O prefeito Junior da Femac autorizou nesta semana o repasse de R$ 100 mil para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae),  de Apucarana. Trata-se de uma verba parlamentar liberada através do ex-deputado federal, Edmar Arruda.
De acordo com o prefeito, a solicitação do recurso foi encaminhada pelo então deputado em 2018, no final do seu mandato legislativo. “Houve todo o trâmite burocrático e agora esse recurso chegou na conta do Fundo Municipal de Assistência Social e estamos destinando para a Apae”, explica Junior da Femac.
A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, destaca o trabalho em parceria entre o poder público e as entidades. “Os recursos liberados contribuem no fortalecimento das entidades que prestam serviço aos usuários da política pública de assistência social e, no caso da Apae, a entidade integra o serviço de proteção à pessoa com deficiência”, salienta Nazarko.
O presidente da Apae, Luiz Fernando Frias, agradeceu a liberação dos recursos, afirmando que serão importantes para a manutenção da instituição. “De acordo com o plano de trabalho, o valor será aplicado na aquisição de material de expediente, gêneros alimentícios, artigos esportivos e lúdicos, ferramentas, material de processamento de dados, pneus, material para manutenção de veículos, material de copa e cozinha, serviços de limpeza e conservação e também em sementes, mudas de plantas e insumos”, cita Frias.
O presidente da Apae afirma que , devido à pandemia do coronavírus, houve uma diminuição nas fontes de renda da instituição. “Tanto as doações quantos os recursos repassados pelo SUS, pois com a pandemia o número de atendimentos através do Sistema Único de Saúde teve uma redução. Esse recurso que está sendo repassado pelo Município será muito importante e ajudará nas despesas de manutenção”, reitera Frias.