Os organizadores dos 66º Jogos Escolares do Paraná (JEP’s) estimam que o evento, que terminou no sábado,  movimentou cerca de R$ 1 milhão no comércio e prestadores de serviços locais. Ao todo, mais de 5 mil atletas, técnicos, árbitros, dirigentes e parentes de atletas estiveram em Apucarana. A expectativa é que cada um tenha deixado pelo menos R$ 200, seja na rede hoteleira, nas lojas, shopping e cinema, mercados, lanchonetes, restaurantes e demais estabelecimentos.

Além de destacar o alto desempenho esportivo, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac, comemora os resultados para o comércio local. “Conversamos com diversos empresários nestes últimos dias, que têm nos relatado o ganho para a cidade. A rede hoteleira, por exemplo, lotou durante os jogos”, cita Junior da Femac, lembrando que a maioria dos alunos pernoitou em alojamentos instalados em escolas municipais e estaduais. “No entanto, muitos pais acompanharam os filhos-atletas e optaram por ficar em hotéis, além dos técnicos, professores e dirigentes esportivos que fazem a mesma opção”, completa.

O vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Wanderlei Faganello, também faz uma avaliação muito positiva do evento para o comércio local. “O movimento superou as expectativas em restaurantes, lanchonetes, hotéis e ainda no Shopping Center CentroNorte”, relatou Faganello, acrescentando que a Apucarana demonstrou mais uma vez que está muito bem preparada para organizar e sediar competições de âmbito estadual.

O gerente do Hotel Matrix, Gustavo Navarro, revela que desde o início dos Jogos Escolares do Paraná, no dia 12 até sábado passado, todos os apartamentos estavam ocupados por visitantes de todas regiões do estado. “Trabalho há 15 anos como gerente hoteleiro e posso afirmar, com convicção, de que eventos deste tipo são muito positivos para a rede hoteleira e o comércio em geral”, avalia Navarro.

A final dos JEP’s reuniu atletas na faixa etária dos 12 aos 14 anos. “São jovens com a energia e vitalidade característica desta idade. Eles buscam se preservar para as disputas, mas nos intervalos entre as provas também aproveitam para tomar um suco ou refrigerante, fazer um lanche, ir ao supermercado, para percorrer as lojas, para comprar uma roupa ou um boné para levar de recordação”, descreve Junior da Femac.

O prefeito de Apucarana afirma que, desde 2013, essa foi a sexta vez em que Apucarana sedia a fase final dos JEP’s. “Cuidamos de todos os detalhes com muito carinho, desde a pequenos reparos nos locais de competição, à recepção das delegações e atrações marcantes na festa de abertura, como a presença da campeã olímpica Maurren Maggi e do show de acrobacias e enterradas do Ginasloucos”, salienta Junior da Femac.

O prefeito também destaca que foi criado todo um ambiente em Apucarana para receber bem os visitantes, afirmando que este período coincidiu com a instalação de um letreiro no Parque Jaboti com a mensagem “Eu Amo Apucarana”. “As pessoas e especialmente os jovens adoram registrar imagens e selfies para publicar nas redes sociais”,  frisa Junior da Femac.

O aluno-atleta Maurício Gonçalves, que é de Irati, veio para participar de três competições no atletismo e aproveitou para conhecer e comprar no comércio de Apucarana. “Acabei comprando algumas coisas como anel, corrente e boné, além de salgadinho, bolacha e biscoito. A gente percorre o comércio e aí não resiste e acaba comprando”, afirmou o estudante.