O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), de Apucarana, realizou nesta sexta-feira (19/04) formatura militar para marcar os 376 anos do Exército Brasileiro. O ato contou entrega de condecorações a militares, leitura da mensagem alusiva à data, além dos desfiles da tropa e motomecanizado. A cerimônia foi presidida pelo tenente-coronel Alexandre Pereira Figueiredo, comandante do 30º BIMec, e teve a presença de diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas.

O deputado estadual Tiago Amaral representou a Assembleia Legislativa do Paraná na cerimônia e destacou a importância do 30º BIMec para a região. “O 30º BIMec é uma instituição que faz parte da nossa história e nós, políticos e sociedade civil, precisamos saber honrar nossa história e os grandes símbolos. O 30º BIMec é um símbolo muito forte para a nossa região, especialmente para Apucarana. Quantos apucaranenses e pés vermelhos não passaram por aqui e ajudaram a edificar essa Sentinela do Norte do Paraná”, frisa o deputado.

O prefeito Junior da Femac reitera que o Exército Brasileiro é uma instituição fundamental para o País. “Que está presente em todos os cantos e recantos do Brasil, que garante – com sua presença e prontidão – a nossa soberania. Muitas pessoas muitas vezes não sabem que o Exército é uma força que está permanentemente pronta para defender o Brasil não só de situações externas, mas também dentro do país zelando pela segurança das usinas hidrelétricas, linhas de alta tensão, pontes e rodovias. Apucarana se sente muito feliz e honrada em sediar uma organização militar do Exército Brasileiro, que é o 30º BIMec”, ressalta Junior da Femac.

O tenente-coronel Figueiredo lembra que o Exército completa 376 anos de existência e que o 30º BIMec possui 55 anos. “Vivemos sempre dias intensos e vibrantes com a nossa instituição, que tem a missão precípua de defesa da pátria. O Exército e o 30º BIMec estão sempre prontos para qualquer missão”, reitera o tenente-coronel Figueiredo, que durante a cerimônia fez a leitura da mensagem do general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante do Exército Brasileiro.

AUTORIDADES – Também estiveram presentes na cerimônia os prefeitos de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla, e de Cambira e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Emerson Toledo. Representando o Legislativo de Apucarana, estiveram presentes os vereadores Luciano Molina e Rodrigo Lievore.

O evento também foi prestigiado por Daniel Cerizza, procurador do Estado, e por autoridades representando as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.  Também estiveram presentes colaboradores eméritos do Exército, os veteranos do Comando 70 e amigos do Batalhão, além de estudantes do Colégio Estadual Cívico-militar Padre José Canale, de Apucarana, e também do Colégio da Polícia Militar de Maringá.

HISTÓRIA – O dia 19 de abril de 1648 marca a Primeira Batalha dos Guararapes, episódio fundador de nossa nacionalidade, durante as lutas de portugueses e brasileiros contra os invasores holandeses, na capitania de Pernambuco. A batalha alimentou a união de brasileiros e o senso de pertencimento à terra. Da necessidade de proteger o território e as famílias que aqui viviam, nasceu também o Exército Brasileiro.