Em reunião na sede do Governo do Estado, em Curitiba, a equipe de Apucarana foi elogiada pela diretora de Garantia dos Direitos da Mulher, Mara Sperandio, pelo bom desempenho que vem apresentando na implantação do botão do pânico. Desde que teve início, há 45 dias, o município responde por 60% da distribuição do dispositivo de segurança para mulheres com medidas protetivas em situação de risco em todo o Paraná.
Na opinião da secretária da Mulher e Assuntos da família, Denise Canesin Machado, isso se deve ao trabalho integrado de toda a rede de enfrentamento à violência contra a mulher. “O Centro de Atendimento à Mulher, os dois juízes da Vara Criminal, Oswaldo Soares Junior e José Roberto Silvério, a Delegacia da Mulher, a Guarda Municipal e o Ministério Público vem trabalhando e construindo todo o fluxo que dão à mulher o direito de ter o dispositivo de segurança o mais rápido possível, para que ela possa se sentir segura. Nossa Guarda Municipal também tem desenvolvido um excelente trabalho in loco”, disse.
A equipe técnica que esteve em Curitiba incluiu, além da secretária da Mulher, a diretora do Departamento de Enfrentamento a Violência da Mulher e coordenadora do Centro de Atendimento à Mulher, Patrícia Vecchi, a coordenadora do Escritório Regional da Secretaria da Família Justiça e Trabalho Juliana Elisa, a delegada da Mulher Sandra Nepomuceno, o comandante da Guarda Municipal Alessandro Carletti e o guarda municipal Reinaldo de Andrade.