A estrutura de Assistência Social de Apucarana está sendo reforçada para aprimorar o atendimento descentralizado. O prefeito Junior da Femac inaugurou nesta quinta-feira (25/11) uma unidade de apoio ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras), no Núcleo Habitacional Parigot de Souza. Atualmente, os moradores dessa região tinham que se deslocar ao Cras da Vila Reis e agora o atendimento estará disponível mais próximo das suas casas.

A Unidade de Apoio ao Cras Maria Renilza da Silva de Lima homenageia a esposa do ex-vereador Gilberto Cordeiro de Lima, que faleceu em dezembro de 2019, aos 54 anos. Renilza era mãe de Rodrigo e era madrasta do vereador Tiago Cordeiro de Lima e do ex-vereador Ricardo Lima.

Muito emocionado, o ex-vereador Gilberto Cordeiro de Lima agradeceu ao prefeito pela homenagem e aos vereadores que aprovaram o projeto. “Se eu sou hoje o que sou e se meus filhos são o que são, isso é graças a ela. Nestes dois anos sem a Renilza, descobri que ela é muito mais importante para mim do que eu imaginava. Peço à Renilza, de onde ela estiver, que ilumine todas as pessoas que vão trabalhar e todos que serão atendidos neste local”, disse Gilberto.

O vereador Tiago Cordeiro de Lima afirma que foi criado, junto com o ex-vereador Ricardo Lima, pela madrasta desde criança. “A Renilza era uma pessoa de sorriso fácil, que contagiava todo o mundo. Sempre acompanhou meu pai no trabalho social, demonstrando amor ao próximo. Não tinha lugar melhor para homenageá-la do que uma unidade do Cras, pois é um local que leva dignidade para as pessoas”, manifestou.

O vereador afirma que procurou, há cerca de 5 meses, o prefeito Junior da Femac para relatar a dificuldade dos moradores desta região da cidade, que tinham que se deslocar até Vila Reis. “O Cras atende as pessoas que mais precisam e existia ainda a dificuldade de locomoção. Quando levei essa demanda, o prefeito acolheu prontamente e eu não imaginava que essa unidade fosse entregue ainda este ano, demostrando a capacidade de organização e de realização desta administração”, frisa o vereador.

Junior da Femac destaca que a unidade do Núcleo Habitacional Parigot de Souza será a primeira, na estrutura dos Cras, a ter o nome de uma mulher. O imóvel é alugado, mas o prefeito disse que o Município possui um terreno e que, junto com o vereador Tiago, buscará recursos para viabilizar, em breve, a sede própria. “Acompanho a trajetória política do Gilberto e, no trabalho social desenvolvido, a Renilza estava sempre junto. Era ela quem atendia, quem abraçava, quem aconselhava. Esse amor se transformava em serviço e eu tenho certeza que, toda a vez que as portas desta unidade se abrirem, as pessoas serão bem atendidas como a Renilza atendia”, ressalta Junior da Femac.

O prefeito lembra que Apucarana conta com quatro unidades do Cras, localizadas no Jardim América, Residencial Sumatra, Vila Reis e Vila Regina. “Em 2013, nenhum deles tinha sede própria ou acesso à Internet. Organizamos esses Cras, dotando todos de sede própria e com uma estrutura adequada, e agora nós vamos avançar levando o atendimento para mais perto das pessoas”, salienta, citando ainda a criação da unidade itinerante do Cras, que neste ano recebeu o Prêmio Gestor Público Paraná.

A unidade de apoio, localizada em imóvel alugado pelo município junto à Rua Afonso Alves de Camargo, nº 146, atenderá cerca de 20 bairros, abrangendo as regiões do Núcleo Habitacional Parigot de Souza, Jardim Catuaí, Jardim Esperança, Vila Santa Helena e Vila Nova Ucrânia. “Teremos na unidade de apoio recepcionista, assistente social e entrevistador do CadÚnico. São três salas de atendimento individual, cozinha e uma sala de atendimento em grupo”, informa Ana Paula Nazarko, secretária municipal de Assistência Social.

O atendimento na unidade de apoio do Cras será no período das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Conforme Débora Malaguido, diretora dos Cras, no local serão disponibilizados os principais atendimentos em programas da área, tais como Auxílio Brasil, atualização do cadastro único, cestas básicas, habitação e tarifas sociais da água e luz.