A Prefeitura de Apucarana, através do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), concluiu nesta semana a modernização de todos os pontos de iluminação pública da Vila Rural Nova Ukrânia, junto ao Contorno Sul. As antigas luminárias foram substituídas por unidades modernas e mais eficientes em tecnologia LED. “Este investimento é, na prática, um resgate e pagamento de uma dívida social histórica da cidade com esta comunidade rural”, acentuou o prefeito Júnior da Femac, assinalando que o sistema de iluminação existente era precário. “Luminárias de 70 watts vapor de sódio e de mercúrio de baixa qualidade. Hoje, isso é assunto do passado. A “Nova Ukrânia” dispõe de um moderno sistema 100% LED”, destaca o prefeito.

Em vistoria ao local, Júnior explicou que na Estrada Expedicionário João Rechocoski, que é a via de acesso ao bairro rural, foram instaladas 40 luminárias LED na potência 120 watts. Já nas ruas internas, foram colocadas 78 novas unidades LED, sendo 68 na potência de 100 watts e 10 de 70 watts. “A urbanização desta vila é um compromisso que assumi com a comunidade ainda na campanha eleitoral. Além desta nova iluminação pública, a prefeitura está finalizando trabalhos de asfalto novo em todo o bairro, que foi a primeira unidade do programa de vilas rurais do Estado do Paraná. São quase cinco quilômetros de pavimentação asfáltica. Mais mobilidade, acessibilidade e segurança”, enaltece o prefeito, citando que o investimento em asfalto é na ordem de R$2,5 milhões.

Atualmente, a prefeitura executa um pacote de modernização do sistema de iluminação pública que envolve a substituição de 4.105 luminárias antigas por novas em LED, em um investimento público na ordem de R$6,78 milhões em recursos da Cosip (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública). “Além da Vila Rural Nova Ukrânia, estão sendo contemplados 12 bairros, três distritos, parques industriais, avenidas e trecho na saída para Londrina (BR-369)”, relata o engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, superintendente de Iluminação Pública do Idepplan. Sobre os trabalhos na vila rural, ele é enfático. “É outra realidade, os moradores estão muito felizes, a diferença é muito grande entre o antigo e novo sistema”, enaltece Luz. Segundo ele, o cronograma de trabalhos dentro do pacote de obras segue com substituição de luminárias junto ao Núcleo Habitacional Castelo Branco e ao Distrito de Vila Reis.