A Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Educação (AME), recebeu mais uma certificação pela qualidade do ensino ofertado nas escolas de sua rede. O selo Bom Percurso foi concedido pelo Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), após a realização da pesquisa Educação que Faz a Diferença. O anúncio aconteceu em videoconferência realizada na tarde de hoje (25/6).
No ano passado, técnicos de 28 Tribunais de Contas com jurisdição na esfera municipal percorreram escolas das diversas regiões brasileiras. O objetivo era mapear as redes de ensino com bom desempenho na Educação Básica e diagnosticar as principais práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico que elas adotam. “As iniciativas identificadas podem servir de inspiração para outras cidades,” disse o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola.
“Os técnicos do Tribunal de Contas analisaram a estrutura das nossas escolas, a qualidade da formação continuada que ofertamos aos professores, a regularidade com que os alunos são submetidos à avaliação dos conhecimentos, o suporte que a secretaria de educação oferece às unidades de ensino, o incentivo ao protagonismo dos educadores, entre outros critérios. Nós ficamos muito felizes em receber mais esse título,” disse a diretora-presidente da AME, Marli Fernandes.
O prefeito Junior da Femac agradeceu aos professores, coordenadores, diretores e demais servidores da rede municipal de ensino pela conquista do selo Bom Percurso. “É graças ao empenho e dedicação de cada educador que nós estamos formando uma geração de cidadãos vencedores. Apucarana tem atualmente a melhor educação do Paraná. O Ideb das nossas escolas é 7,5. Na última edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a OBA, nossos alunos obtiveram 1377 medalhas, ou seja, mais de quarenta por cento de todas as conquistadas no estado. Enfim, são muitos os motivos a serem comemorados,” afirmou.