A Autarquia Municipal de Educação (AME) continua a disponibilizar atividades, correspondentes a cada dia letivo, para os alunos matriculados na sua rede. Desde 23 de março, quando as aulas presenciais foram suspensas devido à pandemia de Covid-19, os 24 CMEIs e 35 escolas municipais de Apucarana têm encaminhado tarefas para que os estudantes façam em casa. Aulas online devem ser disponibilizadas, por meio da plataforma Google Classroom, nos próximos dias. As mesmas serão transmitidas também pela televisão.
“As nossas crianças não perderam o vínculo com as unidades escolares e a aprendizagem em nenhum momento. Eu acredito que as aulas online e televisionadas vão facilitar ainda mais a comunicação entre educadores e alunos,” afirma secretária da pasta, Marli Fernandes.
Para que o ensino remoto fosse possível, a AME firmou parceria com a empresa Google for Education. Os professores passaram por formação continuada e aprenderam a transpor o conteúdo curricular para o vídeo.
“Eu assisti previamente a algumas aulas e fiquei encantado com a qualidade delas. Eu parabenizo e agradeço aos nossos educadores, que aderiram prontamente ao projeto e não estão poupando esforços para oferecer o melhor material possível aos alunos,” declarou o prefeito Júnior da Femac.
As aulas poderão ser acessadas a qualquer momento na plataforma Google Classroom. Já na televisão, elas serão transmitidas em horários específicos duas vezes por dia.
“Tudo foi organizado pensando em oferecer comodidade aos pais dos alunos, que quase sempre têm rotinas corridas. A plataforma Google Classroom é bem intuitiva e fácil de usar. Entretanto, atividades impressas continuarão a ser disponibilizadas para as famílias que não possuírem acesso à internet e à televisão,” acrescentou a secretária de educação.
As aulas online e televisionadas são destinadas às turmas de Pré I ao 5° Ano. As crianças matriculadas nos CMEIs também serão contempladas com atividades, mas estas serão mais lúdicas e menos frequentes.
As atividades referentes a disciplinas do núcleo comum curricular, como Português,  Matemática, Ciências, História e Geografia, terão duração média de 20 minutos. Enquanto as aulas da parte diversificada do currículo, como Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física, terão aproximadamente 10 minutos cada.