A Autarquia de Educação realizou, na noite de ontem (21/11), o tradicional Festival de Artes Marciais das escolas municipais de Apucarana. Cerca de 300 alunos participaram do evento, que foi transmitido ao vivo pela internet.

Em Apucarana, os estudantes do 1º ao 5º Ano, matriculados nas trinta escolas que ofertam a educação integral, aprendem noções de karatê e kung fu. “A educação integral é uma concepção de ensino que visa o pleno desenvolvimento do indivíduo, nas dimensões física, cognitiva, emocional e social. Por meio das artes marciais, as nossas crianças desenvolvem competências fundamentais como o autocontrole, a resiliência, o companheirismo e o respeito ao próximo,” explicou a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.

O kung fu é a mais antiga de todas as artes marciais. O primeiro registro da luta foi feito há mais de quatro mil anos, na Mongólia. A arte surgiu a partir da observação dos movimentos dos animais.

Já o karatê foi desenvolvido pelo povo japonês no século XVIII e começou a se espalhar pelo mundo a partir de 1950, principalmente devido à influência do cinema e da televisão. Consiste em um método de defesa pessoal que inclui diversas técnicas sempre executadas com as mãos desarmadas.

Na rede municipal de Apucarana, as aulas de karatê e kung fu são ministradas em parceria com a AKA Academia. “Essas duas artes marciais foram selecionadas para compor o currículo da educação integral porque têm como principal característica ajudar os praticantes a controlarem as próprias emoções para agir da melhor maneira, principalmente quando se encontram sob pressão,” acrescentou a secretária Marli Fernandes.

O prefeito Junior da Femac parabenizou a equipe pedagógica da Autarquia de Educação, os professores e os alunos pela realização do Festival de Artes Marciais. “Muitos talentos vêm sendo revelados por meio das aulas de karatê e kung fu. A oferta de artes marciais nas escolas certamente é um dos diferenciais que contribuíram para que a educação básica de Apucarana fosse apontada como a melhor do Brasil, pelo Prêmio Band Cidades Excelentes,” concluiu o gestor.

Para quem não conseguiu assistir ao vivo, a gravação do Festival de Artes Marciais das escolas municipais de Apucarana continua disponível por meio do link: https://youtu.be/g3Kyouzon4A.