O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana, está com as inscrições abertas para formar mais um grupo de combate ao tabagismo. A iniciativa, que entra no segundo ano, faz parte das ações saúde municipal voltadas a combater um dos fatores de risco do câncer bucal.
O início das reuniões do novo grupo de combate ao tabagismo está agendado para dia 30 de janeiro, sendo disponibilizadas 30 vagas. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 25, no CEO, localizado na Rua Miguel Simeão, 66, em frente à Autarquia Municipal de Saúde. Falar com a Renata Alves.
As reuniões, por um período de três meses, vão acontecer sempre às quartas-feiras, entre 14 e 16 horas. No mês de fevereiro, os encontros serão semanais. Já em março e abril serão realizados a cada 15 dias.
O resultado positivo do primeiro grupo de Combate ao Tabagismo formado pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, garantiu a continuidade da iniciativa neste ano. Dos 31 participantes do grupo encerrado em dezembro de 2018, 17 pararam de fumar.
O atendimento, incluindo o fornecimento de medicação, é totalmente sem custo para o paciente. O médico Osvaldo Zardo, palestrante e responsável pela condução do grupo de Combate ao Tabagismo do CEO, desenvolve um trabalho de orientação, complementado com uso de medicamentos e material fornecido pelo Ministério da Saúde, para ajudar os fumantes a se libertar da nicotina.
Durante as reuniões, os pacientes aprendem, por exemplo, uma terapia de relaxamento para ajudar a se livrar da fissura de fumar o cigarro. O tratamento no município é desenvolvido dentro do Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, ofertado pelo Ministério da Saúde desde 2002, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
O programa federal é embasado em quatro cartilhas que são oferecidas para que o fumante conheça a forma de se livrar do hábito de fumar com orientação, bem como no uso de medicamento para combater a ‘fissura’ (síndrome de abstinência), de adesivo de nicotina e goma de mascar de nicotina.