Cerca de doze mil alunos voltaram às aulas essa semana na rede municipal de ensino. Assim como nos últimos anos, a Prefeitura de Apucarana novamente garantiu a eles todo o material escolar que necessitam para o ano letivo.
O prefeito em exercício Junior da Femac e a secretária de educação Marli Fernandes fizeram a entrega oficial dos produtos, na manhã de hoje (15), nas escolas Albino Biachi, no Jardim Trabalhista, e Mateus Leme, na Vila Operária.
O investimento feito pela administração municipal na compra dos materiais escolares foi de R$ 2 milhões. Para que se tenha uma ideia do volume adquirido, são 146 mil cadernos de aritmética, linguagem e cartografia, 95 mil canetas, 62 mil lápis pretos, 32 mil lápis de cor, 32 mil apontadores, 50 mil borrachas, 18 mil tesouras, 37 mil colas brancas, 12 mil gizes de cera, 18 mil tintas guache, 12 mil estojos, 15 mil pastas e 12 mil agendas.
“A educação é uma área prioritária no atual governo. Por isso, há seis anos, nós acabamos com as listas que eram entregues aos pais no ato da matrícula. Hoje, as famílias apucaranenses só precisam mandar os filhos para escola e a prefeitura assegura o restante: materiais escolares, uniformes e merenda,” afirmou Junior da Femac.
A secretária Marli Fernandes destacou a qualidade daquilo que foi repassado aos alunos. “A equipe da licitação fez um excelente trabalho e conseguiu que os fornecedores entregassem produtos de marcas nacionalmente reconhecidas, como Faber Castell e Acrilex. Os cadernos também possuem capas plásticas, feitas de material reciclado, que são bastante resistentes e não precisam ser encapadas,” detalhou.
Esse ano, a novidade foi a inclusão de um estojo, uma agenda e uma pasta no kit de cada criança. Esses itens devem facilitar a organização e o transporte dos materiais escolares.
“Eu tenho duas filhas matriculadas na Escola Albino Biachi, uma no 1º e outra no 5º ano. Elas já levaram alguns itens para casa, como agenda e lápis, e eu pude conferir que são mesmo de ótima qualidade,” disse Tailine Lemes Bento.
Já Viviane Miranda, mãe de dois alunos da Escola Mateus Leme, acredita que os materiais escolares entregues pela prefeitura provocam um sentimento de igualdade entre as crianças. “Como todas tem os mesmos cadernos, lápis e canetas, elas não vão comparar se o meu é mais bonito que o seu. Isso é muito positivo”.