Seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Arborização, Apucarana fez nos últimos anos o plantio de 16.930 de árvores na área urbana. São espécies de porte menor, que causam menos conflitos com a rede de energia e diminuem os riscos com a queda de galhos. Com relação às árvores antigas, a Prefeitura mantém constante o trabalho de manutenção com a poda e, caso laudo técnico aponte necessidade, com a substituição.
De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Viveiro Municipal, foram plantadas somente neste ano 4.480 mudas, contra as 4.350 em 2018, as 4.150 de 2017 e as 3.950 no ano de 2016. Trata-se de mudas de cerejeira, quaresmeira, ipê, aroeira salsa, manacá da serra, palmeira imperial, oiti e ibisco.
Segundo o prefeito de Apucarana, as mudas são plantadas diretamente pela equipe da Prefeitura ou em ações em parceria com a comunidade, escolas e instituições. “Na semana passada, por exemplo, foram plantadas 210 mudas de várias espécies no Jardim das Flores. As mudas com 1,80 de altura foram repassadas pela Prefeitura que também cedeu o trator para fazer as covas, enquanto a comunidade se mobilizou e fez o plantio”, explica Junior da Femac.
De acordo com ele, ação semelhante foi feita há cerca de um mês no Núcleo Habitacional João Paulo, onde foram plantas outras 120 mudas. “Além disso, a equipe da Prefeitura atua constantemente na substituição de árvores mortas, doentes ou que oferecem riscos para as pessoas”, frisa Junior da Femac.
O prefeito lembra ainda que o serviço de arborização abrange também praças e unidades de conservação. “No início deste ano, foi feito o plantio de 15 mil mudas de árvores nativas no Parque da Raposa e no Parque das Araucárias. Foi uma compensação por árvores derrubadas pela Rodonorte nas obras de duplicação do Contorno Sul. O Município cedeu essas duas áreas para que a concessionária pudesse fazer o plantio”, observa Junior da Femac.
SUBSTITUIÇÃO PLANEJADA – O secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Bobib, salienta que a maioria das árvores na área urbana foi plantada há décadas sem um planejamento adequado. “São espécies de grande porte e que foram plantadas indiscriminadamente, sendo que muitas delas debaixo da fiação da rede elétrica”, pontua Bobig.
O secretário afirma que o Município só autoriza o abate em casos de necessidade e que ofereçam riscos às pessoas, mediante registro fotográfico e a elaboração de um laudo técnico. “Além das ações de plantio que fazemos constantemente, estamos orientando as pessoas a fazer a substituição programada, que consiste primeiro no plantio de uma muda ao lado da árvore de grande porte. Somente depois quando essa muda crescer e se fixar, a pessoa poderá buscar a possibilidade do abate”, orienta Bobig.
Conforme o Código de Posturas do Município, cada imóvel deve ter pelo menos uma árvore plantada defronte à moradia. “Essa é uma das exigências para o Município liberar o Habite-se. Quando a nossa equipe vai ao local para verificar se foi feita a correta destinação dos resíduos gerados no período de construção , também verificamos se existe uma árvore plantada defronte o imóvel”, frisa Bobig.
PODAS E ABATES – A Prefeitura de Apucarana conta com uma única equipe para o serviço de poda e abate de árvores. No entanto, o número é insuficiente para atender a quantidade de pedidos que diariamente são protocolados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Atualmente, a demanda represada é de mais de 800 processos. Diante deste cenário, o prefeito de Apucarana determinou a abertura de licitação para a contratação de uma empresa terceirizada que reforçará o serviço. “O processo na modalidade pregão acontecerá no dia 18 e definirá a empresa que será contratada para serviços de substituição, poda e limpeza de galhos secos, poda de levante e poda técnica de árvores”, detalha Junior da Femac.