Na próxima segunda-feira (22/7), a partir das 9h, a Praça Rui Barbosa será palco de um conjunto de ações públicas promovidas pela secretaria da Mulher e dos Assuntos da Família a fim de chamar a atenção da sociedade para o importante debate em torno do feminicídio, que é o assassinato de mulheres cometido em razão de gênero. O Brasil tem hoje a quinta maior taxa de feminicídios do mundo.

O dia 22 de julho foi instituído no Paraná como o Dia Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio, por meio da Lei 19.873/2019. A escolha da data se deve à morte da advogada de Guarapuava Tatiane Spitzner, que chocou o Brasil e fez o país debater mais profundamente a questão da violência contra a mulher.

Vinte cruzes serão expostas na praça e, nelas, estarão dados de feminicídio no Estado e no município, para que a população possa ter conhecimento da frequência com que esse tipo de crime é cometido, o quanto se faz necessária sua coibição por meio da prevenção e da proteção da mulher, assim como quais são as políticas públicas promovidas para a diminuição dos índices de violência doméstica.

A equipe da secretaria da Mulher, acompanhada das conselheiras do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Guarda Municipal, representantes da Comissão da Mulher Advogada e da Polícia Militar, além de ONGs e movimentos de mulheres, realizarão adesivagem de carros e entrega de materiais informativos.

Serão expostos faixas e banners buscando atenção da população para a causa. Todos os carros públicos da frota municipal receberão adesivos com informações sobre os locais em que as mulheres podem buscar orientação e atendimento para a superação

da violência doméstica.

As ações propostas pelo município de Apucarana integram um conjunto de estratégias traçadas em âmbito estadual pelo Fórum de Gestoras de Políticas para Mulheres. Todas as cidades com organismos de políticas para mulheres desenvolverão ações semelhantes no mesmo dia.