Os 14 quilômetros da Estrada do Xaxim estão recebendo serviços de conservação por parte da Prefeitura de Apucarana. Os trabalhos de contenção das águas pluviais, adequação e cascalhamento, concentrados nos trechos críticos, são executados por operários e maquinários das secretarias de Serviços Públicos e de Obras, com material (cascalho) cedido pelos proprietários rurais. O custo médio por quilômetro recuperado é de cerca de R$8 mil.
O andamento dos trabalhos, que marca o início do cronograma anual de manutenção dos cerca de 600 quilômetros de estradas rurais do município, foi fiscalizado nesta quinta-feira (17/01) pelo prefeito em exercício Júnior da Femac. “A conservação dessas estradas é uma grande luta que a gestão do prefeito Beto Preto abraçou com muita garra, desde 2013. Manter 600 quilômetros não é brincadeira, um trabalho que não pára e que é imprescindível para garantir o escoamento da soja, da avicultura, enfim, para garantir o bem estar do homem do campo desta região”, analisou Júnior da Femac. De acordo com ele, a conservação da Estrada do Xaxim está dentro de um calendário estabelecido pelo secretário de Serviços Públicos, Jaime Gonçalves, e também atende a reivindicações dos usuários feitas através do vereador Mauro Bertoli. “A partir daqui, nossas equipes seguem para a Estrada do D.E.R.”, observou Júnior.
Uma região com cultura diversificada, os 14 quilômetros da estrada servem propriedades produtoras de soja, eucalipto, gado de corte e de leite, bem como investimentos da avicultura. Também é uma região em que muitas pessoas ainda residem nas propriedades. “São dezenas de granjas, que diariamente utilizam essa estrada. Hoje mesmo, durante essa vistoria, vimos pelo menos três caminhões com mais de 5 mil frangos passar. Fomos informados que desde a manhã, foram mais de 30 caminhões, o que representa mais de 150 mil frangos sendo transportados diariamente por essa via, que agora volta a ter a trafegabilidade total com esses investimentos da gestão Beto Preto”, pontuou Júnior da Femac.
Outra importância da Estrada do Xaxim foi salientada pelo secretário Municipal de Obras, Herivelto Moreno. “Essa é uma das estradas que temos como opção de asfaltamento, estabelecendo uma nova ligação entre Apucarana e Londrina, projeto que está em estudo entre os dois municípios”, concluiu Moreno. Com relação aos serviços, ele observa as adequações atendem satisfatoriamente as necessidades dos produtores. “A quem queremos agradecer publicamente pela parceria. Os agricultores cedem o cascalho e isso facilita muito a logística, evitando que tenhamos que percorrer distâncias maiores para buscar o material. A prefeitura cede os operários e maquinários, que executam a retirada do cascalho, transporte, aplicação e compactação, promovendo recuperação da estrada”, destaca Herivelto Moreno, secretário Municipal de Obras.
Além da equipe própria, a prefeitura mantém uma frente terceirizada de recuperação de estradas rurais. “Recentemente concluíram serviços na estrada Correia de Freitas – São Pedro Taquara e, retornam agora após uma breve parada de férias, para terminar os trabalhos na Estrada Santa Luzia”, anunciou o secretário.
A vistoria também contou com a presença de Mauro Toshio Kitano, diretor do Departamento Municipal de Estradas Rurais.