Com aula sobre cadeia de custódia e direitos humanos, teve início nesta terça-feira (09/08) o curso de formação de soldados do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM), A aula inaugural, que reuniu 61 novos policiais aprovados em concurso, foi ministrada pelo juiz Oswaldo Soares Neto, diretor do Fórum de Apucarana, e aconteceu nas dependências da OAB.

Estiveram presentes o comandante do 10º BPM, tenente-coronel Marcos José Facio, tenente-coronel Leandro Zotelli de Mattos, comandante do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Apucarana, do procurador Daniel Augusto Cerizza Pinheiro, do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Reinaldo de Andrade, e da vereadora Jossuela Pirelli, que no ato representou o Legislativo.

O prefeito Junior da Femac, que está em Curitiba tratando de agenda de interesse do Município, destacou a importância de novos policiais para Apucarana e região. “Essa é a maior escola de formação que o 10º BPM recebe. Unindo forças com o comando do Batalhão,  fizemos vários pedidos junto ao governo do Estado para garantir que a escola acontecesse com esse número significativo de alunos”, frisa Junior da Femac.

De acordo com o comandante do 10º BPM, um candidato aprovado não se apresentou e, por isso, a escola iniciou com 61 alunos (48 homens e 13 mulheres). “O curso de formação dos novos policiais prosseguirá até maio de 2023, com aulas teóricas e práticas que acontecerão na sede do Batalhão”, afirma Facio.

O tenente-coronel destaca que todos os professores são militares da PM. “Entre os quais temos seis mestres e dois doutores”, observa Facio, que é mestre em Segurança Pública pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e vai, durante o curso, ministrar as disciplinas de direitos humanos e de direito processual penal.

Quando à destinação dos novos policiais, o comandante afirma que isso só será definido ao final do curso. “Eles foram convocados para atender as necessidades do Batalhão, que abrange 12 municípios onde também precisamos introduzir esse reforço e melhorar o policiamento”, reitera.