O Município de Apucarana fez história na noite desta terça-feira (23), em Brasília, na solenidade de entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes, em âmbito nacional. O prêmio desenvolvido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila, é formatado a partir do acompanhamento sistemático das gestões municipais em todo o país. A qualidade dos serviços e dos programas desenvolvidos pelos municípios são aferidas com a análise criteriosa de diversos índices.

Na fase estadual, Apucarana alcançou o primeiro lugar na educação e na saúde, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, recebendo certificados de “primeiro lugar no Paraná”. Apucarana também integrou o “top 3” da classificação geral no estado junto com Cascavel e Toledo, no Prêmio Band Cidades Excelentes.

No cenário nacional, o estudo realizado pela Band e o Instituto Áquila, apresentou três finalistas de gestões públicas, especificamente, no pilar “educação”. Além de Apucarana, foram classificados os municípios de Sobral (Ceará) e Indaiatuba (São Paulo). E, na avaliação final, Apucarana ficou em primeiro lugar, como a melhor educação básica do Brasil.

O prefeito Junior da Femac participou da solenidade em Brasília, acompanhado do seu vice, Paulo Vital, e no momento do anúncio oficial com prêmio para Apucarana, discursou emocionado. “Agradeço em especial a secretária municipal de educação, Professora Marli Fernandes, e o ex-prefeito e atual secretário de estado da saúde, Beto Preto, pelos significativos avanços na educação básica de Apucarana, que continuamos priorizando na nossa gestão”, destacou Junior, que também fez questão de reconhecer o trabalho das diretoras de escolas, professores, merendeiras e serventes e demais servidores da educação.

Ao receber o troféu do Prêmio Band Cidades excelentes pela melhor educação básica do Brasil, o prefeito Junior da Femac enalteceu a iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Áquila. “Ficamos felizes por nossa educação básica, mais uma vez ser reconhecida como uma das melhores do país”, assinalou o prefeito.

O vice-prefeito Paulo Vital, também se manifestou entusiasmado pela conquista, em Brasília. “Esse estudo sistemático das gestões públicas no Brasil, confirma que Apucarana está investindo nas suas crianças, com uma educação de qualidade e que agora tem reconhecimento em âmbito nacional”, afirmou Vital.

Rodrigo Neves, diretor do Instituto Áquila, disse que a criação do Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA) é resultado de20 anos de trabalho em centenas de municípios brasileiros. “Uma cidade excelente tem mais qualidade de vida e atrai novos empreendimentos com a melhora gradual do seu Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH”, avaliou Neves, destacando o desempenho de Apucarana. Ele revela que os cinco principais eixos aferidos no IGMA são a eficiência fiscal e transparência, educação, saúde, infraestrutura e o desenvolvimento sócio-econômico.

“Trabalho de equipe e com muito planejamento”, diz secretária

A secretária Marli Fernandes destaca que esse prêmio é o resultado de um trabalho feito com muito planejamento, por uma grande equipe. “Eu recebi com muita alegria a notícia de que a educação de Apucarana foi eleita a melhor do país. Destaco, porém, que eu e o prefeito Junior da Femac não fazemos nada sozinhos. Divido o reconhecimento com os diretores, coordenadores, professores e servidores dos nossos CMEIs e Escolas. Aproveito também para agradecer às famílias que confiam a formação de seus filhos à nossa equipe,” disse.

Desde 2013, muitos investimentos vêm sendo feitos na rede municipal de ensino de Apucarana. Por exemplo, mais de R$ 50 milhões foram investidos na reforma e ampliação de quase 60 prédios escolares. Outros R$ 3,3 milhões aplicados na compra de 1.771 netbooks, 800 tablets e 36 lousas digitais, que tornaram as aulas mais interativas e lúdicas. Todas as salas de aula ainda foram equipadas com bibliotecas itinerantes, de modo que os livros estão sempre ao alcance das mãos dos alunos.

Além disso, Apucarana é um dos poucos municípios brasileiros que ofertam o ensino de línguas estrangeiras modernas já na primeira etapa da Educação Básica. “A disciplina de inglês foi implantada a partir de 2014. Já o ensino de espanhol faz parte do currículo desde o ano passado. Aproximadamente 9,5 mil crianças, matriculadas nas turmas da Pré-Escola ao 5º ano do Ensino Fundamental, são contempladas com aulas semanais dos dois idiomas. Eu acredito que este seja um dos diferenciais da nossa educação que culminaram na conquista do Prêmio Band Cidades Excelentes,” afirmou a secretária de educação.

Apucarana tem ganho prêmios de maneira recorrente pela qualidade da sua educação. Em 2019, o município foi certificado com o selo Bom Percurso, concedido pelo Instituto Rui Barbosa. Nos anos de 2019 e 2017, conquistou o Prêmio Gestor Público Paraná, do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná. E em 2017, recebeu ainda a Medalha Paulo Freire, do Ministério da Educação.