O Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana, encerrou nesta sexta-feira (22/02) a capacitação da 31ª turma, composta por 24 pessoas. Desde abril de 2014, quando teve início a primeira formação, a iniciativa – que é uma política pública municipal com o viés de promover a geração de renda e autonomia financeira da mulher – já capacitou 810 empreendedoras solidárias. A conclusão dos trabalhos da 31ª turma foi marcada por uma solenidade de entrega de certificados nas dependências do Centro de Oficinas da Mulher e Assuntos da Família.
O momento foi conduzido pela diretora-geral do Departamento da Mulher e Assuntos da Família e coordenadora do programa, Terezinha Elizabete Berton Pereira (Bete Berton), que no ato representou a secretária Municipal Denise Canesin Moisés Machado, que está em férias. “Esta formação inicial tem carga horária de 20 horas/aula e sempre tem participação de um grande número de interessadas, oriundas de todos os quadrantes da cidade: do centro, bairros e até dos distritos”, pontua Bete. De acordo com ela, a capacitação serve para ambientar as mulheres e apresentar os conceitos da economia solidária. “A partir desta formação, a prefeitura segue dando todo o suporte para que a empreendedora solidária tenha crescimento, disponibilizando assessoria e cursos de motivação pessoal, marketing, empreendimento social, formação de preço (precificação), administração do empreendimento solidário, entre outros”, detalha a coordenadora.
Para o desenvolvimento das ações, a Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família conta com parceria dos campis Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecea), bem como da Sala do Empreendedor, que são tidas como entidades de apoio e fomento. “O campus de Londrina da UTFPR também está presente no empreendimento solidário “Sabor Funcional”, que trabalha com produtos gastronômicos oriundos da biomassa da banana”, relata Bete.
A partir de março, as capacitações da Economia Solidária serão expandidas com turmas nos distritos e área rurais. “Em parceria com a Emater, vamos percorrer os distritos e propriedades rurais convidando as mulheres para participar”, anuncia a coordenadora do programa municipal.
Perto de completar cinco anos, o Programa da Economia Solidária e Protagonismo Feminino de Apucarana está sendo apontado como modelo a ser seguido por outros municípios do Paraná. “A iniciativa interessou à Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, tanto é que recentemente o prefeito em exercício, Júnior da Femac e a secretária Denise Canesin Machado fizeram uma apresentação do programa em Curitiba, e o secretário Ney Leprevost em breve deve enviar uma equipe técnica para conhecer “in loco” o programa apucaranense”, ressalta Bete Berton.
De acordo com ela, Guarapuava e Cambira já implantaram a economia solidária tendo como inspiração Apucarana.
Além do Espaço Mulher (loja para venda dos produtos) e de um “ponto gourmet”, a rede de economia solidária de Apucarana possui ainda cinco pontos de venda no Terminal Urbano e o Espaço Mulher do Distrito do Pirapó. Os empreendimentos solidários envolvem a produção de pães, roscas e bolachas, artesanato, produtos de higiene e limpeza, bombons, bonecas, confecção, tricô e crochê, bolsas, chinelos, orquídeas, entre outros. Entre os destaques estão a produção de peças com fibra de bananeira e o empreendimento de gastronomia.
Serviço: Interessadas em fazer parte da rede municipal de economia solidária devem procurar o Espaço Mulher da Rua Osvaldo Cruz, 432 (ao lado da Casa da Gestante). Mais detalhes podem ser obtidos também pelo telefone 3122-0457 ou ainda através da rede social no endereço https://www.facebook.com/rededemulheresecosol.