A Unidade de Tratamento do Câncer do Hospital da Providência realizou nesta sexta-feira (27/09) o sorteio de encerramento da campanha “Doação Premiada”, em prol da construção do novo setor de radioterapia da unidade hospitalar. De um total de 5 mil cupons, 4.082 foram validados em forma de doação, resultando em uma arrecadação de R$408.200,00. O ganhador do primeiro prêmio, uma Mercedes-Benz GLK 280, 2008, modelo 2009, foi o bilhete nº 0400, em nome de Renato Franciscon. Já o segundo prêmio, um Fusca Relíquia Itamar, ano 94, saiu para o bilhete nº 1955, tendo como ganhador Ricardo Tizeu. Os automóveis foram doação de voluntários do hospital.
Com auditoria do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Jaime Leonel, da presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aida Assunção, do pastor Valdir Silvério dos Reis e do padre Nelson Muchenski, o sorteio contou com a presença do prefeito Júnior da Femac e muitos doadores, que acompanharam o evento com muita expectativa. “Posso dizer que este é um momento muito saboroso, histórico, onde a comunidade entra e dá a sua contribuição na construção desta importante unidade de radioterapia, que vai atender Apucarana e região”, assinalou o prefeito.
Ele frisa que o sucesso de doações se deve ao espírito de solidariedade inerente ao apucaranense. “Mesmo em um momento de crise vivido por todo brasileiro, presenciamos esta ação belíssima, que teve total engajamento de toda equipe do hospital, voluntários, veículos de comunicação, entre outros colaboradores, enfim, é Deus fazendo parte deste movimento que teve início com a conquista do equipamento de radioterapia junto à Itaipu Binacional, pelo deputado Federal Sérgio Souza e com grande articulação do nosso secretário de Estado de Saúde Beto Preto”, disse Júnior da Femac, lembrando que a Prefeitura de Apucarana, através da Autarquia Municipal de Saúde, já destinou R$1 milhão e prefeituras de cidades do Vale do Ivaí também já colaboraram com recursos para a obra.
Os números dos globos de sorteio foram retirados pelo vice-presidente da Câmara de Vereadores, Francisley Poim, pela voluntária da UTC Ângela Blanski, pela voluntária do grupo Anjos do Providência, Odete Françolin e pela paciente da UTC Maria Angélica. Acompanhada do diretor-executivo, Guilherme Borges, a diretora-geral do Hospital da Providência, irmã Geovana Aparecida Ramos agradeceu a todos que estiveram envolvidos na campanha. “Foram 4.082 doações que vão fazer a diferença para a construção do setor de radioterapia, que vai ajudar no tratamento de pessoas que lutam pela cura do câncer, pela vida”, disse.
Nova unidade – O ultramoderno equipamento de radioterapia para a Unidade de Tratamento do Câncer do Hospital da Providência de Apucarana foi conquistado pelo deputado Federal Sérgio Souza junto à Itaipu Binacional. O investimento é de cerca de R$ 8 milhões, sendo R$ 5 milhões o valor do equipamento, que é fabricado nos Estados Unidos, e R$ 3 milhões destinados a sua estrutura física (bunker) para abrigar a tecnologia. Nos últimos anos, mais de 87 mil atendimentos para pacientes oncológicos foram realizados e 36 mil quimioterapias, atendendo 17 municípios da região. Atualmente, quem precisa do tratamento de radioterapia precisa recorrer a Londrina, Curitiba ou outros centros.