O prefeito Junior da Femac autorizou nesta sexta-feira (12) a abertura de processos licitatórios para a reforma e ampliação da Escola Municipal Professor Alcides Ramos, no Núcleo Osmar Guaracy Freire, e do CMEI Sol Nascente, na Vila Salete. A previsão é de que sejam investidos nas duas obras R$ 2,1 milhões. O prazo para conclusão das licitações das duas unidades é de 60 dias.
No evento, realizado n gabinete do prefeito Junior da Femac, a secretária de educação, Marli Fernandes, anunciou que o projeto para as obras do CMEI Sonhos de Esperança já está registrado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAR), esperando apenas a liberação do Governo Federal para começar. “Uma sede completamente nova será construída para esse CMEI, na Rua Alexandre Balan. A autorização de licitação para a reforma da Escola José Idésio Brianezi será já nos próximos dias”, informou a secretária, lembrando que agora vão faltar apenas mais cinco, dos sessenta prédios escolares, para receberem reformas e ampliações.
“Essas escolas que estão ficando por último nas reformas por que nós precisamos antes resolver alguns problemas de propriedade dos terrenos. Nós não podemos começar uma obra sem ter a garantia que a parte legal está toda correta”, explicou o prefeito Junior da Femac, lembrando que para viabilizar a ampliação do CMEI Sol Nascente foi preciso comprar um terreno vizinho.
“Recebemos com alegria a notícia dessa reforma, pois e Estávamos realmente precisando”, afirmou a diretora da Escola Alcides Ramos, Andressa Ariane dos Santos Prado Zanoni. Já a diretora do CMEI Sol Nascente, Rosamaria Sabião Vecchi, disse que os pais de alunos, professores e funcionários comemoraram a autorização para a reforma e ampliação do prédio.
A Escola Professor Alcides Ramos, que está atendendo atualmente a 221 alunos, será beneficiada com revitalização das salas de aula, troca dos pisos e do telhado, fechamento do refeitório, adequação da cozinha e das áreas de serviço, melhorias nos sanitários de alunos e professores, reorganização do setor administrativo, revisão das instalações elétricas e hidráulicas e reforma completa da quadra de esportes. Além disso, mais duas salas de aula serão construídas a fim de ampliar o número de vagas oferecidas pela instituição. Somente nesta obra devem ser aplicados R$ 1.174.735,23 para a reforma de 1.628,21 m2 e a ampliação de 129,41 m2.
O conforto e a segurança das 118 crianças matriculadas no CMEI Sol Nascente também serão reforçados com a reforma de 427,61 m2 e a ampliação de 217, 92 m2 da área predial. Entre os serviços previstos no projeto de engenharia estão o aumento do tamanho das salas de aula, a reorganização dos espaços, a substituição do telhado, a instalação de mantas térmicas, a troca das janelas, a revisão dos sistemas elétrico e hidráulico e a construção de novos sanitários, cozinha, despensa, depósito de materiais de limpeza, refeitório, área de serviços, portal de entrada e rampa de acesso.  Outros R$ 948.484,73 estão garantidos para esta obra, graças às economias feitas pela administração municipal.
Com a abertura das duas novas licitações, sobe para 55 o número de unidades de ensino da rede municipal que tiveram obras autorizadas. Desde 2013, a Prefeitura de Apucarana já destinou mais de R$ 43 milhões para a execução de benfeitorias nos prédios escolares. A Superintendência de Engenharia da Autarquia Municipal de Educação ainda trabalha nos projetos das escolas José Idésio Brianezi, Vida Nova (CAIC) e Professora Maria Madalena Côco, e dos CMEIs Sonhos de Esperança e Um Lugar ao Sol (CAIC).