Apucarana realiza nesta quarta-feira (29/05), a partir da meia-noite até as 21 horas, mais uma edição do Dia do Desafio (Challenge Day). Com o mote “o melhor exercício é aquele que você gosta” e temática central no ciclismo, o evento tem um cronograma oficial com mais de 250 atividades coletivas previamente agendadas e que vai movimentar escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, unidades básicas de saúde, centros de referência da assistência social e outras repartições públicas, faculdades, academias, clubes de serviço, entidades sociais, forças de segurança, empresas, dentre outras entidades.
Conforme o novo formato do evento mundial, que no ano passado fixou desafio trienal (2018-2020), Apucarana vai competir mais uma vez com a cidade paulista Santana do Parnaíba. Com abrangência mundial, o objetivo do movimento é incentivar as pessoas a driblar a inatividade, convidando a pararem com a rotina do dia a dia praticando uma atividade física durante pelo menos 15 minutos consecutivos. Em uma disputa saudável, cidades de porte populacional semelhantes são colocadas como competidoras. Vence aquela que consegue, proporcionalmente, movimentar o maior número de habitantes.
Os últimos detalhes da organização foram divulgados em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (28/05), no Sesc Apucarana, pela gerente do Sesc Apucarana, Andréia Rinaldo, pelas secretárias municipais Jossuela Pinheiro (Esportes e Juventude), Maria Agar Borba (Promoção Artística, Cultural e Turística) e pelo supervisor de Vigilância Sócio-assistencial da Secretaria Municipal da Assistência Social, Alex Lopes.
Segundo frisou a gerente do Sesc Apucarana, Andréia Rinaldo, as atividades vão acontecer mesmo com a ocorrência de chuva. “Por isso pedimos a todos que já agendaram seus eventos que não desistam de participar. Se era uma caminhada e, devido a chuva não foi possível realizar, peço que usem a criatividade e realizem uma outra atividade física em local coberto por pelo menos 15 minutos. Registrem e enviem para nossa central, comprovando a participação”, solicitou a gerente do Sesc.
O evento, que este ano tem foco na solidariedade, terá também atividades concentradas na Praça Rui Barbosa. “Ao longo de todo o dia estaremos presentes na praça em um palco com sonorização, coordenando as ações”, informa Andréia. A partir das 9 horas, está previsto o início do “Brechó Social – cabide solidário”, onde as pessoas poderão tanto fazer suas doações de roupas, como retirar peças que precisem. “Às 13h30 vamos iniciar um baile com a terceira idade, às 19 horas aulão de zumba e, às 20 horas, passeio ciclístico”, comunicou Andréia. Em caso de chuva, o salão paroquial da Catedral Nossa Senhora de Lourdes e o Cine Teatro Fênix serão utilizados para as atividades.
O prefeito Júnior da Femac, que nesta terça-feira cumpriu agenda oficial em Curitiba, deixou um recado através da secretária Municipal de Esportes e Juventude, Jossuela Pinheiro, que reforçou pedido para que a população colabore com doações para o cabide solidário. “Através do Dia do Desafio, em parceria com o Sesc Apucarana, a prefeitura atua para promover a qualidade de vida da população e este ano a sociedade pode contribuir com o próximo, realizando a doação de roupas, em especial de inverno, que serão repassadas a famílias que necessitam. Durante todo o dia estaremos na Praça Rui Barbosa recebendo as doações e também repassando a quem precisa”, comunica Jossuela.
De acordo com ela, se a pessoa não puder levar a doação até a praça, ela deverá ligar na central do Dia do Desafio ou enviar uma mensagem que a organização agendará o recolhimento ao longo da semana. “O prefeito Júnior da Femac solicitou que eu reforçasse este pedido e pedisse para que toda a população participe do Dia do Desafio, levando para os demais dias do ano a prática esportiva, que é tão importante para a promoção da saúde”, concluiu a secretária.
Como é – Para participar do Dia do Desafio vale todo o tipo de atividade física, desde os exercícios tradicionais, caminhada, corrida, prática de esportes, até mesmo 15 minutos lavando roupa, louça, varrendo ou encerando a casa, entre outros. As comunidades podem organizar ainda mutirões de limpeza, de doação de agasalhos, alimentos. Após concluir a atividade, a pessoa deverá registrar participação enviando mensagem com foto da atividade para o celular/whatsApp 99973-8383 contendo o nome da ação, local, número de pessoas envolvidas. “Todo material que recebermos será disponibilizado no facebook na página “Todos Juntos em Apuca” e também no site oficial da Prefeitura de Apucarana e será fundamental para a contabilização do número de participantes, visando vencermos mais uma vez a competição”, relatou Andréia Rinaldo, gerente do Sesc Apucarana.
No ano passado, Apucarana venceu por uma pequena diferença. “Tivemos greve dos caminhoneiros, precisamos alterar a data e mobilizamos 48% da população, contra 46% da concorrente. Tenho a certeza de que neste ano, Santana do Parnaíba estuda novas estratégias e vai querer reverter o resultado, mas contamos com todos os apucaranenses para mais uma vitória”, concluiu a gerente do Sesc.