A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) divulgou hoje (15) o balanço dos primeiros 10 dias da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, iniciada no último dia 6 e segue dia 31 de agosto. Até esta quarta-feira foram imunizadas 1.323 crianças contra a pólio (paralisia infantil), o que corresponde 20,51% da meta, e 1.302 contra o sarampo, representando 20.19% do público alvo.
Com a meta de imunizar 6.450 crianças de 12 meses a 5 anos (4 anos e 11 meses)  incompletos, Apucarana conta com 23 pontos de vacinação dentro da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Pólio (paralisia infantil). Os pais podem levar seus filhos para receber a vacina, de segunda a sexta-feira, entre 8 horas e 16h30, nas Unidades de Saúde com sala de vacinação.
“O Dia D da mobilização nacional será no próximo sábado, 18 de agosto, e esperamos um grande comparecimento aos locais de vacina, em especial daqueles pais e responsáveis que encontram dificuldade de levar a criança para vacinar durante a semana, devido ao trabalho. As 23 UBSs com sala de vacinação ficarão abertas entre 8 horas e 17 horas neste sábado”, informa o coordenador do setor de epidemiologia, Luciano Pereira da Silva.
Apenas cinco UBSs não dispõem de salas de vacina em Apucarana e não irão atender. São as seguintes UBSs: Julia Reczkowski, do Núcleo Habitacional Marcos Freire; Rute Eugênio, do Jardim Vale Verde; Philipe Weckewerth, no Jardim Milani; João Marioto, na Vila Formosa; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos.
Beto Preto faz apelo aos pais
O prefeito Beto Preto, que participou pessoalmente de reunião com as equipes de saúde para determinar um trabalho de busca ativa em questões de prevenção de doenças, como a vacinação, reforça seu apelo à população no sentido de levar as crianças para vacinar. “Busquem uma unidade de saúde o quanto antes ou aproveitem o Dia D da vacinação neste sábado. São apenas alguns minutos para garantir a proteção de seus filhos contra essas duas doenças. Também é uma grande oportunidade para verificar se o calendário de vacinação da criança está em dia”, conclama Beto Preto.
O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, enfatiza que todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem ser vacinadas. “Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço”, explica.
Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha.
“A vacina contra o sarampo usada na campanha é a Tríplice Viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Todas as crianças na faixa etária estabelecida vão receber uma dose da Tríplice Viral, independentemente de sua situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias”, informa o coordenador do setor epidemiológico da AMS, Luciano Pereira da Silva, lembrando que os pais ou responsáveis devem apresentar a carteirinha de vacinação e o cartão de SUS de suas crianças para vacinar.
Cobertura nacional é de 16%
O balanço preliminar do Ministério da Saúde dos primeiros 10 dias da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo mostra que foram aplicadas 3,6 milhões de doses das duas vacinas em todo o país, o que representa pouco mais de 16% do público-alvo.
Ainda segundo informação do Ministério da Saúde até a última terça-feira (14), foram confirmados 910 casos de sarampo no Amazonas e 296 em Roraima.  Seis pessoas morreram por sarampo nos dois estados este ano. Casos do sarampo foram identificados também em São Paulo (11), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (12) e Pará (2).