A Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf), certificou hoje mais uma turma do Programa Municipal Economia Solidária e Protagonismo Feminino. É a 57ª turma desta premiada iniciativa da administração municipal, reunindo 21 novos empreendedores das áreas de gastronomia e artesanato.

A entrega dos certificados aos  novos empreendedores solidários, no auditório do Senac,  teve a participação da secretária da Semaf, Denise Canesin; do coordenador do programa de Economia Solidária, Ademir Silva; e da coordenadora das Feiras Solidárias, Eliana Rocha.

Com o certificado em mãos, a nova empreendedora solidária, Jéssica Caroline Simplício, destacou o ambiente acolhedor que encontrou na comunidade da economia solidária. “É uma satisfação fazer parte deste grupo formado por pessoas maravilhosas. A economia solidária oferta uma estrutura fundamental para quem é iniciante. Trabalho com culinária oriental fazendo delivery e agora terei uma oportunidade de expandir o meu negócio. Estou muito otimista e feliz”, afirma Jéssica.

Criado há 10 anos, o programa ganhou legislação própria para se tornar política pública e, a partir de 2019, recebeu por parte do prefeito Júnior da Femac ainda mais investimento para dar mais independência econômica, empoderamento e protagonismo para as mulheres apucaranenses.

A capacitação dos novos empreendetores solidários é realizada em duas semanas. São 28 horas/aula e a conclusão é requisito para que o empreendimento possa integrar a rede de economia solidária municipal. Entre os conteúdos ministrados dentro da capacitação estão o ensino dos objetivos e metas de um empreendimento solidário, noções de cooperativismo e associativismo, elaboração de projetos sociais, administração e marketing e técnicas de empreendedorismo.

A secretária Denise Canesin faz um balanço do Programa de Economia Solidária. “São mais de 1,6 mil pessoas capacitadas em 57 turmas, que contam com 15 espaços para comercialização compartilhados cedidos pela administração municipal em vários bairros de Apucarana em segmentos econômicos diversos”, informa Denise.

Serviço – Interessados em fazer parte da rede municipal de economia solidária devem procurar o Espaço Mulher da Avenida Aviação, 1.525. Mais detalhes podem ser obtidos também pelo telefone 3122-0457 ou ainda através da rede social no endereço https://www.facebook.com/rededemulheresecosol.

 

Publicações Recomendadas