O Projeto de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, da secretaria da Mulher e Assuntos da Família, inaugurou nesta sexta-feira (27/9) o Espaço Empreender, localizado em uma casa do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), na esquina das ruas Byngton e Péricles, na Vila Nova.
O espaço foi reformado, pintado e teve instalações elétricas readequadas. A área do entorno da casa também recebeu benfeitorias como capinagem, limpeza e varrição do terreno. Na parte externa haverá uma farmácia viva, com canteiro de plantas medicinais, além de horta e jardim solidários, um meliponário urbano, com criação de abelhas sem ferrão, e bosque de árvores nativas.
“O Espaço Empreender funcionará como um acelerador e também uma incubadora dos empreendimentos econômico-solidários. O local é destinado ao aprimoramento pessoal e profissional das integrantes da Rede de Economia Solidária, o que é necessário para a viabilidade e sucesso dos empreendimentos”, explica a secretária Denise Canesin. “O projeto dispõe agora de 14 espaços compartilhados na cidade, no qual as mulheres geram emprego e renda.”
Segundo a coordenadora da Economia Solidária Bete Berton, o novo espaço terá uma multiplicidade de usos. “Show room de produtos, workshops, oficinas de vivência, startup solidária, oficina de produção de peças a partir de resíduos têxteis, capacitações, área de beleza e estética são algumas das práticas que teremos. Também vamos implantar uma escola de negócios com apoio da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e Unespar (Universidade Estadual do Paraná).”
Fraldas Uma máquina de produção de fraldas, doada pelo Moto Clube Asas da Liberdade à administração municipal, começou oficialmente a trabalhar. O empreendimento econômico-solidário Juju Fraldas poderá, com o equipamento, produzir até mil fraldas por hora. Parte do material será doado ao Lar São Vicente de Paula, como pagamento à cessão da máquina pela Prefeitura. Com a verba arrecada pela venda da outra parte, as empreendedoras Sarita Baldini e Rosana de Castro poderão reinvestir na compra de mais material.
Histórico O Projeto de Economia Solidária e Protagonismo Feminino teve início em dezembro de 2013 e nesses quase seis anos de funcionamento capacitou 910 mulheres. O prefeito Júnior da Femac relembrou, em seu discurso, o início do Projeto. “Não imaginávamos que a Economia Solidária tomaria essa dimensão. Nossa meta era capacitar cem mulheres, em especial aquelas em situação de violência doméstica, para que elas pudessem alcançar a emancipação financeira. Hoje temos produtos em restaurantes chiques, no hotel do Sesc. O Projeto extrapolou a questão da violência e possibilita a muita mais mulheres obter emprego e renda”, frisou.
A Economia Solidária de Apucarana serve de inspiração regional e estadual. Os municípios de Cambira e de Guarapuava vêm replicando o modelo apucaranense. Atualmente existem empreendimentos econômico-solidários nas áreas de gastronomia, confecção, design gráfico, plantas ornamentais e medicinais, meliponicultura, bordados à mão e à máquina, artesanato com fibras naturais, manualidades (tricô, crochê, costura doméstica, pintura em tecido, em tela e em madeira), desenho artístico manual, marcenaria, produção de hortifrutis orgânicos. Os princípios que norteiam a Economia Solidária são autogestão, cooperação, solidariedade, sustentabilidade e viabilidade econômica.
Serviço A próxima capacitação será no final de outubro. Quem estiver interessado deve se inscrever no Espaço Mulher, que fica na Rua Oswaldo Cruz, 432.
 
 

Publicações Recomendadas