A secretaria da Mulher e dos Assuntos da Família promoveu nesta segunda-feira (22/7), Dia Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio (Lei 19.873/2019), uma série de ações públicas para chamar a atenção da população ao grave problema das violências cometidas contra a mulher. O ato reuniu representantes da Delegacia da Mulher, das polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal, da Mulher Advogada da OAB- Apucarana, integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, das Senhoras de Rotarianos,  e das Redes de Mulheres Solidárias de Apucarana e de Cambira.
Vinte cruzes foram colocadas na praça, expressando o desejo das mulheres por paz, dignidade, respeito e outras palavras de ordem. Atrás das cruzes, histórias de feminicídios ocorridos na cidade, para que as pessoas pudessem conhecer crimes ocorridos contra mulheres da cidade. Além disso, foram distribuídos panfletos, carros receberam adesivos e um banner foi estendido. A secretaria da Mulher também armou uma barraca para o esclarecimento de dúvidas e orientação dos populares.
O prefeito Júnior da Femac destacou que os dados de violência contra a mulher são alarmantes e crescentes, e que a cidade dispõe de estrutura para combater o grave problema. “A gestão Beto Preto estruturou a secretaria da Mulher e vem dando todo apoio ao fortalecimento das políticas públicas  em favor da população feminina. Temos uma equipe multidisciplinar para o enfrentamento de casos de violência contra as mulheres”, frisou o prefeito.
A secretária da Mulher, Denise Canesin, lembrou que o ato acontecia simultaneamente em outras cidades do Estado do Paraná em que há organismos de políticas públicas para mulheres, como Guarapuava, Maringá, Londrina, Toledo, Campina Grande do Sul, Curitiba e Mangueirinha. “Precisamos nos unir e entender que pequenos atos de violência doméstica podem se transformar num ato de atrocidade que é o feminicídio. Em Apucarana, a gestão Beto Preto, agora com o prefeito Júnior da Femac, disponibiliza o acolhimento, atendimento e encaminhamento efetivo e eficaz das mulheres em situação de violência aos órgãos competentes”, falou. Ela lembrou ainda que Apucarana foi a segunda cidade do Estado a implantar o botão do pânico e é a cidade líder em distribuição do dispositivo de segurança.
A delegada da Mulher, Sandra Nepomuceno, ratificou a crescente onda de violência contra as mulheres. “Só neste ano tivemos em Apucarana quatro tentativas de feminicídio, contra apenas uma no mesmo período do ano passado e, por isso mesmo, precisamos alertar as mulheres para que nos procurem e tenham amparo na situação que estão passando”, disse. Para a representante da Mulher Advogada da OAB Apucarana, Emily Tosatti, o ato público foi de extrema validade e grandiosidade. “Esse é um problema que precisa ser falado e discutido, para que as pessoas sejam conscientizadas”, concluiu.