Entre os dias 12 e 20 de julho, Apucarana vai sediar a fase final dos 66º Jogos Escolares do Paraná (JEPs). Cerca de 4.500 atletas na faixa etária de 12 a 14 anos estarão em Apucarana para a competição. A abertura do evento acontecerá no dia 12, às 20 horas, no ginásio de esportes do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), e contará com um show de enterradas de basquetebol e acrobacias do grupo “Ginasloucos”.
A presença da atração foi garantida nesta quarta-feira (05/06) pelo prefeito Junior da Femac, após reunião com a secretária municipal de Esportes e Lazer, Jossuela Pinheiro. “A nossa equipe já está preparando toda a estrutura da competição. Apucarana recebe pela sexta vez a fase final dos Jogos Escolares do Paraná, desta vez trazendo para a cidade atletas entre 12 e 14 anos”, ressalta Junior da Femac.
Junior da Femac afirma que Apucarana está cada vez mais se consolidando como referência na organização de competições escolares. “Toda essa caminhada que visa resgatar o esporte em Apucarana começou em 2013, no início da gestão do prefeito Beto Preto. Além das finais nos Jogos Escolares, Apucarana sediou finais dos Jogos da Juventude, Jogos Abertos e do Bom de Bola. Todas as competições escolares atraíram para Apucarana mais de 50 mil atletas neste período, movimentando restaurantes, hotéis e o comércio local”, ressalta Junior da Femac.
A secretária Jossuela destaca que a abertura será festiva, com a presença mais uma vez do grupo “Ginasloucos”, como já havia acontecido em 2017. “É uma apresentação imperdível, que conduz os expectadores para um momento mágico, sendo uma oportunidade de entretenimento para público e atletas”, salienta Jossuela.
Dignos dos shows americanos da NBA, a apresentação do “Ginasloucos” mostra que técnica e a coragem caminham juntas, além da destreza e perícia dos atletas. O grupo é conhecimento nacionalmente por executar mortais de encontro ao aro da tabela de basquete e exercícios em equipe. Todos os movimentos são sempre seguidos por acrobacias e de enterradas.
PREPARAÇÃO – A competição acontecerá durante as férias escolares e por isso, conforme a secretária, os jogos não afetarão as aulas. “Nós já estamos verificando os alojamentos das escolas municipais e estaduais, o refeitório que será no Clube de Campo Água Azul e também as praças esportivas onde vão ocorrer as disputas”, informa a secretária.
A fase final dos JEPs na faixa etária dos 12 a 14 anos será disputada nas modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, bocha, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, Golf 7, handebol, judô, karatê, taekwondo, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.