairro já executadas
 Rua Margarida e Rua Rosa  (Jardim das Flores)                 R$ 387 mil
Rua Senac (Parque Oeste)                                                   R$ 153 mil
Rua Ouro verde (Vale Verde/Mundo Novo)                         R$ 154 mil