O Ginásio de Esportes José Antônio Basso, o “Lagoão”, recebeu na noite desta sexta-feira (12) mais de 8 mil pessoas, na abertura da fase final da 66ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs). Além do desfile das delegações, o cerimonial “festivo” foi valorizado com a presença da campeã olímpica da prova do salto em distância, Maurren Maggi, que acendeu a Pira Olímpica.
A principal mulher do atletismo feminino brasileiro, aproveitou para falar e orientar os jovens atletas paranaenses. “Esporte é educação, cultura, lazer e muito mais. Proporciona muita coisa na vida e espero que vocês continuem nesse caminho. Que vençam, mas isso só acontece com muita persistência. O mais importante de tudo é que o esporte leva a pessoa a se tornar um bom cidadão”, disse Maurren Magi aos atletas.
A festa de abertura dos JEPs, que será disputado em Apucarana até o próximo sábado, dia 20 de julho, teve ainda como atração especial na sua abertura, um show de acrobacias e enterradas de basquete, com a equipe “Ginasloucos”. O grupo já fez cerca de duas mil apresentações pelo Brasil e, mais uma vez, levou o público ao delírio com suas manobras voadoras e coreografias nas enterradas.
INVESTIMENTO NA JUVENTUDE – O secretário de saúde do Paraná, Dr. Beto Preto, que na solenidade representou oficialmente o governador Ratinho Junior, enalteceu os programas de apoio ao esporte no Estado. “Os Jogos Escolares são a maior competição em âmbito escolar no Brasil e os investimentos na área de justificam pelo incentivo à prática esportiva, contribuindo na formação de uma juventude saudável”, discursou Beto Preto. Ele também destacou os investimentos de Apucarana nas praças esportivas e manutenção de escolinhas de base em todas as modalidades.
O prefeito Junior da Femac saudou todos atletas e o público presente no Lagoão. Segundo ele trata-se de uma das maiores competições do esporte paranaense que Apucarana tem a honra de receber pela sexta vez consecutiva na gestão Beto Preto. “Como bons anfitriões vamos receber com carinho os atletas de todo o Paraná e torcer por boas disputas nas praças esportivas de Apucarana”, conclamou o prefeito.
O diretor-presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski, reiterou que o JEPs é o maior evento esportivo escolar do país, com mais de 100 mil participantes durante o ano, com as etapas regionais e depois as finais. “O Governo do Paraná investe e se esforça para que nossos jovens tenham todas as condições de mostrar seu talento e crescer com a experiência positiva proporcionada pelo esporte”, argumentou Wirbiski.
A chefe do Núcleo Regional de Apucarana, Cristiane Plabos Rosseti, deu as boas vindas aos atletas em nome de todas as regionais de educação do estado.  “Vamos receber bem os nossos visitantes e prestigiar a disputa das quatorze modalidades”, assinalou a secretária municipal de Esportes, Jossuela Pinheiro.
A abertura do JEPs também foi prestigiada pelo deputado estadual, Arilson Chiorato, e pelos prefeitos de Bom Sucesso, Raimundo Severiano de Almeida Júnior, e de Cambira, Emerson Toledo.
Participam dos JEPS em Apucarana, 747 escolas de 270 municípios, totalizando 5.279 participantes, entre atletas e dirigentes. As disputas coletivas e individuais acontecem em 14 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, xadrez e bocha adaptada.
O principal local de disputa será o Complexo Esportivo Lagoão, com a quadra poliesportiva, o parque aquático e a pista de atletismo e suas plataformas de saltos e lançamento.