Alunos aprendem educação financeira na rede municipal de Apucarana

A partir de histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, os alunos do 3º, 4º e 5º ano estão aprendendo sobre consumo planejado e consciente, orçamento pessoal e familiar, administração de dívidas, e poupança e investimento

{"autoplay":"false","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

Uma parceria entre a Autarquia Municipal de Educação e a Cooperativa de Crédito Sicredi está levando noções de educação financeira aos alunos da rede municipal de ensino apucaranense. Na última sexta-feira (24), as turmas de 3º, 4º e 5º ano de todas as escolas receberam gibis, produzidos pelo cartunista Mauricio Sousa, em que os personagens da Turma da Mônica ensinam sobre consumo planejado e consciente, orçamento pessoal e familiar, administração de dívidas, poupança e investimento, entre outros assuntos.

Entrega simbólicas foram realizadas na sede da AME e na Escola Municipal João Antonio Braga Côrtes, na Vila Formosa, com a presença dos representantes do Sicredi, Pollyana Karolline Simões, Thaisa Fernanda Lopes Paler, Giovana Fortunato, Larissa Hrubo, Tatiana Tescila, Julio Cesar Volante e Renato Paiva de Andrade.

De acordo com a secretária municipal de educação, Marli Fernandes, com a implantação da Base Nacional Comum Curricular, que deve ser feita até o final de 2019 pelos estados e municípios, a educação financeira passará a fazer parte dos temas transversais do currículo escolar.

“Apucarana mais uma vez saiu à frente, pois os nossos alunos aprendem esse conteúdo desde que o currículo da rede municipal foi unificado em 2014. A parceria com o Sicredi é muito bem-vinda porque complementa o trabalho. Ensinar as crianças a lidar com o dinheiro é o primeiro passo para que elas sejam capazes de gerir as próprias finanças de modo mais sensato no futuro,” afirma.

A partir da leitura e interpretação das histórias em quadrinhos, os professores propõem uma série de atividades aos alunos, como pesquisas sobre a história do dinheiro, confecção de cofrinhos recicláveis, simulação de feirinhas onde eles possam vivenciar a compra e a venda e o acompanhamento do orçamento familiar.

“Eu achei bem legal a revistinha porque ensina pra gente como fazer um orçamento familiar. É importante saber planejar para termos um dinheirinho extra quando precisar,” disse a aluna Gabrielle Flores de Sousa, matriculada no 3º ano da Escola Municipal João Antonio Braga Côrtes.

Compartilhe