A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Obras, começou a instalar ontem novos parques infantis em áreas de lazer da cidade. Os dois primeiros já foram fixados nesta sexta-feira (27) em espaços dos parques Jaboti e Biguaçu. Nesta primeira etapa, mais duas unidades serão instaladas no Parque Ecológico da Raposa, uma no Núcleo João Paulo – em local a ser definido ainda – e mais um no distrito de Vila Reis.
O prefeito Junior da Femac diz que pretende renovar os brinquedos em diversas áreas de lazer, incluindo praças e parques municipais, complementando estruturas já existentes. “Estamos substituindo os brinquedos metálicos, por um material de melhor qualidade e que também garante mais segurança para as crianças. Trata-se da madeira plástica, um produto 100% ecológico, resultante da aplicação de moderna tecnologia industrial”, comenta o prefeito.
O secretário de obras, engenheiro Heivelto Moreno, explica que o processo de fabricação da madeira plástica agrega matérias-primas recicláveis, como por exemplo, resíduos plásticos industriais dos mais variados. “Esses resíduos são misturados para que sejam transformados em peças semelhantes à madeira natural. Os brinquedos de madeira plástica não sofrem desgaste com as chuvas e têm maior durabilidade, com uma composição totalmente sustentável”, informa Moreno.
O investimento do Município, mediante processo licitatório, foi de R$ 136.798,00, na compra de seis unidades de variadas dimensões. O prefeito Junior da Femac justifica que as atividades ao ar livre geram qualidade de vida às crianças com uma melhora significativa em sua saúde, tanto física como mental. “É dever do Município o cuidado com a saúde e lazer da população, incluindo uma especial atenção em relação às crianças, criando espaços agradáveis que podem e devem substituir a televisão, o celular e os jogos eletrônicos”, avalia.