Apontado por levantamento técnico como um dos bairros mais deficitários no setor, o Residencial Interlagos começou a ser atendido nesta semana pelo novo pacote de investimentos em modernização da iluminação pública. Os serviços, executados por uma empresa terceirizada sob supervisão do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), envolvem a substituição de 383 luminárias antigas vapor de mercúrio, por novas vapor metálico nas potências de 100 e 150 watts.
“Na semana passada concluímos a modernização em diversos bairros da zona leste, atendendo ao Jardim Colonial, jardins Aviação e Santos Dumont, residenciais Jaçanã, Sumatra I, II e III e Jardim Santiago. Agora estamos iniciando as ações neste importante bairro da região sul da cidade, que é o Residencial Interlagos”, informa o prefeito Júnior da Femac.
Paralelo aos trabalhos no residencial, que devem durar cerca de 10 dias, a empreiteira contratada pelo município vai realizar também substituição de luminárias em toda a extensão da Rua Cristiano Kussmaul (64 unidades) e na Rua Nova Ukrânia (121 unidades), implantando “super lâmpadas” de tecnologia LED com potência de 190 watts. “Estive acompanhando os trabalhos e constatei a satisfação por parte de moradores e comerciantes onde já efetivamos a troca de luminárias, por conta da diferença positiva em termos de luminosidade proporcionada pelo novo equipamento. É a gestão Beto Preto/Júnior da Femac atendendo Apucarana dos bairros para o centro”, diz o engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, diretor-presidente do Idepplan.
O proprietário do Mercadinho Colonial, bairro recém atendido pelo investimento, Valdemar Barbosa da Silva, revelou que no dia em que as equipes estavam trocando as luminárias procurou saber se ficaria melhor. “Quando vi o resultado no período da noite, fiquei impressionado. Não acreditava que ia ficar tão bom quanto ficou. Neste período do ano, que escurece mais cedo, posso trabalhar até as 19h30 com mais segurança. Tinha dia que fechava mais cedo devido à escuridão”, revelou o comerciante que atua no bairro há 21 anos.
O investimento total nesta nova etapa de modernização do parque de iluminação pública é de R$2,6 milhões. O prefeito Júnior da Femac lembra que se trata de verba específica oriunda da Contribuição de custeio da iluminação pública (Cosip). “São recursos carimbados que devem ser revertidos obrigatoriamente em melhorias para o sistema e este contrato é oriundo de uma licitação feita antes da pandemia”, esclarece, frisando que o foco principal da administração atualmente é para ações preventivas ao novo coronavírus (Covid-19). “Em primeiro lugar a saúde e a vida dos apucaranenses”, afirma Júnior da Femac.
O contrato em execução prevê a troca de 4.133 luminárias ultrapassadas de vapor de mercúrio e de vapor de sódio, por novas vapor metálico e de tecnologia LED, em diversos bairros e área central de Apucarana. “Assim que os serviços forem concluídos na região sul, os próximos bairros a serem atendidos deverão ser o Parque Bela Vista e o Jardim Novo Horizonte, com a substituição de 254 luminárias antigas por novas vapor metálico”, informa Lafayete Luz, diretor-presidente do Idepplan.